Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21809
Title: Perspectivas entre a formação e a atuação profissional dos educandos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, Lavras da Mangabeira - CE.
Other Titles: Perspectives between the training and professional performance of students at the State School of Professional Education Professor Gustavo Augusto Lima, Lavras da Mangabeira - CE.
???metadata.dc.creator???: VIANA, Jakline Medeiros.
Jakline Medeiros Viana Solos do Mar.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
Keywords: Escola profissional;Educação e formação profissional;Ensino médio;Ensino profissional;Escola agrícola;Formação tecnológica;Formação profissional;Vocational school;Vocational Education and Training;High school;Professional Education;Agricultural school;Formation technological;Professional qualification
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIANA, Jakline Medeiros. Perspectivas entre a formação e a atuação profissional dos educandos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, Lavras da Mangabeira - CE. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é traz algumas reflexões acerca das concepções da educação profissional, as problemáticas desde a sua criação, até nos dias atuais, bem como entender o ensino profissional, técnico articulado ao ensino médio, e assim consolidar o objeto fundamental da pesquisa que é a atuação dos sujeitos frente ao ensino profissional. O referido estudo tem como objetivo geral: Investigar as perspectivas entre a formação e a atuação profissional dos educandos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima e, se os egressos estão atuando no campo da formação. A pesquisa determina-se como pesquisa qualitativa-quantitativa voltada à compreensão aprofundada dos fenômenos analisados empiricamente, pautada em pesquisa documental, bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado no referido estudo foi um questionário contendo 25 questões cada, estruturado em duas versões uma para os alunos que estão concluindo o curso e o outro para os egressos, tendo assim 45 sujeitos no total, dividindo-se 39 alunos concluintes, e 5 egressos da pesquisa. Entre os autores utilizados no referencial teórico estão Alves (2000), Freire (2007), Sousa (2004), Saviani (1996), Frigotti (2010), Depresbiteris (2001), Kuenzer (1997), os quais contextualizam acerca da educação e/ou educação profissional. De acordo com os dados obtidos percebeu-se que os cursos ofertados não estão condizentes com a realidade dos sujeitos, levando em consideração que o curso técnico não garante a inserção destes no mundo do trabalho local, que é um dos objetivos das Escolas Profissionais.
Abstract: This work is titled as perspectives between formation and the professional performance of students of the Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, in this context, it brings some reflections about the concepts of professional education, the problematic since your creation, until today, and understand the professional teaching, technical articulated to high school and thus, consolidate the fundamental object of research that is the acting of individuals front of the professional teaching. The research is determined as qualitative and quantitative research focused on depth understanding of the phenomena analyzed empirically, based on desk research, bibliographic and field. The instrument used in this study was a questionnaire with 25 questions each, structured in two versions one for students who are completing the course and the other to the egresses, thus 45 subjects in total, dividing 39 graduating students, and 6 egresses of the research. Among the authors used on the theoretical framework are Alves (2000), Freire (2007), Sousa (2004), Saviani (1996), Frigotti (2010), Depresbiteris (2001), Kuenzer (1997), which contextualizes about education and / or professional education. According to the data obtained it was noticed that the courses offered are not befitting with the reality of the subjects, taking into account that the technical course does not guarantee the inclusion of these in the world of local labor, which is one of the Professional Schools goals.
Keywords: Escola profissional
Educação e formação profissional
Ensino médio
Ensino profissional
Escola agrícola
Formação tecnológica
Formação profissional
Vocational school
Vocational Education and Training
High school
Professional Education
Agricultural school
Formation technological
Professional qualification
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21809
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAKLINE MEDEIROS VIANA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2016.pdfJakline Medeiros Viana . TCC. Licenciatura em Geografia. 2016.957.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.