Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21737
Title: Produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa.
Other Titles: Production of didactic sequences of genres in the order of arguing: challenges and possibilities for the formation of Portuguese language teachers.
???metadata.dc.creator???: ROCHA, Luciana Vieira Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Maria de Fátima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIBEIRO, Roziane Marinho.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BAZARIM, Milene.
Keywords: Argumentação;Gêneros textuais - argumentação;Sequências didáticas;Capacidade de linguagem;Formação continuada - professores de língua portuguesa;Formação docente - professores de língua portuguesa;Ordem do argumentar;Linguística Aplicada;Ensino de língua portuguesa - ensino médio;Interacionismo sociodiscursivo;Capacidades de linguagem em sequências didáticas;Sessão reflexiva;Curso de formação continuada - professores de língua portuguesa;Gêneros textuais;Ensino da escrita de gênero textuais;Professores de língua portuguesa - ensino média;Docentes de língua portuguesa - ensino médio;Argumentation;Textual genres - argumentation;Teaching sequences;Language ability;Continuing education - Portuguese language teachers;Teacher training - Portuguese language teachers;Order of arguing;Applied Linguistics;Portuguese language teaching - high school;Sociodiscursive Interactionism;Language skills in didactic sequences;Reflective session;Continuing Education Course - Portuguese Language Teachers;Textual genres;Teaching textual genre writing;Portuguese Language Teachers - High School;Portuguese Language Teachers - High School
Issue Date: Jun-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROCHA, Luciana Vieira Alves. Produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa. 2017. 88f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21737
???metadata.dc.description.resumo???: Os gêneros textuais vem sendo objeto de estudo de muitos pesquisadores no Brasil, no âmbito da Educação e da Linguística Aplicada, por serem ferramentas indispensáveis ao ensino de língua materna. Isto porque a atividade de linguagem coletiva se concretiza em múltiplos e diversos gêneros de texto, que estão adaptados a determinadas situações comunicativas (BRONCKART E DOLZ, 1999). Tal perspectiva tem se mostrado um desafio para os professores na atualidade, pois a maioria não tem familiaridade com metodologias que contemplem o gênero como objeto/instrumento de ensino. Desse modo, faz-se necessário, no âmbito da escola, refletirmos e buscarmos alternativas para a transposição didática dos gêneros textuais. Uma dessas alternativas metodológicas advém dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) postulados pelos teóricos de Genebra. Assim, objetivamos neste trabalho apresentar resultados da produção de sequencias didáticas elaboradas por professores do Ensino Médio com foco nos gêneros textuais escritos da ordem do argumentar, a partir de um curso de formação continuada. Para nortear o processo de investigação, delineamos os seguintes objetivos específicos: 1) Descrever sequencias didáticas produzidas no curso de formação continuada pelos docentes com base nos gêneros da ordem do argumentar; 2) Analisar as sequencias didáticas, atentando para as capacidades de linguagem que subjazem as atividades propostas nestas sequencias; 3) Discutir os resultados obtidos no curso de formação continuada no que diz respeito ao planejamento e elaboração de materiais didáticos. O eixo teórico desta investigação, com foco no Interacionismo sociodiscursivo, esta representado pelas reflexões de Bronckart (1999, 2015); Miranda (2015); Dolz, Noverraz e Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa-Hubes e Simioni (2014), entre outros. A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa e de caráter colaborativo, foi desenvolvida a partir da utilização de instrumentos e técnicas de pesquisa, tais como a entrevista e a sessão reflexiva, as quais foram utilizadas com dois professores de Língua Portuguesa da rede publica do município de Fagundes-PB que lecionam no Ensino Médio. Os dados do estudo evidenciaram o trabalho com as capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e linguístico-discursivas) implicadas na elaboração das atividades que compõem os módulos das sequencias didáticas produzidas pelos docentes. Tais implicações configuram-se como influencia do curso de formação continuada no planejamento do professor.
Abstract: In the scope of Education and Applied Linguistics, text genres have been the object of study of many researchers in Brazil because they are indispensable tools for the teaching of one's mother tongue. This results from the fact that the activity of collective language is demonstrated in multiple and diverse genres of text which are adapted to certain communicative situations (BRONCKART & DOLZ, 1999). This perspective has been a challenge for teachers nowadays when most of them are unacquainted with methodologies that contemplate gender as an object/teaching tool. It is then necessary, within the school environment, to ponder and look for alternatives to the didactic transposition of text genres. One of these methodological alternatives comes from the studies of the Socio-discursive Interactionism (SDI) postulated by the theorists of Geneva. The objective of this work is to present results from the production of didactic sequences developed by High School teachers with a focus on written argumentative text genres, obtained from a continuing training course. To guide the research process, the specific objectives were outlined as follows: 1) Describe didactic sequences produced by the teachers in the course of continuing training based on the genres of argumentative nature; 2) Analyze the didactic sequences considering the language capabilities that underlie the activities proposed in these sequences; 3) Discuss the results obtained in the course of continuing training concerning planning and preparation of didactic materials. The theoretical axis of this research, with a focus on the socio-discursive Interactionism, is represented by the ideas of Bronckart (1999, 2015); Miranda (2015); Dolz, Noverraz and Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa- Hubes and Simioni (2014), among others. The research, which is characterized as a qualitative and collaborative study, was developed based on the use of techniques and research tools, such as interview and reflective session, which were applied to two High School Portuguese Language teachers from the public education system in a town called Fagundes in Paraiba.The study data demonstrated the work with the language capabilities (action, discursive and linguistic-discursive capacities) implied in the development of the activities that compose the modules of didactic sequences produced by the teachers. These implications result from the influence of the continuing training course on teacher planning.
Keywords: Argumentação
Gêneros textuais - argumentação
Sequências didáticas
Capacidade de linguagem
Formação continuada - professores de língua portuguesa
Formação docente - professores de língua portuguesa
Ordem do argumentar
Linguística Aplicada
Ensino de língua portuguesa - ensino médio
Interacionismo sociodiscursivo
Capacidades de linguagem em sequências didáticas
Sessão reflexiva
Curso de formação continuada - professores de língua portuguesa
Gêneros textuais
Ensino da escrita de gênero textuais
Professores de língua portuguesa - ensino média
Docentes de língua portuguesa - ensino médio
Argumentation
Textual genres - argumentation
Teaching sequences
Language ability
Continuing education - Portuguese language teachers
Teacher training - Portuguese language teachers
Order of arguing
Applied Linguistics
Portuguese language teaching - high school
Sociodiscursive Interactionism
Language skills in didactic sequences
Reflective session
Continuing Education Course - Portuguese Language Teachers
Textual genres
Teaching textual genre writing
Portuguese Language Teachers - High School
Portuguese Language Teachers - High School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21737
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA VIEIRA ALVES ROCHA - TCC ESP. DE LÍNGUA PORTUGUESA 2017.pdfLuciana Vieira Alves Rocha - TCC Esp Ens Língua Portuguesa 2017. 16.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.