Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARRUDA, I. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4378410455387025pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDALENCAR, A. C. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, W. G. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710716878516059pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2021.tccartigo.arruda-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso é uma monografia realizada na Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais (CHS) no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que objetiva analisar os desafios e possibilidade que a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Serveliano de Farias Castro do município de Caraúbas-PB enfrentou para exercer suas atividades profissionais em meio a pandemia do Covid-19. Estes desafios foram compreendidos através de novas dinâmicas implementadas com o ensino remoto e isolamento social. Este trabalho tem como objetivo geral compreender desafios e possibilidades da gestão escolar em meio a pandemia do Covid-19 no município de Caraúbas. E os objetivos específicos, delineados foram: mapear o perfil da gestão escolar; identificar as informações gerais da comunidade escolar; e, caracterizar a gestão em tempos de pandemia. De acordo com a literatura, a gestão escolar está entrelaçada com a educação, que constitui pilares fundamentais com objetivos e estratégias promovendo melhorias na qualidade do ensino e aprendizagem dos educandos. A escola nessa perspectiva assume um papel fundamental, com isso volta-se para novas realidades, através da ligação com o mundo político e cultural, lutando contra a exclusão social. A missão do gestor escolar está direcionada na inserção e principalmente na garantia dos direitos à educação. A abordagem metodológica da pesquisa foi a qualitativa que busca gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos, e usamos como instrumento de pesquisa a análise de questionários, sendo um estudo de campo. Esta pesquisa contribui nos aspectos de compreender os desafios e possibilidades que fazem parte da gestão escolar na pandemia. A gestão traz contextos desafiadores impostos pela Covid-19, esse novo cenário de ensino teve de ser adotado de forma emergencial para conter o avanço do Coronavírus.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades na gestão escolar em meio à pandemia de Covid 19, no município de Caraúbas Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2021-10-14-
dc.description.abstractThis course conclusion work is a monograph carried out in the Degree in Rural Education, in the area of Human and Social Sciences (CHS) at the Center for Sustainable Development of the Semi-Arid Region (CDSA), of the Federal University of Campina Grande (UFCG), which aims to analyze the challenges and possibilities that the director of the EEFM School Coronel Serveliano de Farias Castro in the municipality of Caraúbas-PB faced to exercise her professional activities in the midst of the Covid-19 pandemic. These challenges were understood through new dynamics implemented with remote learning and social isolation. This work aims to understand the challenges and possibilities of school management in the midst of the Covid-19 pandemic in the municipality of Caraúbas. And the specific objectives outlined were: to map the profile of school management; identify general information from the school community; and, characterize the management in times of pandemic. According to the literature, school management is intertwined with education, which constitutes fundamental pillars with objectives and strategies promoting improvements in the quality of teaching and learning of students. In this perspective, the school assumes a fundamental role, thus turning to new realities, through the connection with the political and cultural world, fighting against social exclusion. The school manager's mission is focused on insertion and mainly on guaranteeing the rights to education. The methodological approach of the research was qualitative, which seeks to generate knowledge for practical application, aimed at solving specific problems, and we used the analysis of questionnaires as a research instrument, as a field study. This research contributes to the aspects of understanding the challenges and possibilities that are part of school management in the pandemic. The management brings challenging contexts imposed by Covid-19, this new teaching scenario had to be adopted as an emergency to contain the advance of Coronavirus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21870-
dc.date.accessioned2021-11-05T20:13:13Z-
dc.date.available2021-11-05-
dc.date.available2021-11-05T20:13:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectPandemia de Covid 19 e educaçãopt_BR
dc.subjectCaraúbas - PB - gestão escolarpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectSocial isolationpt_BR
dc.subjectCovid 19 pandemic and educationpt_BR
dc.subjectCaraúbas - PB - school managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARRUDA, Izabele do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and possibilities in school management in through the Covid 19 pandemic, in the municipality of Caraúbas Cariri Paraibano - Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationARRUDA, Izabele do Nascimento. Desafios e possibilidades na gestão escolar em meio à pandemia de Covid 19, no município de Caraúbas Cariri Paraibano. 2021. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21870pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IZABELE DO NASCIMENTO ARRUDA - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO 2021.pdfIzabele do Nascimento Arruda - TCC Lecampo 2021696.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.