Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/7623167402342498pt_BR
dc.creator.LattesALMEIDA, S. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lurdes.-
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre a superação do fracasso escolar na perspectiva de ir além de uma compreensão de múltiplas abordagens a que se atribuem suas causas, refletiu-se então acerca de caminhos possíveis para alcançar o êxito escolar. Identificar elementos que contribuem para o alcance do sucesso escolar, mesmo diante uma realidade tão desafiadora é a razão de ser deste trabalho. Essa investigação foi norteada pelo seguinte questionamento: Quais fatores contribuíram para a melhoria dos indicadores educacionais que apresentaram aumentos no ano de 2019 em relação aos resultados de 2017. A pesquisa teve como objetivo geral apreender as concepções docentes acerca dos fatores que contribuem para o êxito escolar na rede municipal de ensino de São Domingos - Paraíba. Buscou-se aporte teórico em Xypas (2014) e (2017); Xypas; Silva e Nascimento (2014); Libâneo (1990) e (2014); Pimenta e Lima (2012); Consenza e Guerra (2011); Forgiarini e Silva (2007); Lahire (2004); Patto (1999) , entre outros. A metodologia empregada foi uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa realizada de maneira virtual mediante a captura sonora de narrativas docentes com professores em uma escola Municipal de São Domingos-PB por meio de entrevista semiestruturada. Além de levantamento bibliográfico para fundamentar a análise dos dados produzidos na investigação. A análise dos resultados respaldou-se em Bardin (2016). na pesquisa realizada constatou-se que a formação continuada, a autonomia docente, o apoio da gestão junto aos professores e famílias, bem como a valorização da educação pelos pais, a motivação docente e discente, as influências positivas de professores na vida escolar, ou, ainda, a afetividade no processo de ensino-aprendizagem são possibilidades para superar ou minimizar o fracasso escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDesvelado o êxito escolar: narrativas docentes na Escola Maria Marques de Assis em São Domingos-PB.pt_BR
dc.date.issued2021-05-13-
dc.description.abstractThis work deals with overcoming school failure from the perspective of going beyond an understanding of multiple approaches to which its causes are attributed, and then reflecting on possible ways to achieve school success. Identifying elements that contribute to achieving school success, even in the face of such a challenging reality, is the reason for this work. This investigation was guided by the following question: What factors contributed to the improvement of educational indicators that showed increases in the year 2019 compared to the 2017 results. in the municipal school system of São Domingos - Paraíba. Theoretical support was sought in Xypas (2014) and (2017); Xypas; Silva and Nascimento (2014); Libâneo (1990) and (2014); Pimenta e Lima (2012); Consenza and Guerra (2011); Forgiarini and Silva (2007); Lahire (2004); Patto (1999) , among others. The methodology used was a field research, with a qualitative approach, carried out in a virtual way through the sound capture of teachers' narratives with teachers in a municipal school in São Domingos-PB, through semi-structured interviews. In addition to a bibliographic survey to support the analysis of data produced in the investigation. The analysis of the results was supported by Bardin (2016). in the research carried out, it was found that continuing education, teaching autonomy, management support with teachers and families, as well as the valuing of education by parents, teacher and student motivation, the positive influences of teachers on school life, or , still, affectivity in the teaching-learning process are possibilities to overcome or minimize school failure.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21947-
dc.date.accessioned2021-11-11T13:06:01Z-
dc.date.available2021-11-11-
dc.date.available2021-11-11T13:06:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectÊxito escolarpt_BR
dc.subjectSuperaçãopt_BR
dc.subjectNarrativas docentespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPratica docentept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectschool failurept_BR
dc.subjectschool successpt_BR
dc.subjectResiliencept_BR
dc.subjectTeacher narrativespt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subjectteaching practicept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Samara Caminha de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUnveiled school success: teaching narratives at Maria Marques de Assis School in São Domingos-PB.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Samara Caminha de. Desvelando o êxito escolar:narrativas docentes na Escola Maria Marques de Assis em São Domingos-PB. 2021. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMARA CAMINHA DE ALMEIDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfSamara Caminha de Almeida. Monografia Pedagogia. CFP 2021.21.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.