Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21894
Title: Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.
Other Titles: Constructions of psychomotor activities in early childhood education: dilemmas and perspectives in the classroom.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
Keywords: Educação infantil;Psicomotricidade;Atividades psicomotoras;Desenvolvimento integral;Educação;Crianças;Sala de aula;Desenvolvimento;child education;Psychomotricity;psychomotor activities;integral development;education;Kids;Classroom;Development
Issue Date: 7-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. 2021. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de monografia tem como questão problematizadora: de que forma professores na educação compreendem a psicomotricidade, vivenciada em sala de aula, a partir de atividades, e como contribuem para o desenvolvimento integral da criança? no objetivo geral temos: analisar as contribuições das atividades psicomotoras na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professoras. E os objetivos específicos: refletir dilemas destacados, por professoras, ao trabalhar atividades psicomotoras em sala de aula: discutir perspectivas elencadas, por professoras, acerca da utilização de atividades psicomotoras realizadas em sala de aula, enquanto propulsoras do desenvolvimento integral da criança. Para o embasamento teórico utilizamos literaturas de autores como: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), dentre outros. Esses outores contribuíram para a compreensão da psicomotricidade na perspectiva do desenvolvimento integral da criança e como professores podem utilizar essa prática em sala de aula. Na metodologia temos uma pesquisa qualitativa que foi realizada com quatro professoras que trabalham na educação infantil em escolas públicas municipais da cidade de Sousa/PB. Aplicamos um questionário composto por questões objetivas e subjetivas para obtermos um melhor conhecimento das professoras e seus posicionamentos acerca da tema tica em estudo. por fim, concluímos que a psicomotricidade quando integrada à prática pedagógica auxilia no controle da motricidade e no desenvolvimento integral da criança, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem de forma satisfatória para professoras e alunos.
Abstract: The present monograph work has as a problematizing question: how do teachers in education understand the psychomotricity, experienced in the classroom, from activities, and how do they contribute to the integral development of the child? in the general objective we have: to analyze the contributions of psychomotor activities in Early Childhood Education, from the perspective of teachers. And the specific objectives: to reflect dilemmas highlighted by teachers when working psychomotor activities in the classroom: to discuss perspectives listed by teachers about the use of psychomotor activities carried out in the classroom, as drivers of the child's integral development. For the theoretical basis, we used literature from authors such as: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), among others. These others contributed to the understanding of psychomotricity from the perspective of the child's integral development and how teachers can use this practice in the classroom. In the methodology we have a qualitative research that was carried out with four teachers who work in early childhood education in municipal public schools in the city of Sousa/PB. We applied a questionnaire composed of objective and subjective questions to obtain a better knowledge of the teachers and their positions on the ethical topic under study. finally, we conclude that psychomotricity, when integrated into the pedagogical practice, helps in controlling the motor skills and in the child's integral development, enabling the teaching-learning process in a satisfactory way for teachers and students.
Keywords: Educação infantil
Psicomotricidade
Atividades psicomotoras
Desenvolvimento integral
Educação
Crianças
Sala de aula
Desenvolvimento
child education
Psychomotricity
psychomotor activities
integral development
education
Kids
Classroom
Development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21894
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANUELLY GOMES QUERINO DO NASCIMENTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfEmanuelly Gomes Querino do Nascimento. Monografia Pedagogia. CFP 2021. 14.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.