Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEIRA, V. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020452448742279pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Maria de Fátima.
dc.contributor.advisor1IDALVES, M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290512017403409pt_BR
dc.contributor.referee1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.description.resumoNeste trabalho monográfico, tivemos como objetivo principal analisar os enunciados das atividades de produção textual propostos por professores de turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visando aprimorar os nossos conhecimentos sobre o tratamento dado a escrita, sobre os enunciados de atividades e de produção textual e. mais precisamente, as condições de produção textual, fundamentamo-nos, teoricamente, neste estudo, em pesquisas de Lino de Araujo (2014), Reinaldo (2007), Menegassi e Fuza (2007), Dolz e Schneuwly (2004), Bronckart (1999; 2003), Beth Marcuschi, (2010), Beth Marcuschi e Leal (2009), Bezerra e Reinaldo (2014), Antunes (2003), Marcuschi (2003), Alves (2014), Koch e Elias (2009) e Geraldi (1993), entre outros. A pesquisa e de natureza quali-quantitativa e teve como corpus seis enunciados de atividades de produção textual construídos por quatro professoras da rede municipal de Campina Grande que participaram do Curso de Extensão "Didatização de Gêneros Textuais no Ensino Fundamental". Os dados do estudo evidenciam que falta uma maior clareza, por parte dos docentes, sobre o que são as condições de produção textual (por que escrever, para quem, esfera social de circulação, gênero a ser definido, etc.) e sobre sua importância para o trabalho com a escrita na escola. Cinco (5) dos seis (6) enunciados analisados demonstraram a falta da explicitação das condições de produção dos textos. Os resultados revelam a necessidade dos professores orientarem suas práticas e, consequentemente, as atividades de escrita dos alunos, com base nos parâmetros que constituem as condições de produção, propiciando que os alunos conheçam, compreendam e utilizem os gêneros textuais de forma consciente e adequada as situações de interação nas praticas sociais das quais participam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística Educaçãopt_BR
dc.titleEnunciados de produção textual no ensino fundamental: uma análise das condições de produção.pt_BR
dc.date.issued2017-05-30
dc.description.abstractIn this monographic work, we had as main objective to analyze the statements of the activities of textual production proposed by teachers of classes from the initial years of Elementary School. In order to improve our knowledge on the treatment of writing, on the statements of activities and textual production, and more precisely on the conditions of textual production, we are theoretically grounded in this study in Lino de Araujo's (2014) (2008), Beth Marcuschi and Leal (2009), Bezerra and Reinaldo (2014), Antunes (1998), Reinaldo (2007), Menegassi and Fuza (2007), Dolz and Schneuwly (2004), Bronckart (2003), Marcuschi (2003), Alves (2014), Koch and Elias (2009) and Geraldi (1993), among others. The research is of qualitative and quantitative nature and had as corpus six statements of activities of textual production constructed by four teachers of the municipal network of Campina Grande who participated in the Extension Course "Didatization of Textual Genres in Primary Education". The data of the study show that there is a lack of clarity on the part of teachers about what are the conditions of textual production (why to write, for whom, the social sphere of circulation, gender to be defined, etc.) and its importance To work with writing at school. Five (5) of the six (6) statements analyzed demonstrated the lack of explanation of the production conditions of the texts. The results reveal the need for teachers to orient their practices and, consequently, students' writing activities, based on the parameters that constitute the production conditions, allowing students to know, understand and use textual genres consciously and appropriately to the students. Interaction situations in the social practices in which they participate.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21741
dc.date.accessioned2021-10-29T13:34:07Z
dc.date.available2021-10-29
dc.date.available2021-10-29T13:34:07Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProdução textual - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscrita - produção textualpt_BR
dc.subjectEnunciados de produção textualpt_BR
dc.subjectEducação básica - produção textualpt_BR
dc.subjectEnsino da escritapt_BR
dc.subjectEnsino de produção textualpt_BR
dc.subjectProfessores de língua portuguesa - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectDocentes de língua portuguesa - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAtividades de escritapt_BR
dc.subjectEscrita na escolapt_BR
dc.subjectCondições de produção de textopt_BR
dc.subjectCondições de escritapt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectGênero reportagempt_BR
dc.subjectGênero carta ao leitorpt_BR
dc.subjectGênero resumo de uma narrativapt_BR
dc.subjectText production - elementary schoolpt_BR
dc.subjectWriting - text productionpt_BR
dc.subjectTextual Production Statementspt_BR
dc.subjectBasic education - text productionpt_BR
dc.subjectTeaching writingpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachers - elementary schoolpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachers - elementary schoolpt_BR
dc.subjectwriting activitiespt_BR
dc.subjectWriting at schoolpt_BR
dc.subjectText production conditionspt_BR
dc.subjectWriting conditionspt_BR
dc.subjectSociodiscursive Interactionismpt_BR
dc.subjectReport genrept_BR
dc.subjectGenre letter to the readerpt_BR
dc.subjectSummary genre of a narrativept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEIRA, Vanderléia Lucena.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTextual production statements in elementary school: an analysis of production conditions.pt_BR
dc.identifier.citationMEIRA, Vanderléia Lucena. Enunciados de produção textual no ensino fundamental: uma análise das condições de produção. 2017. 49f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21741pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANDERLÉIA LUCENA MEIRA - TCC ESP. DE LÍNGUA PORTUGUESA 2017.pdfVanderléia Lucena Meira - TCC Especialização de Língua Portuguesa CH 2017.7.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.