Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2174
Title: Estudo das relações entre cordas no círculo a partir do geogebra.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Edson Bernardo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Maria Isabelle.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES, José de Arimatéia.
Keywords: Geogebra;Relações entre cordas;Ensino de geometria;Currículo escolar;Relationship between strings;Geometry teaching;School curriculum
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, E. B. de. Estudo das relações entre cordas no círculo a partir do geogebra. 2014. 71 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2174
???metadata.dc.description.resumo???: No âmbito do ensino de geometria as possibilidades do uso de recursos tecnológicos no processo de ensino são imensas. Os softwares de geometria dinâmica surgem como um instrumento propício para auxiliar o professor em sua prática pedagógica e contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos, apresentando novos meios para o entendimento de conceitos e propriedades geométricas. Além disso, cabe observar que na educação básica pública existe certa dificuldade em se ensinar todos os tópicos de geometria pelo fato de o currículo escolar ser bastante abrangente (não condizendo com o tempo dedicado à disciplina de matemática) e a parte dedicada à geometria aparecer nos últimos capítulos na maioria dos livros didáticos. Observando estes aspectos, realizamos um estudo do círculo e suas propriedades planas utilizando o software GeoGebra, oferecendo aos alunos a possibilidade de investigar problemas, levantar hipóteses e propor soluções, proporcionando a eles meios para a realização de um aprendizado significativo da matemática, tornando-os agentes do processo de construção do próprio conhecimento. Por fim, apresentamos um relato de experiência das atividades didáticas propostas aplicadas em uma turma da segunda série do ensino médio.
Abstract: In the context of geometry teaching the possibility of the use of technological resources in the teaching process is immense. The dynamic geometry software emerge as an enabling tool to assist teachers in their teaching practice and contribute to students learning process,presenting new ways for understanding concepts and geometrical properties. Furthermore, it is worth noting that in the public basic education there is some difficulty in teaching all topics in geometry because the school curriculum is very comprehensive (not befitting the time devoted to the discipline of mathematics) and the part dedicated to geometry appears in the last chapters in most textbooks. Observing these aspects, we conducted a study circle and its flat properties using the software GeoGebra, offering students the opportunity to investigate problems, raise hypotheses and propose solutions, giving them the means to achieve a meaningful learning of mathematics, making them actors of the construction process of their own knowledge. Finally, we present an experience report of the educational activities implemented in a second grade class of high school.
Keywords: Geogebra
Relações entre cordas
Ensino de geometria
Currículo escolar
Relationship between strings
Geometry teaching
School curriculum
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2174
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDSON BERNARDO DE OLIVEIRA – DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 2014.pdfEdson Bernardo de OliveiraA – DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 20143.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.