Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2183
Title: Um estudo sobre área de triângulos e polígonos convexos e não convexos.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Fernando da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, José de Arimatéia.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE , Lenimar Nunes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva.
Keywords: Área de Polígonos;Área de Triângulos;Polígonos Convexos;Polígonos Não Convexos;Fórmula de Pick;Area of Polygons;Area of Triangles;Convex Polygons;Non Convex Polygons;Pick Formula
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, F. da S. Um estudo sobre área de triângulos e polígonos convexos e não convexos. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2183
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho são apresentadas estratégias de ensino diferentes do tradicional sobre área de polígonos, no qual se apresentam apenas fórmulas, sem demonstrar, e em seguida resolvem-se alguns exemplos. Buscamos trabalhar, além das demonstrações, alguns conceitos básicos da Geometria, citando alguns matemáticos que contribuíram significativamente com os avanços da Matemática. Baseados em livros da coleção PROFMAT e do ensino médio, buscamos desenvolver uma metodologia que venha contribuir com a aprendizagem, através de algumas atividades dirigidas, duas destas envolvendo o software GeoGebra, haja vista que o uso de recursos computacionais favorece experiências concretas, pesquisas, levantamento de hipóteses e generalizações de propriedades matemáticas, em um tempo consideravelmente reduzido. Destacamos também a importância do professor em levar para sala de aula curiosidades e aplicações, casos especiais de áreas de triângulos e ainda trabalhamos a fórmula de Pick que por sua vez permite o cálculo de áreas de polígonos convexos e não-convexos, estimulando, assim, o interesse dos alunos pela matéria, tornando as aulas mais interessantes.
Abstract: In this work presents nontraditional teaching strategies on area of polygons, without any formula presentation or demonstration, finalizing by solving examples. We extrapolate beyond demonstrations, the basic concepts of the subject by citing mathematicians who significantly contributed to the progress of Mathematics. Based on the books from PROFMAT collection and from high school, we seek to develop a methodology to contribute to students learning, through some directed activities, involving the GeoGebra software, since computational resources provides concrete experiences, a research environment, hypotheses considerations and generalizations of mathematical properties, in a considerably shorter time . We also highlight the importance of the teacher brings curiosities and applications to the classroom, as the special cases of triangles area calculation and we also work the formula for Pick formula permits to calculate the area convex and non-convex polygons, simulating the student interest by the subject, then turning classes more interesting.
Keywords: Área de Polígonos
Área de Triângulos
Polígonos Convexos
Polígonos Não Convexos
Fórmula de Pick
Area of Polygons
Area of Triangles
Convex Polygons
Non Convex Polygons
Pick Formula
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2183
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDO DA SILVA BATISTA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2014.pdfFernando da Silva Batista– DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2014906.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.