Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, A. L. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102450613261590pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Suelen Silva Figueiredo.-
dc.contributor.advisor1IDFIGUEIREDO, S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6976651417711520pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA, Larissa Santana.-
dc.contributor.referee1IDBATISTA, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9614700474947268pt_BR
dc.contributor.referee2LIRA, André Agra Gomes de.-
dc.contributor.referee2IDLIRA, A. A. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9728568185005989pt_BR
dc.description.resumoNas cidades brasileiras, o crescimento urbano de forma desenfreada e desordenada foi responsável por ocasionar impactos diretos nas condições de mobilidade da população, já que em muitos casos, esses ambientes se desenvolveram sem que ocorresse a expansão proporcional da infraestrutura de transporte. Em consequência dessa deficiência, surgiram vários problemas econômicos, sociais e ambientais que comprometem a qualidade de vida da população. Nesse contexto, a avaliação da mobilidade urbana surge como uma alternativa ao gerenciamento das cidades, pois por meio dos diagnósticos obtidos é possível propor melhorias que impactem positivamente o ambiente urbano. Dessa forma, o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável – IMUS, criado por Costa (2008), constitui-se em uma ferramenta que pode ser usada para apontar quais fatores devem ser mantidos ou melhorados para alcançar a mobilidade urbana sustentável, ao oferecer subsídios à tomada de decisão de gestores e planejadores. Este trabalho tem como objetivo a avaliação das condições de mobilidade em Patos, um município localizado no sertão paraibano. A metodologia adotada para realização desse estudo foi o IMUS, devido a corresponder a um índice desenvolvido no contexto das cidades brasileiras. De tal forma, o resultado do IMUS obtido para Patos foi 0,389, estando assim, abaixo da média (0,500) e inferior ao de cidades caracterizadas por serem referência nessa temática, como Curitiba, que alcançou o valor de 0,748. Os resultados demonstram que o índice pode contribuir na elaboração de diagnósticos pertinentes, um exemplo disso consiste no baixo desempenho dos domínios acessibilidade, modos não motorizados e sistemas de transporte urbano, sendo um reflexo da falta de adaptação adequada das vias públicas e ausência de incentivo e infraestrutura adequada para os modos de transporte não motorizados. Patos não possui ciclovias, transporte público por ônibus e vias exclusivas para pedestres, os meios de deslocamentos são apenas: serviços de mototáxi, táxi, táxi lotação e táxi de aplicativo, o que demonstra o favorecimento do uso de transportes individuais motorizados. Dessa forma, o IMUS obtido para o objeto desse estudo pode ser utilizado como uma ferramenta para nortear a concepção de políticas públicas pautadas no desenvolvimento da mobilidade urbana, trazendo assim, melhorias para a qualidade de vida da população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civil.pt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento e Organização do Sistema de Transporte.pt_BR
dc.titleAplicação do índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) na avaliação da mobilidade de Patos.pt_BR
dc.date.issued2021-10-07-
dc.description.abstractIn Brazilian cities, the unbridled and disorderly urban growth has been responsible for causing direct impacts on the mobility conditions of the population, since in many cases, these environments have developed without the proportional expansion of the transportation infrastructure. As a result of this deficiency, several economic, social and environmental problems have arisen that compromise the quality of life of the population. In this context, the evaluation of urban mobility arises as an alternative to the management of cities, because through the diagnoses obtained it is possible to propose improvements that positively impact the urban environment. Thus, the Index of Sustainable Urban Mobility - I_SUM, created by Costa (2008), constitutes a tool that can be used to point out which factors should be maintained or improved to achieve sustainable urban mobility, by offering subsidies for decision making to managers and planners. This work aims to evaluate the mobility conditions in Patos, a municipality located in the sertão of Paraiba. The methodology adopted for this study was the I_SUM, because it corresponds to an index developed in the context of Brazilian cities. Thus, the I_SUM result obtained for Patos was 0.389, thus being below the average (0.500) and lower than that of cities characterized as a reference in this theme, such as Curitiba, which reached the value of 0.748. The results show that the index can contribute to the development of relevant diagnoses, an example of which is the low performance of the domains accessibility, non-motorized modes and urban transport systems, being a reflection of the lack of adequate adaptation of public roads and lack of incentive and adequate infrastructure for non-motorized modes of transport. Patos has no bicycle lanes, no public transportation by buses and no exclusive pedestrian lanes, the only means of transportation are: motorcycle cab, cab, shared accommodation cab and cab application, which shows the favorable use of individual motorized transportation. Thus, the I_SUM obtained for the object of this study can be used as a tool to guide the design of public policies based on the development of urban mobility, thus bringing improvements to the quality of life of the population.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21720-
dc.date.accessioned2021-10-28T17:55:26Z-
dc.date.available2021-10-28-
dc.date.available2021-10-28T17:55:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectSistemas de transportept_BR
dc.subjectTransport systemspt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectUrban planningpt_BR
dc.subjectIndicadores de mobilidadept_BR
dc.subjectMobility indicatorspt_BR
dc.subjectPatos - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Ana Leticia Ramos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of the Sustainable Urban Mobility Index (IMUS) in Patos mobility assessment.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Ana Letícia Ramos. Aplicação do índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) na avaliação da mobilidade de Patos. 2021. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA LETICIA RAMOS BEZERRA - TCC - BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL 2021.pdfAna Leticia Ramos Bezerra - TCC - Bacharelado em Engenharia Civil 2021.1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.