Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21741
Title: Enunciados de produção textual no ensino fundamental: uma análise das condições de produção.
Other Titles: Textual production statements in elementary school: an analysis of production conditions.
???metadata.dc.creator???: MEIRA, Vanderléia Lucena.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Maria de Fátima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Denise Lino de.
Keywords: Produção textual - ensino fundamental;Escrita - produção textual;Enunciados de produção textual;Educação básica - produção textual;Ensino da escrita;Ensino de produção textual;Professores de língua portuguesa - ensino fundamental;Docentes de língua portuguesa - ensino fundamental;Atividades de escrita;Escrita na escola;Condições de produção de texto;Condições de escrita;Interacionismo sociodiscursivo;Gênero reportagem;Gênero carta ao leitor;Gênero resumo de uma narrativa;Text production - elementary school;Writing - text production;Textual Production Statements;Basic education - text production;Teaching writing;Portuguese language teachers - elementary school;Portuguese language teachers - elementary school;writing activities;Writing at school;Text production conditions;Writing conditions;Sociodiscursive Interactionism;Report genre;Genre letter to the reader;Summary genre of a narrative
Issue Date: 30-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEIRA, Vanderléia Lucena. Enunciados de produção textual no ensino fundamental: uma análise das condições de produção. 2017. 49f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21741
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho monográfico, tivemos como objetivo principal analisar os enunciados das atividades de produção textual propostos por professores de turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visando aprimorar os nossos conhecimentos sobre o tratamento dado a escrita, sobre os enunciados de atividades e de produção textual e. mais precisamente, as condições de produção textual, fundamentamo-nos, teoricamente, neste estudo, em pesquisas de Lino de Araujo (2014), Reinaldo (2007), Menegassi e Fuza (2007), Dolz e Schneuwly (2004), Bronckart (1999; 2003), Beth Marcuschi, (2010), Beth Marcuschi e Leal (2009), Bezerra e Reinaldo (2014), Antunes (2003), Marcuschi (2003), Alves (2014), Koch e Elias (2009) e Geraldi (1993), entre outros. A pesquisa e de natureza quali-quantitativa e teve como corpus seis enunciados de atividades de produção textual construídos por quatro professoras da rede municipal de Campina Grande que participaram do Curso de Extensão "Didatização de Gêneros Textuais no Ensino Fundamental". Os dados do estudo evidenciam que falta uma maior clareza, por parte dos docentes, sobre o que são as condições de produção textual (por que escrever, para quem, esfera social de circulação, gênero a ser definido, etc.) e sobre sua importância para o trabalho com a escrita na escola. Cinco (5) dos seis (6) enunciados analisados demonstraram a falta da explicitação das condições de produção dos textos. Os resultados revelam a necessidade dos professores orientarem suas práticas e, consequentemente, as atividades de escrita dos alunos, com base nos parâmetros que constituem as condições de produção, propiciando que os alunos conheçam, compreendam e utilizem os gêneros textuais de forma consciente e adequada as situações de interação nas praticas sociais das quais participam.
Abstract: In this monographic work, we had as main objective to analyze the statements of the activities of textual production proposed by teachers of classes from the initial years of Elementary School. In order to improve our knowledge on the treatment of writing, on the statements of activities and textual production, and more precisely on the conditions of textual production, we are theoretically grounded in this study in Lino de Araujo's (2014) (2008), Beth Marcuschi and Leal (2009), Bezerra and Reinaldo (2014), Antunes (1998), Reinaldo (2007), Menegassi and Fuza (2007), Dolz and Schneuwly (2004), Bronckart (2003), Marcuschi (2003), Alves (2014), Koch and Elias (2009) and Geraldi (1993), among others. The research is of qualitative and quantitative nature and had as corpus six statements of activities of textual production constructed by four teachers of the municipal network of Campina Grande who participated in the Extension Course "Didatization of Textual Genres in Primary Education". The data of the study show that there is a lack of clarity on the part of teachers about what are the conditions of textual production (why to write, for whom, the social sphere of circulation, gender to be defined, etc.) and its importance To work with writing at school. Five (5) of the six (6) statements analyzed demonstrated the lack of explanation of the production conditions of the texts. The results reveal the need for teachers to orient their practices and, consequently, students' writing activities, based on the parameters that constitute the production conditions, allowing students to know, understand and use textual genres consciously and appropriately to the students. Interaction situations in the social practices in which they participate.
Keywords: Produção textual - ensino fundamental
Escrita - produção textual
Enunciados de produção textual
Educação básica - produção textual
Ensino da escrita
Ensino de produção textual
Professores de língua portuguesa - ensino fundamental
Docentes de língua portuguesa - ensino fundamental
Atividades de escrita
Escrita na escola
Condições de produção de texto
Condições de escrita
Interacionismo sociodiscursivo
Gênero reportagem
Gênero carta ao leitor
Gênero resumo de uma narrativa
Text production - elementary school
Writing - text production
Textual Production Statements
Basic education - text production
Teaching writing
Portuguese language teachers - elementary school
Portuguese language teachers - elementary school
writing activities
Writing at school
Text production conditions
Writing conditions
Sociodiscursive Interactionism
Report genre
Genre letter to the reader
Summary genre of a narrative
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21741
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANDERLÉIA LUCENA MEIRA - TCC ESP. DE LÍNGUA PORTUGUESA 2017.pdfVanderléia Lucena Meira - TCC Especialização de Língua Portuguesa CH 2017.7.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.