Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21859
Title: Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.
Other Titles: Existing challenges in pedagogical practices: a reflection of the supervised internship.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Joana Darc de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Prática pedagógica;Desafios;Estágio supervisionado;Educação infantil;Educação;Crianças;Prática docente;Pedagogical practice;Challenges;Supervised internship;child education;education;Kids;teaching practice
Issue Date: 7-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Joana Darc de. Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. 2021. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios existentes nas práticas pedagógicas na Educação Infantil acerca do Estágio, tendo como objetivo geral analisar os desafios da mediação das práticas pedagógicas. Desta maneira, tem­se os seguintes objetivos específicos: descrever historicamente como aconteceu o processo de avanços na infância e na educação infantil; verificar como as atividades didático­pedagógicas eram propostas e apresentar metodologias diferenciadas que foram desenvolvidas na educação. Sobre a metodologia, trata­se de um estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os dados para a produção do trabalho são resultados das observações e intervenções realizadas no período do estágio supervisionado em educação infantil junto a uma escola no município de Sousa­PB. As observações ocorreram durante sete dias, por um período de quatro horas, cada dia na turma da manhã, havendo como fonte de informações o cotidiano e vivências dos docentes e alunos que compõem a Educação Infantil. O referencial está dividido em três partes. A primeira aborda os conceitos da infância no decorrer da história, sendo fundamentada por Áriés (1981), dentre outros autores que contribuíram com suas abordagens referente a infância. A segunda parte, aborda os desafios da formação do professor da educação infantil em nível superior, através de documentos legais que tratam da educação brasileira e da ação cotidiana dos educadores de creches e pré­escolas. A abordagem se respalda em autores como Aranha (2006), Bujes (2001) e Alves (2011). Na terceira parte, apresenta relatos das vivências durante o estágio supervisionado na educação infantil, com abordagens dos autores Zabalza (1998), Craidy e Kaercher (2001), que trazem a importância do espaço e das práticas adequadas para a pré­escola. A partir das reflexões acerca do estágio foi possível concluir que o professor precisa se manter atualizado, bastante preparado e motivado para desempenhar o seu papel com eficiência e presteza.
Abstract: The work presents a reflection on the existing challenges in pedagogical practices in Early Childhood Education about the Internship, with the general objective of analyzing the challenges of mediating pedagogical practices. In this way, we have the following specific objectives: to describe historically how the process of advances in childhood and early childhood education took place; verify how didactic­pedagogical activities were proposed and present different methodologies that were developed in education. About the methodology, it is a study of a descriptive nature and qualitative approach. The data for the production of the work are the results of observations and interventions carried out during the period of the supervised internship in early childhood education at a school in the city of Sousa­PB. The observations took place during seven days, for a period of four hours, each day in the morning class, having as a source of information the daily life and experiences of teachers and students who make up Early Childhood Education. The framework is divided into three parts. The first deals with the concepts of childhood throughout history, being grounded by Áriés (1981), among other authors who contributed with their approaches regarding childhood. The second part addresses the challenges of training early childhood education teachers, through legal documents that deal with Brazilian education and the day­to­day action of daycare and pre­school educators. The approach is supported by authors such as Aranha (2006), Bujes (2001) and Alves (2011). In the third part, it presents reports of the experiences during the supervised internship in early childhood education, with approaches by the authors Zabalza (1998), Craidy and Kaercher (2001), which bring the importance of the space and the appropriate practices for the preschool. From the reflections on the internship, it was possible to conclude that the teacher needs to keep up to date, well prepared and motivated to perform his role efficiently and promptly.
Keywords: Prática pedagógica
Desafios
Estágio supervisionado
Educação infantil
Educação
Crianças
Prática docente
Pedagogical practice
Challenges
Supervised internship
child education
education
Kids
teaching practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21859
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANA DARC DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfJoana Darc de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2021.362.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.