Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, T. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184634825556140pt_BR
dc.contributor.advisor1CUNHA, Fernando Antônio Portela da.
dc.contributor.advisor1IDCUNHA, F. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3527352218191692pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor-co1IDSALES, L. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8014601030787702pt_BR
dc.contributor.referee1FERNANDES FILHO, Antônio.
dc.contributor.referee2PINHEIRO, Carlos Davidson.
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que dentre seus objetivos pretende oferecer condições para uma maior integração entre as escolas da Educação Básica e as instituições formadoras, promovendo, assim, uma articulação entre a teoria e a prática da docência, contribuindo para a elevação da qualidade dos cursos de licenciatura. O programa oportuniza o contato dos licenciados direto com a realidade escolar, sob uma perspectiva de atuação diferenciada, permitindo aos docentes uma preparação para seu futuro campo de atuação. Atualmente o PIBID de Química conta com treze bolsistas de graduação, dois professores de escolas públicas (supervisores do subprojeto) e três professores do ensino superior (coordenador de área, coordenador de gestão e coordenador institucional). E atende a duas escolas da rede pública de Cajazeiras PB,Cristiano Cartaxo e Monsenhor Constantino Vieira. O presente projeto tem por objetivo averiguar as contribuições do PIBID para o ensino de química, na visão dos alunos de ensino médio e para a formação docente conforme relatos dos professores supervisores e dos bolsistas de química. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa recorrendo a formulários e entrevistas semi-estruturada. Foi realizado um debate com os bolsistas do PIBID de química do CFP/ UFCG, visando proporcionar momento de reflexão sobre o programa. Os resultados obtidos demonstram a importância do PIBID a formação docente e conseqüente melhoria do processo de aprendizagem em química. Conclui-se que programa PIBID tem papel significativo para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleContribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes.pt_BR
dc.date.issued2017-10-09
dc.description.abstractThe Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) is a Program of Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) that among its objectives intends to offer conditions for greater integration between schools of Basic Education and educational institutions, thus promoting an articulation between the theory and practice of teaching, contributing to the elevation of the quality of degree courses. The program provides licensees with direct contact with the school reality, from a perspective of differentiated performance, allowing teachers a preparation for its future field of action. Currently the PIBID of Chemistry has thirteen undergraduate scholarship holders, two public school teachers (subproject supervisors) and three higher education professors (area coordinator,management coordinator and institutional coordinator). And it serves two schools in the network public of Cajazeiras PB, Cristiano Cartaxo and Monsignor Constantino Vieira. THEThis project aims to investigate the contributions of PIBID to the teaching of chemistry, in the view of high school students and for teacher training according to reports from supervising professors and chemistry scholarship holders. The methodology used it has a qualitative approach using forms and semi-structured interviews. A debate was held with the CFP/UFCG chemistry PIBID fellows, aiming at provide a moment for reflection on the program. The obtained results demonstrate the importance of PIBID to teacher training and the consequent improvement of learning process in chemistry. It is concluded that the PIBID program has a role significant for the teaching-learning process and for teacher training.
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21739
dc.date.accessioned2021-10-29T13:26:59Z
dc.date.available2021-10-29
dc.date.available2021-10-29T13:26:59Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docente-químicapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectQuímica-ensinopt_BR
dc.subjectChemistry teacher trainingpt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectChemistry-teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Thuana Pereira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePIBID's contributions to the teaching-learning process and on teacher training .pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Thuana Pereira. Contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THUANA PEREIRA SILVA. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2017.pdfThuana Pereira Silva. TCC. Licenciatura em Química.2017.945.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.