Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMAR, J. M. V. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3810725304088454pt_BR
dc.contributor.advisor1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568846210132439pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.
dc.contributor.referee2ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.description.resumoO presente trabalho é traz algumas reflexões acerca das concepções da educação profissional, as problemáticas desde a sua criação, até nos dias atuais, bem como entender o ensino profissional, técnico articulado ao ensino médio, e assim consolidar o objeto fundamental da pesquisa que é a atuação dos sujeitos frente ao ensino profissional. O referido estudo tem como objetivo geral: Investigar as perspectivas entre a formação e a atuação profissional dos educandos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima e, se os egressos estão atuando no campo da formação. A pesquisa determina-se como pesquisa qualitativa-quantitativa voltada à compreensão aprofundada dos fenômenos analisados empiricamente, pautada em pesquisa documental, bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado no referido estudo foi um questionário contendo 25 questões cada, estruturado em duas versões uma para os alunos que estão concluindo o curso e o outro para os egressos, tendo assim 45 sujeitos no total, dividindo-se 39 alunos concluintes, e 5 egressos da pesquisa. Entre os autores utilizados no referencial teórico estão Alves (2000), Freire (2007), Sousa (2004), Saviani (1996), Frigotti (2010), Depresbiteris (2001), Kuenzer (1997), os quais contextualizam acerca da educação e/ou educação profissional. De acordo com os dados obtidos percebeu-se que os cursos ofertados não estão condizentes com a realidade dos sujeitos, levando em consideração que o curso técnico não garante a inserção destes no mundo do trabalho local, que é um dos objetivos das Escolas Profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titlePerspectivas entre a formação e a atuação profissional dos educandos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, Lavras da Mangabeira - CE.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThis work is titled as perspectives between formation and the professional performance of students of the Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, in this context, it brings some reflections about the concepts of professional education, the problematic since your creation, until today, and understand the professional teaching, technical articulated to high school and thus, consolidate the fundamental object of research that is the acting of individuals front of the professional teaching. The research is determined as qualitative and quantitative research focused on depth understanding of the phenomena analyzed empirically, based on desk research, bibliographic and field. The instrument used in this study was a questionnaire with 25 questions each, structured in two versions one for students who are completing the course and the other to the egresses, thus 45 subjects in total, dividing 39 graduating students, and 6 egresses of the research. Among the authors used on the theoretical framework are Alves (2000), Freire (2007), Sousa (2004), Saviani (1996), Frigotti (2010), Depresbiteris (2001), Kuenzer (1997), which contextualizes about education and / or professional education. According to the data obtained it was noticed that the courses offered are not befitting with the reality of the subjects, taking into account that the technical course does not guarantee the inclusion of these in the world of local labor, which is one of the Professional Schools goals.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21809
dc.date.accessioned2021-11-03T14:26:17Z
dc.date.available2021-11-03
dc.date.available2021-11-03T14:26:17Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscola profissionalpt_BR
dc.subjectEducação e formação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEscola agrícolapt_BR
dc.subjectFormação tecnológicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectVocational schoolpt_BR
dc.subjectVocational Education and Trainingpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subjectAgricultural schoolpt_BR
dc.subjectFormation technologicalpt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIANA, Jakline Medeiros.
dc.creatorJakline Medeiros Viana Solos do Mar.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerspectives between the training and professional performance of students at the State School of Professional Education Professor Gustavo Augusto Lima, Lavras da Mangabeira - CE.pt_BR
dc.identifier.citationVIANA, Jakline Medeiros. Perspectivas entre a formação e a atuação profissional dos educandos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, Lavras da Mangabeira - CE. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAKLINE MEDEIROS VIANA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2016.pdfJakline Medeiros Viana . TCC. Licenciatura em Geografia. 2016.957.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.