Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21814
Title: Avaliação funcional da rodovia Alça Sudeste no município de Patos - PB por meio dos métodos de levantamento visual contínuo (LVC) e índice de gravidade global (IGG).
Other Titles: Functional evaluation of the Alça Sudeste highway in the city of Patos-PB through the methods of continuous visual survey (LVC) and global severity index (IGG).
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Wanessa da Nóbrega e.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Suelen Silva Figueiredo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Larissa Santana.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA NETO, Valter Ferreira de.
Keywords: Pavimento;Pavement;Defeitos em pavimentos flexíveis;Defects in flexible floors;Análise da superfície de pavimentos;Pavement surface analysis;Levantamento visual contínuo;Índice de gravidade global;Índice do estado da superfície do pavimento;Índice de condição de pavimentos flexíveis;Alça Sudeste - Patos - PB;Superfície de rolamento;Pavimentação asfáltica;Avaliação funcional - Alça Sudeste - Patos - PB;Patos - PB - Alça Sudeste
Issue Date: 7-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Wanessa da Nóbrega e. Avaliação funcional da rodovia Alça Sudeste no município de Patos - PB por meio dos métodos de levantamento visual contínuo (LVC) e índice de gravidade global (IGG). 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O modal rodoviário é o meio de locomoção mais utilizado no Brasil e participa diretamente do avanço socioeconômico do país. Dessa forma, é imprescindível que o mesmo oferte uma boa infraestrutura aos usuários, garantindo condições básicas como conforto e segurança e para isto, é necessário que a superfície de rolamento esteja conservada. Entretanto a maioria das rodovias brasileiras possuem defeitos no pavimento e assim é comum e necessário realizar estudos para aferir a qualidade e funcionalidade da superfície da via. Com isso, a finalidade deste trabalho foi realizar a avaliação funcional e definir o grau de deterioração do pavimento da rodovia Alça Sudeste, pertencente ao município de Patos-PB, através da comparação de dois métodos, o Levantamento Visual Contínuo e o Índice de Gravidade Global (IGG). O primeiro método consiste em analisar a rodovia apenas pelo aspecto visual com a identificação das patologias, enquanto o segundo é mais preciso e proporciona a confecção de um inventário de defeitos. Através desse estudo obteve-se o Índice de Condição dos Pavimentos Flexíveis (ICPF), o Índice de Gravidade Global Expedito (IGGE), o Índice do Estado de Superfície do pavimento (IES) e o Índice de Gravidade Global (IGG). Os resultados expuseram as diferenças executivas entre os dois procedimentos e revelou que ambos obtiveram pareceres convergentes, indicando que a rodovia municipal em estudo possui um conceito péssimo para o seu estado de conservação. Esta condição encontrada determina que a utilização e desempenho da via estão comprometidos e a serventia do estudo é auxiliar trabalhos futuros para selecionar o melhor método de intervenção.
Abstract: The road modal is the most used means of transportation in Brazil and directly participates in the country's socioeconomic advancement. Thus, it is essential that it offers a good infrastructure to users, ensuring basic conditions such as comfort and safety and for this, it is necessary that the running surface is preserved. However, most Brazilian highways have pavement defects and therefore it is common and necessary to carry out studies to assess the quality and functionality of the road surface. Thus, the purpose of this work was to perform a functional assessment and define the degree of deterioration of the pavement of the Alça Sudeste highway, belonging to the municipality of Patos-PB, through the comparison of two methods, the Continuous Visual Survey (CVS) and the Global Gravity Index (GGI). The first method consists of analyzing the road only by its visual aspect, with the identification of pathologies, while the second is more precise and provides the preparation of an inventory of defects. Through this study, the Flexible Pavement Condition Index (FPCI), the Expedito Global Gravity Index (EGGI), the Pavement Surface State Index (PSSI) and the Global Gravity Index (IGG) were obtained. The results exposed the executive differences between the two procedures and revealed that both obtained converging opinions, indicating that the municipal highway under study has a bad concept for its state of conservation. This condition found determines that the use and performance of the road are compromised and the purpose of the study is to help future works to select the best intervention method.
Keywords: Pavimento
Pavement
Defeitos em pavimentos flexíveis
Defects in flexible floors
Análise da superfície de pavimentos
Pavement surface analysis
Levantamento visual contínuo
Índice de gravidade global
Índice do estado da superfície do pavimento
Índice de condição de pavimentos flexíveis
Alça Sudeste - Patos - PB
Superfície de rolamento
Pavimentação asfáltica
Avaliação funcional - Alça Sudeste - Patos - PB
Patos - PB - Alça Sudeste
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil.
Infraestrutura de Transportes.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21814
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WANESSA DA NÓBREGA E SOUZA - TCC - BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL 2021.pdfWanessa da Nóbrega e Souza - TCC - Bacharelado em Engenharia Civil 2021.4.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.