Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2182
Title: Ler, escrever e calcular: um método para rever conteúdos matemáticos do ensino fundamental.
???metadata.dc.creator???: NÓBREGA, Emerson Wagner da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Rosana Marques da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA , Davis Matias de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES, José de Arimatéia.
Keywords: Calcular;Aprendizagem;Revisar;Ensino fundamental;Ler;Escrever;Conteúdos matemáticos;Calculate;Learning;Review;Elementary School;Read;Write;Mathematical contents
Issue Date: Feb-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NÓBREGA, E. W. da. Ler, escrever e calcular: um método para rever conteúdos matemáticos do ensino fundamental. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2182
???metadata.dc.description.resumo???: Há uma realidade conhecida em sala de aula, principalmente na primeira série do Ensino Médio, em que sentimos a necessidade de dedicarmos algum tempo para revisão de conteúdos do Ensino Fundamental, que são necessários para a aquisição de novos conhecimentos nessa nova fase de ensino. Baseado nessa problemática, apresentamos neste trabalho uma proposta de rever saberes matemáticos que já deveriam ter sido adquiridos e que se tornaram obstáculos para a continuidade da vida estudantil pois não foram bem entendidos. Estamos propondo uma revisão de conteúdos matemáticos, através de atividades, inseridos numa ideia em que esperamos também contribuir para o resgate do prazer da leitura, da escrita e, evidentemente, do cálculo, fazendo parceria com a disciplina de Língua Portuguesa.
Abstract: There is a known reality in the classroom, especially in the first year of high school, when we feel the need to dedicate some time to Basic Education review contents, which are required for the acquisition of new knowledge in this new teaching phase. Based on these problems, we present in this paper a proposal to revise mathematical knowledge that should have been acquired and which have become obstacles to the continuation of student life because they were not well understood. We are proposing a review of math concepts through activities, within a idea on which we expect to contribute to the rescue of the pleasure of reading, writing and of course the calculation, partnering with the discipline of Portuguese Language.
Keywords: Calcular
Aprendizagem
Revisar
Ensino fundamental
Ler
Escrever
Conteúdos matemáticos
Calculate
Learning
Review
Elementary School
Read
Write
Mathematical contents
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2182
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMERSON WAGNER DA NÓBREGA – DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 2015.pdfEmerson Wagner da Nóbrega – DISSERTAÇÃO (PPGMat) 2015848.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.