Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21738
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243343040940918pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478129683261997pt_BR
dc.contributor.referee1AMORIM, Karine Viana.
dc.contributor.referee2PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta algumas tecituras a respeito das dificuldades existentes na prática pedagógica para que aconteçam mudanças na concepção e prática da avaliação na escola. Observando as relações que perpassam as concepções de uma professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Educacao de Jovens e Adultos, o Projeto Politico- Pedagógico que norteia a escola observada, as concepções dos alunos e a pratica pedagógica de sala de aula e, reconhecendo-se a necessidade de conhecer como se da, na pratica cotidiana escolar, a maneira de se avaliar os alunos, o presente trabalho apresenta-se na tentativa de responder ao seguinte questionamento: o que acontece no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar que dificulta a mudança na avaliação? O objetivo geral elencado para o trabalho e Analisar o cotidiano da avaliação desenvolvida em uma escola do município de Campina Grande a partir do Projeto Politico Pedagógico, da postura do professor frente as avaliações que realiza e as concepções que norteiam sua pratica em sala. Como específicos elencamos observar como as praticas pedagógicas presentes em sala reforçam a ideia de estudo para a obtenção de nota, identificar as concepções de avaliação existentes em sala de aula e investigar a concepção de avaliação proposta pelo Projeto Politico Pedagógico da escola e sua interferência na pratica pedagógica da sala de aula. Em nossas observações, percebemos que o Projeto Politico-Pedagógico apresenta convergências com as concepções da professora quanto a maneira adequada de se fazer a avaliação e as funções a que esta deve servir, enquanto que, PPP e professora, apresentam divergências quando relacionamos com a prática de sala de aula e o que e posto no cotidiano escolar, fazendo-nos perceber que a falta de planejamento e as concepções arraigadas na professora, assim como no próprio sistema educacional, do que e avaliar acabam por dificultar a mudança do processo avaliativo na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleConvergência e divergência entre o projeto político pedagógico e a prática pedagógica em sala de aula: a avaliação em foco.pt_BR
dc.date.issued2017-08-15
dc.description.abstractThe present work presents some insights about the difficulties in pedagogical practice in order to change the conception and practice of evaluation. Observing the relations that permeate the conceptions of a Portuguese-language teacher of the Elementary Education of Youth and Adult Education, the Political-Pedagogical Project that guides the observed school, students' conceptions and the pedagogical practice of the classroom and, I f the need to know how in the daily school practice is given the way students are evaluated, the present work is presented in an attempt to answer the following question: what happens in the teaching and learning process in the school context that hinders The change in evaluation? Through the analysis of the daily evaluation carried out in a school in the city of Campina Grande, based on the Pedagogical Political Project, the teacher's attitude towards the evaluations and the conceptions that allow this to happen, we sought to identify the evaluation conceptions that exist in the classroom Of classroom, observe how the pedagogical practices present in the room reinforce the idea of study to obtain note and investigate the conception of evaluation proposed by the School's Political Pedagogical Project and its interference in the pedagogical practice of the classroom. In our observations, we notice that the Political-Pedagogical Project presents convergences with the teacher's conceptions as to the proper way to make the evaluation and the functions that it should serve, whereas, PPP and teacher, they present divergences when related to the practice of Classroom and what is put into the daily school, making us realize that the lack of planning and the deep-rooted conceptions of what is to evaluate ends up hampering the change of the evaluation process in school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21738
dc.date.accessioned2021-10-29T13:13:34Z
dc.date.available2021-10-29
dc.date.available2021-10-29T13:13:34Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesa - Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - ensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectConcepção de avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectProcessos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectPolitical Pedagogical Projectpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectSchool evaluationpt_BR
dc.subjectPortuguese language teaching - Youth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - Portuguese language teachingpt_BR
dc.subjectEvaluation designpt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectAssessment instrumentspt_BR
dc.subjectAssessment Processespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Mayra Lira da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConvergence and divergence between the political pedagogical project and the pedagogical practice in the classroom: focus assessment.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Mayra Lira da. Convergência e divergência entre o projeto político pedagógico e a prática pedagógica em sala de aula: a avaliação em foco. 2017. 51f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21738pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYRA LIRA DA COSTA - TCC ESPECIALIZAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA 2017.pdfMayra Lira da Costa - TCC Especialização Língua Portuguesa CH 2017.9.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.