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Title: Conhecimento e professores do ensino fundamental sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH.
Other Titles: Knowledge and elementary school teachers about attention deficit/hyperactivity disorder - ADHD.
Profesores de conocimiento y de primaria sobre el trastorno por déficit de atención / hiperactividad - TDAH.
???metadata.dc.creator???: SANTOS JÚNIOR, Valquírio Gomes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NAGASHIMA, Alynne Mendonca Saraiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PASCOAL, Francilene Figueirêdo da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
Keywords: Saúde da criança;Transtorno de déficit de atenção;Transtorno de hiperatividade;TDAH - criança;Ensino fundamental - professores;Professores - ensino fundamental - TDAH;Child health;Attention deficit disorder;Hyperactivity disorder;ADHD - child;Elementary school - teachers;Teachers - Elementary School - ADHD;Salud de los niños;Desorden de déficit de atención;Desorden de hiperactividad;TDAH - niño;Escuela primaria - maestros;Maestros - Escuela primaria - TDAH
Issue Date: 1-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Valquírio Gomes dos. Conhecimento e professores do ensino fundamental sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH. 2021. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, sendo considerado um dos transtornos crônicos mais comumente diagnosticados na idade escolar e nos serviços de Atenção Primária. As taxas de prevalência do transtorno são 5% em crianças e 2,5%, em adultos, sabendo que entre 3% e 6% da população mundial sofre com o Transtorno. O seguinte trabalho tem como principal objetivo verificar o conhecimento e atuação de professores do ensino fundamental acerca do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, sendo esse um fator fundamental no momento do reconhecimento e uma importante ferramenta para o diagnóstico precoce, e, assim, contribuir para melhora na qualidade de vida da criança. Trata-se de um estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa que contou com a participação de 16 professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Cuité-PB. Para isso foi utilizado um questionário contendo 16 questões aplicadas por meio da ferramenta digital Google Forms e analisadas criticamente à luz da literatura. O público entrevistado é predominantemente pedagogo (68,75%), porém não exclusivo a essa formação, com 10 ou mais anos de atuação e em sua maioria (75%) atuando em apenas uma escola. Todos conhecem o que é o TDAH, porém apenas uma minoria (31,25%) do total soube dar descrições sólidas da sintomatologia. Quando questionados se tem alguma criança em sala de aula com TDAH a maioria (68,75%) refere não ter, porém quando se trata dos alunos que eles consideram ter o transtorno, esses valores quase se invertem sendo (62,5%). Tendo o argumento que alunos com TDAH têm necessidades educacionais especiais, os professores alegaram apoio de suas respectivas escolas como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) presente nas mesmas; apoio da coordenação/direção da escola como meio de comunicação entre a família e o professor e aconselhamento dos mesmo sobre a busca por ajuda mais especializada, além de jogos pedagógicos para despertar o interesse e a atenção desses alunos. Embora a maioria tenha declarado formação para lidar com esse tipo de público, (68,75%) afirmaram que ainda se sentem inseguros e (75%) sentem dificuldades de lidar com esse perfil de crianças mesmo trabalhando com o lúdico e os materiais concretos. Desta forma, considera-se então que o TDAH apesar de ser um transtorno comumente conhecido pelos docentes, ainda necessita que sejam realizadas mais ações de qualificação para os professores de uma forma que estes se sintam seguros no processo ensino-aprendizagem destes alunos.
Abstract: Attention Deficit/Hyperactivity Disorder is a neurodevelopmental disorder characterized by inattention, hyperactivity and impulsivity, being considered one of the most commonly diagnosed chronic disorders in school age and in primary care services. The prevalence rates of the disorder are 5% in children and 2.5% in adults, knowing that between 3% and 6% of the world population suffers from the Disorder. The main objective of the following work is to verify the knowledge and performance of elementary school teachers about attention deficit hyperactivity disorder, which is a fundamental factor at the time of recognition and an important tool for early diagnosis, and thus contribute to improve the child's quality of life. This is a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach that included the participation of 16 elementary school teachers from the municipal education system in the city of Cuité-PB. For this, a questionnaire containing 16 questions was used, applied through the digital tool Google Forms and critically analyzed in the light of the literature. The public interviewed is predominantly pedagogue (68.75%), but not exclusive to this training, with 10 or more years of experience and mostly (75%) working in only one school. Everyone knows what ADHD is, but only a minority (31.25%) of the total knew how to give solid descriptions of the symptoms. When asked if there is any child in the classroom with ADHD, the majority (68.75%) say they do not have it, but when it comes to the students they consider to have the disorder, these values are almost inverted (62.5%). Taking the argument that students with ADHD have special educational needs, teachers claimed support from their respective schools such as the Specialized Educational Service (AEE) present in them; support from the school's coordination/director as a means of communication between the family and the teacher and advising them on the search for more specialized help, in addition to educational games to arouse the interest and attention of these students. Although most have declared training to deal with this type of public, (68.75%) stated that they still feel insecure and (75%) find it difficult to deal with this profile of children even working with playful and concrete materials. Thus, it is considered that ADHD, despite being a disorder commonly known by teachers, still needs more qualification actions for teachers in a way that they feel safe in the teaching-learning process of these students.
???metadata.dc.description.resumen???: El trastorno por déficit de atención con hiperactividad es un trastorno de neurodesarrollo, caracterizado por falta de atención, hiperactividad e impulsividad, siendo considerado uno de los trastornos crónicos más comúnmente diagnosticados en la edad escolar y en los servicios de Atención Primaria. Las tasas de prevalencia del trastorno son del 5% en niños y 2.5% en adultos, sabiendo que entre el 3% y el 6% de la población mundial padece el Trastorno. El siguiente trabajo tiene como objetivo principal verificar el conocimiento y desempeño de maestros de escuela primaria sobre el trastorno por déficit de atención con hiperactividad, siendo este un factor fundamental en el momento del reconocimiento y un importante herramienta de diagnóstico precoz, contribuyendo así a la mejora de la calidad de vida de niño. Se trata de un estudio descriptivo transversal con enfoque cuantitativo que contó con la participación de 16 docentes de educación básica de la red municipal de docencia en la ciudad de Cuité-PB. Para ello, se utilizó un cuestionario que contenía 16 preguntas. aplicado a través de la herramienta digital Google Forms y analizado críticamente a la luz de literatura. El público entrevistado es predominantemente pedagogo (68,75%), pero no exclusivo de esta formación, con 10 o más años de experiencia y en su mayoría (75%) trabajando en una sola escuela. Todo el mundo sabe qué es el TDAH, pero solo una minoría (31,25%) del total supo dar descripciones sólidas de los síntomas. Cuando se le preguntó si ¿Tiene algún niño en el aula con TDAH? La mayoría (68,75%) dice que no lo tiene, pero cuando se trata de los estudiantes que consideran que tienen el trastorno, estos valores son casi ser invertido (62,5%). Tomando el argumento de que los estudiantes con TDAH tienen necesidades educación especial, los maestros reclamaron el apoyo de sus respectivas escuelas como Servicio educativo especializado (AEE) presente en ellos; el apoyo de coordinación / dirección de la escuela como medio de comunicación entre la familia y el profesor y aconsejarles sobre la búsqueda de ayuda más especializada, además de juegos despertar el interés y la atención de estos estudiantes. Aunque la mayoría tiene declararon formación para atender este tipo de público, (68,75%) afirmaron que todavía se sienten inseguros y (75%) les cuesta lidiar con este perfil de niños. trabajando con materiales lúdicos y concretos. De esta forma, se considera entonces que el El TDAH, a pesar de ser un trastorno comúnmente conocido por los maestros, todavía necesita se llevan a cabo más acciones de cualificación para los docentes de forma que se sentirse seguro en el proceso de enseñanza-aprendizaje de estos estudiantes.
Keywords: Saúde da criança
Transtorno de déficit de atenção
Transtorno de hiperatividade
TDAH - criança
Ensino fundamental - professores
Professores - ensino fundamental - TDAH
Child health
Attention deficit disorder
Hyperactivity disorder
ADHD - child
Elementary school - teachers
Teachers - Elementary School - ADHD
Salud de los niños
Desorden de déficit de atención
Desorden de hiperactividad
TDAH - niño
Escuela primaria - maestros
Maestros - Escuela primaria - TDAH
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21743
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