Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760
Title: Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.
???metadata.dc.creator???: SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Jose de Arimateia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ESTEVES, Divanilda Maia.
Keywords: Análise combinatória;Lemas de Kaplansky;Sequência didática;Combinatorial analysis;Kaplansky's Lemmas;Didactic sequence
Issue Date: 27-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa. Proposta de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o Ensino Médio. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem por objetivo desenvolver uma proposta didática de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o Ensino Médio. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo na qual desenvolvemos um conjunto de atividades que foram aplicadas em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na disciplina de matemática. Levando em consideração que as aulas presenciais encontram-se suspensas em decorrência da pandemia da COVID-19 e, desde então foi adotado o modelo de ensino remoto, tal aplicação ocorreu de modo assíncrono, por meio do Google Classroom, onde foi disponibilizada a sequência didática. Com base nos resultados, constatamos que, embora tenham surgido dificuldades na resolução das atividades, alguns alunos demonstraram ter compreendido bem o enunciado dos Lemas. Esperamos que esse possa ser um produto inicial para ser utilizado por professores e alunos da educação básica.
Abstract: This study aims to develop a didactic proposal for the application of Kaplansky's Lemmas to High School. For that, we carried out a field research in which we developed a set of activities that were applied to a 2ª year of High School class in the mathematics subject. Taking into account that the in-person classes chosen were suspended due to the COVID-19 pandemic and, since then, the remote learning model was adopted, such error request asynchronously, through Google Classroom, where the didactic sequence was made available . Based on the results, we found that, although there were difficulties in solving the activities, some students demonstrated that they understood the statement of the Lemmas enunciation weel. We hope that this can be an initial product to be used by teachers and students of basic education.
Keywords: Análise combinatória
Lemas de Kaplansky
Sequência didática
Combinatorial analysis
Kaplansky's Lemmas
Didactic sequence
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERALDO ERILSON DA COSTA SILVA JÚNIOR - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2021.pdfGeraldo Erilson da Costa Silva Júnior - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 202114.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.