Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21896
Title: Diversidade étnicoracial: a trajetória das produções no Centro de Formação de Professores, na Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande, no período de 2010 a 2020.
Other Titles: Ethnic-racial diversity: the trajectory of productions in the Center of Teacher Training, at the Academic Education Unit of the Federal University of Campina Grande, from 2010 to 2020.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Regiana de Matos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Kássia Mota de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Luizete Vicente da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JOCA, Alexandre Martins.
Keywords: Educação superior;Questões étnico­raciais;Estado da arte;Trabalhos de Conclusão de Curso;College education;Ethnic-Racial Issues;State of art;Course Completion Papers
Issue Date: 13-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Regiana de Matos.Diversidade étnico­racial: a trajetória das produções no Centro de Formação de Professores, na Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande, no período de 2010 a 2020. 2021. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho consiste em um estado da arte das pesquisas acadêmicas, especificamente dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), sobre o tema das questões étnico­raciais, produzidos no curso de Pedagogia, da Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante a década de 2010 a 2020. Para tal estudo, foi realizado a análise de um total de vinte (20) trabalhos de conclusão de curso, depositados na biblioteca digital de teses e dissertações da (UFCG). Através da leitura e análise dos resumos apresentados nos TCC’s,utilizando como balizar teórico­metodológica as formulações sobre análise de Conteúdo de Bardin (2008), identificamos as temáticas abordadas pelas pesquisas, suas abordagens teóricas e metodológicas, e características gerais acerca das produções. Esse trabalho possui uma metodologia de caráter quali­quantitativo, conceituando e aprofundando as discussões sobre a modalidade de pesquisa denominada pela literatura como “Estado da Arte” conforme Romanowski (2006), Ferreira (2002) e Gatti (2010). Para discutir as relações raciais no âmbito da universidade utilizamos como aporte teórico: Gomes (2005; 2018), Silva (2003; 2018). Apresentamos aqui a paisagem das discussões étnico­raciais realizadas nos últimos anos no âmbito da UAE/CFP/UFCG, realizando uma retrospectiva, situando e indicando para os futuros pesquisadores o caminho trilhado e o horizonte a ser conquistado para as pesquisas em nossa área.
Abstract: The present work consists of a state of the art of academic research, specifically of course completion papers (TCC), on the theme of ethnic-racial issues, produced in the Pedagogy course, of the U of Education and Education Unit of Teachers (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) during the decade of 2010 to 2020. For this study, an analysis of a total of twenty was carried out(20) course conclusion works, deposited in the digital library of theses and dissertations (UFCG). Through reading and analysis of summaries presented in TCC’s, using as theoreticalmetomethodological framework formulations on content analysis by Bardin(2008), we identified the themes addressed by the researches, their theoretical and methodological approaches, and general characteristics about the productions. This work has a methodology of qualitative and quantitative character, conceptualizing and deepening the discussions about the research modality called by the literature as "State of the Art" according to Romanowski (2006), Ferreira (2002) and Gatti (2010). To discuss racial relations within the scope of the university, we used as a theoretical contribution: Gomes (2005; 2018), Silva (2003; 2018). Here, we present the landscape of ethnic-racial discussions held in recent years within the scope of the UAE/CFP/UFCG, performing a retrospective, situating and indicating to future researchers the path taken and the research to be completed.
Keywords: Educação superior
Questões étnico­raciais
Estado da arte
Trabalhos de Conclusão de Curso
College education
Ethnic-Racial Issues
State of art
Course Completion Papers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21896
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGIANA DE MATOS SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfRegiana de Matos Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2021.778.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.