Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21806
Title: Relações interpessoais no processo de avaliação da aprendizagem, a partir da compreensão docente.
Other Titles: Interpersonal relationships in the learning assessment process, the from teacher understanding.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Irineuma Ribeiro da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Relações interpessoais;Processo ensino-aprendizagem;Educação;Relação professor-aluno;Avaliação;Aprendizagem;Processo avaliativo;learning assessment;interpersonal relationships;Process teaching-learning;education;teacher-student relationship;Evaluation;Learning;evaluation process
Issue Date: 14-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Irineuma Ribeiro da. Relações interpessoais no processo de avaliação da aprendizagem, a partir da compreensão docente. Irineuma Ribeiro da Silva. 2021. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como problema de pesquisa: Como/se a relação interpessoal entre professor-aluno interfere no processo de avaliação da aprendizagem? Tem como objetivo geral analisar como as relações interpessoais interferem no processo avaliativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, a partir do entendimento docente. Os objetivos específicos estão assim descritos: investigar o que professores entendem por relações interpessoais e avaliação da aprendizagem; compreender como/se os professores estabelecem ligações entre as relações interpessoais e o processo avaliativo na prática docente e identificar quais critérios professores utilizam na realização da avaliação da aprendizagem dos alunos. Dentre os principais autores que fundamentaram o referencial teórico estão: Leite (2010), Luckesi (2011), Madalena Freire (1992) e Vasconcellos (2014). Utilizamos a abordagem qualitativa para a realização da pesquisa. Com relação aos instrumentos de coleta de dados, empregamos a entrevista semiestruturada com três professoras lotadas em escolas públicas no município de Barro/CE. Os dados foram analisados seguindo os princípios da análise de conteúdo, na modalidade temática, fundamentada em Minayo (1998). Os principais resultados da pesquisa, a partir das respostas das entrevistadas, foram a afirmativa de existir ligação entre a relação interpessoal e o processo avaliativo e que as relações interpessoais interferem na avaliação da aprendizagem, pois as docentes apontaram já terem vivenciado tal realidade. Além disso, demonstrou-se que essas relações interpessoais se definem, muitas vezes, pelo modo como o(a) professor(a) utiliza a avaliação e também pelo comportamento do aluno em sala de aula.
Abstract: This monograph had as its research problem the following question: How/if the interpersonal relationship between teacher and student interferes in the learning evaluation process? The work has the general objective of analyzing how interpersonal relationships interfere in the evaluation process in the early years of Elementary School, based on the teaching understanding. The specific objectives are described as follows: to investigate what teachers understand by interpersonal relationships and learning evaluation; to understand how/if teachers establish links between interpersonal relationships and the evaluation process in teaching practice and to identify which criteria teachers use in the assessment of students' learning. Among the main authors that support the theoretical reference are: Leite (2010), Luckesi (2011), Madalena Freire (1992) and Vasconcellos (2014). In order to carry out the research, a qualitative approach was used. As to the instruments of data collection, we used the semi-structured interview with teachers working in public schools in the city of Barro/CE. The data were analyzed following the principles of the content analysis, in the thematic modality, based on Minayo (1998). The main results of the research, based on the responses of the interviewed teachers, were the statement that there is a connection between the interpersonal relationship and the evaluation process and that interpersonal relationships interfere in the evaluation of the learning process. The teachers pointed out that they had already experienced such a reality. In addition, it has been shown that these interpersonal relationships are often defined by the way the teacher uses assessment and also by the student's behavior in the classroom.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Relações interpessoais
Processo ensino-aprendizagem
Educação
Relação professor-aluno
Avaliação
Aprendizagem
Processo avaliativo
learning assessment
interpersonal relationships
Process teaching-learning
education
teacher-student relationship
Evaluation
Learning
evaluation process
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21806
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRINEUMA RIBEIRO DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfIrineuma Ribeiro da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2021. 330.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.