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dc.creator.IDLIMA, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698300216084596pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, A. B. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5953526094110213pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, José Irivaldo Alves de Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, J. I. A. O.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, A. G. F.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.lima2-
dc.description.resumoO mapeamento da Experiência do Usuário consiste em trazer o usuário para o centro do estudo, que é o financiador do serviço público, observando-o como ele executa na prática determinadas ações de navegação em interfaces virtuais (sites) e assim, podendo identificar se existe alguma dificuldade e onde elas mais se concentram. No âmbito público, um portal eletrônico disponibilizado na internet que venha a proporcionar uma experiência do usuário otimizada pode contribuir para a transparência das informações governamentais. Ao perceber a dificuldade de navegação e acesso dessas informações foi o que levou a inquietação de buscar compreender o que tem gerado dificuldade para os usuários e como isso reflete na plenitude da transparência pública. O Objetivo geral do presente estudo foi analisar o impacto que a Experiência do Usuário pode ter para a transparência das informações referentes aos atos governamentais nos portais eletrônicos, tomando como objeto de estudo, o Portal da Transparência do município de Sumé e observou-se quão acessíveis elas estão. A presente pesquisa utilizou como método a abordagem quantiqualitativa, experimental e analítica, por meio da técnica de experimento social e teve participação voluntária, no intuito de examinar a relação causal com possíveis resultados distintos que foram observados e correlacioná-los com o referencial teórico debatido. Observou-se que houve frustração dos usuários em alguns aspectos, mas que não comprometeu por inteira experiência exitosa de navegação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAs informações públicas são transparentes?: mapeando a experiência do usuário no portal eletrônico do município de Sumé.pt_BR
dc.date.issued2021-10-21-
dc.description.abstractThe mapping of the User Experience consists of bringing the user to the center of the study, which is the financing of the public service, observing how him performs in practice some navigation actions in virtual interfaces (websites) and thus being able to identify if there is some difficulty and where they are most concentrated. In the public sphere, an electronic portal made available on the internet that will provide an optimized user experience can contribute to the transparency of government informations. Realizing the difficulty of browsing and accessing this information was what led to the concern to try to understand what has caused difficulty for users and how this reflects on the fullness of public transparency. The general objective of this study was to analyze the impact that the User Experience can have on the transparency of information regarding government acts on electronic portals, taking the Transparency Portal of the municipality of Sumé as the object of study and observing how accessible it’s they are. The present research used the quantitativequalitative method, experimental and analytical approach, through the technique of social experiment and had voluntary participation, in order to examine the causal correlation with possible distinct results that were observed and correlate them with the theoretical framework debated. It was observed that there was user frustration in some aspects, but that did not compromise for a successful browsing experience.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21893-
dc.date.accessioned2021-11-08T20:31:03Z-
dc.date.available2021-11-08-
dc.date.available2021-11-08T20:31:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTransparência públicapt_BR
dc.subjectPortal eletrônico Sumé - PBpt_BR
dc.subjectInformação públicapt_BR
dc.subjectInformações governamentaispt_BR
dc.subjectUsuários do portal da transparência.pt_BR
dc.subjectMapeamento de experiência de usuários – portal eletrônicopt_BR
dc.subjectUsabilidade – portal eletrônico municipalpt_BR
dc.subjectPublic transparencypt_BR
dc.subjectSumé electronic portal - PBpt_BR
dc.subjectPublic informationpt_BR
dc.subjectGovernment informationpt_BR
dc.subjectTransparency portal users.pt_BR
dc.subjectUser experience mapping - electronic portalpt_BR
dc.subjectUsability - municipal electronic portalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Arthur Chagas de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIs public information transparent?: mapping the user experience on the electronic portal of the municipality of Sumé.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Arthur Chagas de. As informações públicas são transparentes?: mapeando a experiência do usuário no portal eletrônico do município de Sumé. 2021. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21893pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

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