Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21865
Title: Trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano.
Other Titles: Working with autistic children: challenges and possibilities in a school in Sertão Paraibano.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Daiane Felix de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
Keywords: Educação inclusiva;Autismo;Aluno autista;Aprendizagem;Formação docente;Inclusive education;Autism;Autistic student;Learning;Teacher training
Issue Date: 14-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Daiane Felix de. Trabalhando com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. 2021. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo principal um trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do sertão da paraíba. A partir desse objetivo foram delineados outros três que deram mais especificidade ao trabalho, sendo eles: identificar as principais dificuldades enfrentadas pela criança autista; investigar se existe formação continuada para os docentes trabalhar com os alunos com autismo e conhecer as estratégias utilizadas pelos professores no aprendizado das crianças autistas. Esta pesquisa é um estudo de caso sendo de natureza qualitativa com análise simples do discurso. Para a coleta de dados foram utilizados dois roteiros de entrevistas semiestruturadas: um para a mãe do aluno autista e um outro para as duas professoras da rede pública, com perguntas voltadas para os objetivos da pesquisa. Os critérios utilizados para a seleção das entrevistadas foram o contato direto com a criança autista e por conveniência. A partir da análise das falas das entrevistadas chegamos à conclusão que é primordial conhecer a criança com autismo, para então desenvolver estratégias que possam contribuir com a aprendizagem, com o processo de socialização e de comunicação.
Abstract: The present work has as main objective a work with the autistic child: challenges and possibilities in a school in the backlands of Paraíba. From this objective, three others were outlined that gave more specificity to the work, namely: identifying the main difficulties faced by the autistic child; investigating whether there is continuing education for teachers to work with students with autism and knowing the strategies used by teachers in learning of autistic children. This research is a case study being qualitative in nature with simple discourse analysis. For data collection, two semi-structured interview scripts were used: one for the mother of the autistic student and another for the two public school teachers, with questions aimed at the research objectives. The criteria used to select the interviewees were direct contact with the autistic childand for convenience. Based on the analysis of the interviewees' statements, we reached the conclusion that it is essential to get to know the child with autism, in order to then develop strategies that can contribute to learning, to the process of socialization and communication.
Keywords: Educação inclusiva
Autismo
Aluno autista
Aprendizagem
Formação docente
Inclusive education
Autism
Autistic student
Learning
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21865
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAIANE FELIX DE ALMEIDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfDaiane Felix de Almeida. Monografia Pedagogia. CFP 2021.603.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.