Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2173
Title: Uma contribuição ao ensino de geometria espacial.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Ednaldo Bernardo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIBEIRO, Bruno Henrique Carvalho.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Rosana Marques da.
Keywords: Geometria espacial;Contribuição ao ensino;Software;Ensino e aprendizagem;Spatial Geometry;Contribution to teaching;Teaching and learning
Issue Date: Jul-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, E. B. de. Uma contribuição ao ensino de geometria espacial. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2173
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo contribuir com o ensino e a aprendizagem de geometria espacial. Começamos por analisar dois livros didáticos de matemática do ensino médio adotados por escolas da rede pública. As análises dos mesmos nos dão uma amostra da maneira como os livros tratam a geometria espacial. Após as análises procuramos dar a nossa colaboração aos professores e alunos, propondo a utilização do software educacional, uma pletora de poliedros, um recurso didático que complementa o livro didático e que visa tornar o ensino da geometria mais dinâmico e atraente para docentes e discentes. Propomos também, o cálculo do volume de dois sólidos platônicos que normalmente não são encontrados nos livros didáticos de matemática, o dodecaedro e o icosaedro, com a utilização de conceitos matemáticos do conhecimento dos alunos das séries finais do ensino médio. Sugerimos e aplicamos duas listas de atividades, nas quais foram utilizados os softwares educacionais, uma pletora poliedros, projeções ortogonais e trip-lets, o que propiciou uma participação bastante efetiva dos alunos que responderam em um questionário a respeito da utilização de softwares nas aulas de matemática que há um ganho de tempo e uma melhor percepção das figuras, auxiliando na compreensão dos conceitos envolvidos. Por fim, em relatório conclusivo com as resposta dadas pelos alunos às atividades, concluímos que foi válida utilização de softwares educacionais como recurso didático, apresentando um resultado bastante positivo.
Abstract: This work aims to contribute to the spatial geometry teaching and learning. We begin by analyzing two math textbooks for high school adopted by public schools. The analyzes of these give us a sample of how the books are about the spatial geometry. After the analysis we try to give our assistance to teachers and students, proposing the use of educational software, a plethora of polyhedra, a feature that complements the teaching and textbook aimed at making the geometry teaching more dynamic and appealing to teachers and students. We also propose, calculating the volume of two Platonic solids that are not normally found in mathematics textbooks, the dodecahedron and the icosahedron, with the use of mathematical concepts known to the students of grades of high school. We suggest and apply two lists of activities in which we used the educational software plethora polyhedra, orthogonal projections and trip-lets, which provided a very effective participation of students who responded to a questionnaire regarding the use of mathematical software in the classes that there is a time gain and a better understanding of the figures, assisting in understanding the concepts involved. Finally, in concluding report with the answers given by the students to activities, we conclude that it was valid the use of educational software as a teaching resource, presenting a very positive result.
Keywords: Geometria espacial
Contribuição ao ensino
Software
Ensino e aprendizagem
Spatial Geometry
Contribution to teaching
Teaching and learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geometria e Topologia
Matemática
Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2173
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNALDO BERNARDO DE OLIVEIRA – DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 2013.pdfEdnaldo Bernardo de Oliveira– DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 201310.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.