Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21866
Title: Avaliação da aprendizagem escolar: concepções e desafios vivenciados no processo de organização do trabalho pedagógico de uma escola estadual do Rio Grande do Norte.
Other Titles: Evaluation of school learning: conceptions and challenges experienced in the process of organizing the pedagogical work of a state school in Rio Grande do Norte.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maricélia Borges da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Rozilene Lopes de Souza.
SOUZA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lurdes.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Coordenação pedagógica; Ensino;Trabalho pedagógico;Escola;Learning Assessment;Pedagogical coordination;Teaching;Pedagogical work;School
Issue Date: 5-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maricélia Borges da. Avaliação da aprendizagem escolar : concepções e desafios vivenciados de organização do trabalho pedagógico de uma escola estadual do Rio Grande do Norte. 2021. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho discorre sobre a avaliação da aprendizagem escolar dos alunos do 6º ano de uma referida escola no Rio Grande do Norte. Tem por objetivo geral compreender como a coordenação pedagógica planeja o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos do 6º ano da Escola Estadual Coronel Fernandes. E, os objetivos específicos que são: 1) conhecer a/ou as concepções de avaliação da aprendizagem utilizada pela organização do trabalho pedagógico; 2) Analisar se a avaliação da aprendizagem está colaborando na construção de novos conhecimentos dos educandos; 3) Identificar os desafios da avaliação da aprendizagem e suas contribuições para o melhoramento do trabalho pedagógico. Deste modo, compreender as concepções e desafios da organização do trabalho pedagógico na construção de uma avaliação que priorize a aprendizagem do aluno de maneira qualitativa e não quantitativa, contribuindo para a potencialização do trabalho pedagógico da referida instituição. Quanto ao percurso metodológico, foi realizado uma entrevista semiestruturada com um professor e uma supervisora pedagógica. Sendo assim, no referencial teórico centraliza a ideia de avaliação da aprendizagem do autor Cipriano Luckesi, o qual doou duas obras de sua autoria para a construção e enriquecimento do referencial desta pesquisa. Foram elas: “Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas”; ano 2018 e “Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições; ano 2011. Tais obras foram fundamentais para o aprimoramento desta pesquisa. Quanto aos resultados, o trabalho a seguir mostrou a relevância de uma avaliação da aprendizagem, formativa, diagnóstica e qualitativa de modo intencional a buscar através dos seus resultados ações, práticas pedagógicas que contribuirão para o aprimoramento da organização do trabalho pedagógico.
Abstract: The present work discusses the evaluation of the school learning of the students of 6th year of a school in Rio Grande do Norte State of Brazil. Its general objective is to understand how the pedagogical coordination plans the process of evaluating the learning of students in 6th grade of the State School Coronel Fernandes. And, the specific objectives that are: 1( to know the / or conceptions of assessment of learning used by the organization of the pedagogical work; 2) Analyze whether the appraisal of learning is collaborating in the construction of new knowledge by students; 3) Identify the challenges of assessing learning and its contributions to improving pedagogical work. In order to understand the conceptions and challenges of the organization of pedagogical work in the construction of an assessment that prioritizes students learning in a qualitative and not quantitative way, contributing to the potentialization of the pedagogical word of that institution. As for the methodological path, a semi-structured interview was conducted with a teacher and a pedagogical supervisor. Thus, in the theorical framework it centralizes the idea of evaluating the learning of the author Cipriano Luckesi, who donated two works of his authorship for the construction and enrichment of the framework, of this research were: “Evaluation in education: epistemological and practical issues”; year 2018, and “The evaluation of school learning: studies and propositions”; year 2011. Such works were fundamental for the improvement of this research. As for the results, the following work showed the relevance of an assessment of formative, diagnostic and qualitative learning in an intentional way to seek through its results actions, pedagogical practices that will contribute to the improvement of the organization of the pedagogical work.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Coordenação pedagógica
 Ensino
Trabalho pedagógico
Escola
Learning Assessment
Pedagogical coordination
Teaching
Pedagogical work
School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21866
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARICÉLIA BORGES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfMaricélia Borges da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2021.396.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.