Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21736
Title: O gênero textual artigo de opinião: uma proposta para o ensino articulador de leitura, produção textual e análise linguística.
Other Titles: The textual genre opinion article: a proposal for the articulating teaching of reading, textual production and linguistic analysis.
???metadata.dc.creator???: MILANEZ, Marciana da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RÉGIS, Laura Dourado Loula.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER, Manassés Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DUTRA, Camila Maria Martins.
Keywords: Artigo de opinião;Gênero textual artigo de opinião;Leitura - ensino articulado;Ensino articulado de leitura;Produção textual;Análise linguística;Sequência didática;Ensino de língua portuguesa;Argumentação - ensino médio;Formação continuada - professores de língua portuguesa;Ensino de leitura e escrita;Produção de instrumentos didáticos;Instrumentos didáticos;Operadores argumentativos;Práticas de leitura e escrita;Professores de língua portuguesa - ensino média;Docentes de língua portuguesa - ensino médio;Opinion article;Textual genre opinion article;Reading - articulated teaching;Articulated reading teaching;Text production;linguistic analysis;Following teaching;Portuguese language teaching;Argumentation - high school;Continuing education - Portuguese language teachers;Teaching reading and writing;Production of teaching instruments;teaching instruments;Argumentative Operators;Reading and writing practices;Portuguese Language Teachers - High School
Issue Date: 16-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MILANEZ, Marciana da Silva. O gênero textual artigo de opinião: uma proposta para o ensino articulador de leitura, produção textual e análise linguística. 2017. 59f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21736
???metadata.dc.description.resumo???: As práticas a serem realizadas em sala de aula devem proporcionar o contato dos discentes com diferentes gêneros textuais. tendo em vista que e através destes que os textos se materializam. Sendo assim, o ensino de Língua Portuguesa, que pretende instrumentalizar o aluno para se inserir de maneira atuante na sociedade, deve contemplar atividades que articulem a leitura, a escrita e a analise linguística. Nesse sentido, tomamos como objeto de analise uma sequencia didática (doravante SD), produzida pela autora deste trabalho em um curso de formação continuada intitulado Gêneros textuais na esfera do argumentar: propostas teórico-metodológicas para o ensino, a SD tem como objeto de ensino o gênero textual artigo de opinião e esta direcionada para o segundo ano do Ensino Médio. Logo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a sequencia didática no que se refere ao ensino de leitura, escrita e analise linguística. Pretendemos de modo mais especifico, analisar as atividades propostas, evidenciando a tipologia das perguntas de compreensão textual; verificar como a proposta de produção textual orienta o discente para as condições de produção do gênero; propor questões de analise linguística que ampliem o trabalho com os recursos linguísticos no artigo de opinião; bem como demonstrar a relevância de o professor produzir instrumentos didáticos, como a sequencia didática, que sistematizem a sua pratica em sala de aula, visando um ensino que possa articular a leitura, escrita e análise linguística. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, configurando-se como bibliográfica e descritiva. uma vez que se analisa uma sequencia didática a luz de alguns teóricos e documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa. Como referencial teórico, nos baseamos em Travaglia (2009) no que se refere as concepções de língua; Bakhtin (1997), Bronckart (1999) e Marcuschi (2008) acerca das noções de gênero; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) no que diz respeito ao trabalho com sequencias didáticas; Brakling (2000) e Koche, Boff e Marinello (2014) que fazem reflexões acerca do gênero textual artigo de opinião, da argumentação e operadores argumentativos; os documentos oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; RCEM-PB, 2006), os quais orientam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio; bem como as reflexões de Mendonça (2006) e Bezerra e Reinaldo (2013) acerca da pratica de analise linguística; entre outros autores. A pesquisa revelou que a sequencia didática apresenta atividades bem articuladas no que se refere ao trabalho com as praticas de leitura e escrita, por outro lado, deixa algumas lacunas em relação a pratica de analise linguística. Por isso, alem de analisarmos a sequencia didática, propomos algumas perguntas que contribuem para que de fato se estabeleça a articulação entre a leitura, a escrita e a analise linguística, tomando como base o gênero textual artigo de opinião por meio de atividades sistematizadas.
Abstract: The practices to be carried out in the classroom should bring the students into contact with different textual genres, considering that it is through these genres that texts materialise. This means that the teaching of the Portuguese language, which intends to give the student appropriate instruments so that he or she may become part of society in an active way, must also consider activities that bring together reading, writing and linguistic analysis. In this regard we take, as our object of analysis, a didactic sequence (hereinafter DS), produced by the author of this work in a continuous learning course known as Textual genres within the sphere of arguitive discourse: theoretical and methodological proposals for teaching, with the main teaching object of the SD being the textual genre of opinative articles, being aimed at the second year of high school. Hence, the main aim of this research paper shall be that of analysing the didactic sequence with regard to the teaching of reading, writing and linguistic analysis. In the most specific way possible, we intend to analyse the activities as proposed, showing the type of questions of textual comprehension; to check out how the proposal of textual production guides the student towards the conditions for production of the genre; propose questions related to linguistic analysis, that expand the work with linguistic resources within the opinative article; as also to show the relevance of the teacher's production of didactic instruments, such as the didactic sequence, makes teaching practice in the classroom more systematic, seeking to implement a type of teaching that can blend together the skills of reading, writing and linguistic analysis. This is a qualitative research study, which can be considered bibliographic and descriptive, as there is analysis of a didactic sequence based on the works o f some theorists and some documents that guide the teaching of the Portuguese language. As a theoretical reference, we have based ourselves on Travaglia (2009), regarding the conceptions of language; on Bakhtin (1997), Bronckart (1999) and Marcuschi (2008), regarding notions of genre; Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), regarding work with didactic sequences; Brakling (2000) and Koche, Boff and Marinello (2014), who raise issues about the specific textual genre of opinative articles, arguition and argumentative operators; official documents (PCN, 2000; OCEM, 2006; RCEM-PB, 2006), which set basic guidelines for the teaching of the Portuguese language at secondary school level; and also the thoughts raised by Mendonca (2006) and Bezerra & Reinaldo (2013) about the practice of linguistic analysis; among other authors. The research study shows that the didactic sequence presents well-articulated activities, with regard to work on practice of reading and writing; on the other hand, however, some gaps are left with regard to the practice of linguistic analysis. For this reason, apart from analysing the didactic sequence, we also ask some questions that contribute so that there may indeed be some articulation among reading, writing and linguistic analysis, based on the textual genre of opinion articles, through systematic activities.
Keywords: Artigo de opinião
Gênero textual artigo de opinião
Leitura - ensino articulado
Ensino articulado de leitura
Produção textual
Análise linguística
Sequência didática
Ensino de língua portuguesa
Argumentação - ensino médio
Formação continuada - professores de língua portuguesa
Ensino de leitura e escrita
Produção de instrumentos didáticos
Instrumentos didáticos
Operadores argumentativos
Práticas de leitura e escrita
Professores de língua portuguesa - ensino média
Docentes de língua portuguesa - ensino médio
Opinion article
Textual genre opinion article
Reading - articulated teaching
Articulated reading teaching
Text production
linguistic analysis
Following teaching
Portuguese language teaching
Argumentation - high school
Continuing education - Portuguese language teachers
Teaching reading and writing
Production of teaching instruments
teaching instruments
Argumentative Operators
Reading and writing practices
Portuguese Language Teachers - High School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21736
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIANA DA SILVA MILÂNEZ - TCC ESPECIALIZAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2017.pdfMarciana da Silva Milanez - TCC Especialização de Língua Portuguesa CH 2017.10.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.