Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21757
Title: Tópicos da história da matemática e suas contribuições para o ensino básico.
???metadata.dc.creator???: LUSTOSA, João Batista Siqueira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CASTRO, Airton Temistocles Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES, José de Arimatéia.
Keywords: História da matemática;Contexto histórico;Sistemas de numeração;Antigos egípcios;Operações básicas;Solução de equações;History of mathematics;Historical context;Numbering systems;Ancient egyptians;Basic operations;Solution of equations
Issue Date: 26-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUSTOSA, João Batista Siqueira. Tópicos da história da matemática e suas contribuições para o ensino básico. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21757
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta alguns Tópicos da História da Matemática e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem em algumas etapas da Educação Básica. Mostra as principais características dos Sistemas de Numeração Decimal Indo-arábico e Hieróglifo Egípcio, bem como suas aplicações no desenvolvimento dos algoritmos de resolução das operações aritméticas básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão. Também descrevemos alguns métodos para resolução de equações de 1º, 2º e 3º graus, sem a utilização de fórmulas prontas desprovidas de riquezas didáticas. Através da leitura de algumas obras e trabalhos voltados para o contexto histórico da Matemática busquei exibir alguns métodos que podem ser trabalhados na Educação Básica visando uma abordagem da disciplina com melhores recursos metodológicos, podendo acrescentar mais sentido aos conteúdos uma vez que mostramos sua importância dentro de situações práticas relacionadas as necessidades reais da humanidade no que diz respeito ao seu desenvolvimento em diversas áreas. Foram esses recursos que me motivaram a elaborar este trabalho, com o intuito de implementar na sala de aula alguns desses métodos, sempre ressalvando seus aspectos históricos, bem como suas influências para alcançar a Matemática bem estruturada e coerente que conhecemos hoje.
Abstract: This work presents some Topics in the History of Mathematics and their contributions to the teaching-learning process in some stages of Basic Education. It shows the main features of the Indo-Arabic and Egyptian Hieroglyph Decimal Numbering Systems, as well as their applications in the development of algorithms for solving the basic arithmetic operations of addition, subtraction, multiplication and division. We also describe some methods for solving 1st, 2nd and 3rd degree equations, without the use of ready-made formulas devoid of didactic richness. By reading some works and works focused on the historical context of Mathematics, I sought to show some methods that can be worked on in Basic Education aiming at an approach to the discipline with better methodological resources, which can add more meaning to the contents since we show its importance within practical situations related to the real needs of humanity with regard to its development in various areas. It was these resources that motivated me to elaborate this work, in order to implement some of these methods in the classroom, always emphasizing their historical aspects, as well as their influences to achieve the well-structured and coherent Mathematics we know today.
Keywords: História da matemática
Contexto histórico
Sistemas de numeração
Antigos egípcios
Operações básicas
Solução de equações
History of mathematics
Historical context
Numbering systems
Ancient egyptians
Basic operations
Solution of equations
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21757
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO BATISTA SIQUEIRA LUSTOSA - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2021.pdfJoão Batista Siqueira Lustosa- DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 20211.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.