Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21692
Title: A atualização do discurso sobre a leitura nas edições didáticas da Coleção Português: Linguagens.
Other Titles: Updating the discourse on reading in the didactic editions of the Portuguese Collection: Linguagens.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Alanne de Paula.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Washington Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BAZARIM, Milene.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Aloísio de Medeiros.
Keywords: Discurso sobre a leitura;Leitura;Livro didático de língua portuguesa;Ensino de língua portuguesa;Instrumentos linguísticos didáticos;Semântica;Efeitos de sentidos;Paráfrase;Polissemia;Análise de discurso - Pêcheux;Análise de discurso de linha francesa;Discursividade;Atualização do discurso didático;Speech about reading;Reading;Portuguese language textbook;Portuguese language teaching;Didactic linguistic instruments;Semantics;Effects of senses;Paraphrase;Polysemy;Discourse Analysis - Pêcheux;French Line Speech Analysis;Discursiveness;Update of the didactic discourse
Issue Date: 25-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Alanne de Paula. A atualização do discurso sobre a leitura nas edições didáticas da Coleção Português: Linguagens. 2017. 53f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21692
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho propõe uma reflexão sobre o processo de atualização do discurso sobre a leitura na coleção Português: linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, em duas de suas edições didáticas. Nesse processo de atualização, compreendemos que o discurso sobre a leitura, nas diferentes edições, não se representa de forma homogênea, mas a partir de efeitos de sentidos que se repetem e deslocam, de acordo com as condições de produção de cada período. Tendo isso em vista, pretendemos investigar o processo histórico-discursivo de atualização do discurso sobre a leitura nas duas versões da coleção eleita. Em função deste objetivo geral, buscamos 1) Identificar os sentidos e posições em jogo no discurso de atualização sobre a leitura nas edições didáticas selecionadas; 2) Caracterizar os movimentos desses sentidos/posições sobre a leitura ao longo das edições; 3) Delimitar os processos que constituem o discurso de atualização dos sentidos da leitura no discurso da coleção escolhida. O corpus da pesquisa é composto por duas das edições da coleção, destinadas ao Ensino Fundamental II: uma produzida no ano de 1998, outra de 2015. A metodologia deste trabalho se caracteriza como qualitativa, com abordagem discursivo-interpretativa. A análise do corpus foi realizada de forma comparativa, considerando os efeitos e as relações de sentidos entre recortes das duas edições selecionadas. Nossa análise e sua abordagem metodológica se fundamentam na Análise de Discurso de linha francesa, e tem como referências principais Orlandi (2005; 2012) e Pêcheux (2008; 2014). As constatações gerais de nossa análise indicam que o processo de atualização do discurso didático sobre a leitura acontece pelos mecanismos de paráfrase e polissemia, eixos que asseguram o funcionamento da linguagem e constituem a discursividade da coleção analisada. Tais mecanismos sustentam as repetições em relação ao trabalho com a leitura através de questões de compreensão/interpretação e análise linguística, e os deslizamentos de sentidos quanto à contextualização dessas questões presentes nas duas edições. O discurso da coleção didática é constituído assim como discurso de reprodução, mas também de deslocamento, tendo em vista as mudanças de concepções de língua e de ensino vigentes em cada momento. Nossa pesquisa, de modo geral, contribui para compreensão de como acontece o processo de atualização do discurso didático sobre a leitura, através de retomadas e deslocamentos de sentidos de discursos anteriores, confirmando a ideia de que nenhum discurso é novo, mas sempre uma (re)construção.
Abstract: This work proposes a reflection on the process of updating the discourse on reading in the collection Português: linguagens, by authors William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, in two of their didactic editions. In this process of updating, we understand that the discourse about reading, in the different editions, is not represented in a homogeneous way, but from the effects of meanings that are repeated and moved, according to the production conditions of each period. With this in view, we intend to investigate the historicaldiscursive process of updating the discourse on reading in the two versions of the chosen collection. In view of this general objective, we seek to: 1) Identify the meanings and positions at play in the discourse of updating on reading in the selected didactic editions; 2) Characterize the movements of these senses/positions on reading throughout the issues; 3) Delimit the processes that constitute the discourse of updating the senses of reading in the discourse of the chosen collection. The corpus of the research is composed of two editions of the collection, destined for Elementary School II: one produced in 1998, the other one in 2015. The methodology of this work is characterized as qualitative, with a discursiveinterpretative approach. The analysis of the corpus was performed in a comparative way, considering the effects and the relationship of meanings between cuts of the two selected editions. Our analysis and its methodological approach are based on French Speech Analysis, and have as main references Orlandi (2005; 2012) and Pêcheux (2008; 2014). The general findings of our analysis indicate that the process of updating the didactic discourse on reading happens through the mechanisms of paraphrase and polysemy, axes that assure the functioning of the language and constitute the discursivity of the analyzed collection. Such mechanisms support the repetitions in relation to the work with reading through questions of comprehension/interpretation and linguistic analysis, and the sliding of meanings regarding the contextualization of these issues present in the two editions. The discourse of the didactic collection is constituted as discourse of reproduction, but also of displacement, in view of the changes of conceptions of language and of education in force at any given time. Our research, in general, contributes to an understanding of how the process of updating the didactic discourse on reading happens through resumes and displacements of the meanings of previous discourses, confirming the idea that no discourse is new, but always a construction.
Keywords: Discurso sobre a leitura
Leitura
Livro didático de língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Instrumentos linguísticos didáticos
Semântica
Efeitos de sentidos
Paráfrase
Polissemia
Análise de discurso - Pêcheux
Análise de discurso de linha francesa
Discursividade
Atualização do discurso didático
Speech about reading
Reading
Portuguese language textbook
Portuguese language teaching
Didactic linguistic instruments
Semantics
Effects of senses
Paraphrase
Polysemy
Discourse Analysis - Pêcheux
French Line Speech Analysis
Discursiveness
Update of the didactic discourse
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21692
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANNE DE PAULA BARBOSA - TCC ESP ENS LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfAlanne de Paula Barbosa - TCC Esp Ens de Língua Portuguesa 2017.1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.