Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2191
Title: A globalização e migração estudantil para o Brasil: a mão-de-obra estrangeira e a inserção dos estudantes africanos (UFCG, UFPB E UFPE) no mercado de trabalho brasileiro.
???metadata.dc.creator???: NHAGA, Banjaqui.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AGRA , Nadine.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JESUS , Alexandro Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LADOSKY , Mário Henrique Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee4???: SILVA, Vanderlan Francisco da.
Keywords: Globalização;Migração;Mercado de Trabalho;Estudantes Africanos;Globalization;Migration;Job Market;African Students
Issue Date: Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NHAGA, B. A globalização e migração estudantil para o Brasil: a mão-de-obra estrangeira e a inserção dos estudantes africanos (UFCG, UFPB E UFPE) no mercado de trabalho brasileiro. 2018. 300 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O cenário atual da intensa mobilidade do capital tem sido acompanhado por um crescente deslocamento internacional de população. As transformações sociais vivenciadas nas ultimas décadas tornaram mais complexo o fenômeno das migrações e da emigração internacional, que se realizam sob novas lógicas, em especial pela ampliação do mercado mundial e a dispersão da indústria e de bens e serviços e a migração contemporânea de estudantes a nível planetário. A mobilidade espacial com fins de estudo é um processo histórico e se manifesta de diversas formas, dependendo de acordos firmados entre os países ou instituições envolvidas e seus reflexos são sentidos em todas as dimensões em que ocorrem. Neste contexto, entre os diversos fatores (econômicos, políticos, sociais, culturais e educacionais) o presente trabalho tem como finalidade compreender as dinâmicas da inserção dos estudantes africanos no mercado de trabalho brasileiro após a conclusão do curso de graduação nas universidades públicas brasileiras (UFCG, UFPB e UFPE). Metodologicamente o trabalho foi desenvolvido em cinco seções. Inicialmente, realizou-se uma contextualização histórica sobre o fenômeno da globalização, uma revisão sobre a questão das migrações internacionais contemporâneas e da mobilidade espacial no contexto global, em que se verificaram novas tendências e desafios a partir de enfoque de teóricos e especialistas do tema da migração e do mercado de trabalho. Isso se justifica pelo fato de a globalização guardar profundas relações com as migrações humanas, em especial com a questão da migração internacional, situação corriqueira em um mundo em que a evolução da tecnologia faz-se aparentar menor e mais acessível. Discorre-se sobre o processo histórico da mobilidade internacional e, em especial, da migração para o Brasil. Essa mobilidade internacional dos indivíduos tornou-se um fenômeno de fundamental importância a nível mundial, tanto para os países de destino quanto de origem ou de trânsito. A quarta seção se propõe a analisar as características de inserção do trabalhador no mercado de trabalho formal e informal brasileiro a partir do século XXI. O racismo e o preconceito entraram em cena, de modo que os dois conceitos influenciam diretamente no processo de inserção no mercado de trabalho. Por fim, uma análise da trajetória e experiência dos estudantes/migrantes no mercado de trabalho brasileiro. Conclui-se mostrando que se trata de uma população que faz parte de uma tendência global contemporânea de migração internacional com fins de estudo.
Keywords: Globalização
Migração
Mercado de Trabalho
Estudantes Africanos
Globalization
Migration
Job Market
African Students
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2191
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BANJAQUI NHAGA - TESE (PPGCS) 2018.pdf2.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.