Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNÓBREGA, E. W.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0253607576255898pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Rosana Marques da.-
dc.contributor.advisor1IDDaSilva, R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0711722231846705pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA , Davis Matias de.-
dc.contributor.referee2FERNANDES, José de Arimatéia.-
dc.description.resumoHá uma realidade conhecida em sala de aula, principalmente na primeira série do Ensino Médio, em que sentimos a necessidade de dedicarmos algum tempo para revisão de conteúdos do Ensino Fundamental, que são necessários para a aquisição de novos conhecimentos nessa nova fase de ensino. Baseado nessa problemática, apresentamos neste trabalho uma proposta de rever saberes matemáticos que já deveriam ter sido adquiridos e que se tornaram obstáculos para a continuidade da vida estudantil pois não foram bem entendidos. Estamos propondo uma revisão de conteúdos matemáticos, através de atividades, inseridos numa ideia em que esperamos também contribuir para o resgate do prazer da leitura, da escrita e, evidentemente, do cálculo, fazendo parceria com a disciplina de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleLer, escrever e calcular: um método para rever conteúdos matemáticos do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015-02-
dc.description.abstractThere is a known reality in the classroom, especially in the first year of high school, when we feel the need to dedicate some time to Basic Education review contents, which are required for the acquisition of new knowledge in this new teaching phase. Based on these problems, we present in this paper a proposal to revise mathematical knowledge that should have been acquired and which have become obstacles to the continuation of student life because they were not well understood. We are proposing a review of math concepts through activities, within a idea on which we expect to contribute to the rescue of the pleasure of reading, writing and of course the calculation, partnering with the discipline of Portuguese Language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2182-
dc.date.accessioned2018-11-13T17:28:06Z-
dc.date.available2018-11-13-
dc.date.available2018-11-13T17:28:06Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCalcularpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRevisarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLerpt_BR
dc.subjectEscreverpt_BR
dc.subjectConteúdos matemáticospt_BR
dc.subjectCalculatept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectReviewpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectReadpt_BR
dc.subjectWritept_BR
dc.subjectMathematical contentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNÓBREGA, Emerson Wagner da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationNÓBREGA, E. W. da. Ler, escrever e calcular: um método para rever conteúdos matemáticos do ensino fundamental. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2182pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMERSON WAGNER DA NÓBREGA – DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 2015.pdfEmerson Wagner da Nóbrega – DISSERTAÇÃO (PPGMat) 2015848.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.