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dc.creator.IDMENEZES, S. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3806089587517818pt_BR
dc.contributor.advisor1BATISTA, Mércia Rejane Rangel.-
dc.contributor.referee1LIMA , Elizabeth Christina de Andrade.-
dc.contributor.referee2CUNHA, Luís Henrique Hermínio.-
dc.contributor.referee3GOLDFARB, Maria Patrícia Lopes.-
dc.contributor.referee4CORRÊA, José Gabriel Silveira.-
dc.description.resumoO objeto de estudo deste trabalho é o espetáculo Agreste e seus efeitos. Estes perseguem o tema central do trabalho: como a diferença vem sendo tratada na sociedade contemporânea, isso abrange não somente o campo de pesquisa, como também o acadêmico, uma vez que as ciências sociais se veem desafiadas pelos estudos da diferença, sobretudo no que se refere aos estudos feministas, poscoloniais, decoloniais, de raça e etnia, diásporas, queer, entre outros que na virada da pós-modernidade começam a questionar como as minorias vêm sendo representadas, revendo ou mesmo recusando diversos conceitos e perspectivas quando estas reproduzem a diferença. O processo de subjetivação e as formas de interpelações vividas nas searas científicas e no campo de pesquisa entram nessa discussão para se problematizar o campo cientifico, ou mesmo a possível formação dos sujeitos da pesquisa, assim que a tese se propõe dar conta dos efeitos do espetáculo, analisando tanto contexto social quanto científico, ambos pesquisados de modo simétrico (LATOUR, 1994). Deste modo, a partir dos efeitos deste objeto (Agreste) é possível verificar enunciações que sugerem regimes racionais, assim como perceber a erudição como capitais culturais, simbólicos, sociais e econômicos, e por isso mesmo, a peça é usada como o fio condutor, e a partir de seus efeitos iremos nos debruçar na relação mapa-território que permeia e produz a subjetividade. O trabalho procura trazer os mapas mentais, teóricos e abstracionais, as formas, subjetivações e habitus (FOUCAULT, 1995; BOURDIEU, 2007) para verificar se no vivido ou no território essas representações imagéticas e discursivas alcançam alguma dimensão social, ou seja, na teatralidade social do dia-a-dia vamos descobrindo os odores sociais, a parte maldita e para isso nos apoiamos na antropologia do vivido que investiga os elementos que subjazem as aparências, as formas, os mapas para ver o que compõe o território (MAFFESOLI, 1998). Também nos reapropriamos da perspectiva do ser afetado que utiliza a participação como forma de conhecimento (FAVRET-SAADA, 2009), tanto no contexto social quanto acadêmico, nas quais essas experiências como espectadora e pesquisadora são usadas para emitir os paradoxos, cujos efeitos do espetáculo emergiram como um meio para analisar como gênero, geração, raça, renda/classe, sexualidade são tomados no campo teórico e no campo de pesquisa, de modo que interseccionaremos esses marcadores sociais da diferença a partir de dados recolhidos no campo de estudo. Este percurso experiencial, a partir e no contato com a peça, entra em análise para discutir a produção de subjetividades e refletir como a ciência e o pesquisador são partes essenciais que geram regimes de racionalidades (FOUCAULT, 2003) que referendam também a maioria do público entrevistado, ou seja, reproduzem discursos / mapas que nem sempre alcançam o território, mas vamos a ele para compreender os paradoxos dessa socialidade, isto é, verificar quais são os elementos que formam o social e nos elucidam questões sobre o tema da tese. Deste modo procuramos perceber não só o que “deveria ser” – este representado pelos discursos, formas, aparências, mapas, teorias - para ver como são no vivido, ou seja, quais são as práticas e ações. Nesta relação é possível verificar as contradições em que a diferença vem sendo tomada. Este trabalho também utiliza uma comunicação que pretende fazer da tese um agente de mediação cultural, isso quer dizer que entre um emissor que elabora e um receptor que reelabora, a partir da leitura se reconhecem iguais ou diferentes, mas que fazem parte (singulares) do mesmo processo: a sociedade que estamos a construir.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleQuando o território desconstrói o mapa: um encontro entre ciências sociais, arte e comunicação.pt_BR
dc.date.issued2018-06-08-
dc.description.abstractThe object of study of this work is the spectacle Agreste and its effects. These pursue the central theme of the work: as the difference is being treated in contemporary society, this encompasses not only the field of research, but also the academic one, since the social sciences are challenged by the study of difference, especially in what refers to the feminist, postcolonial, decolonial, racial and ethnic studies, diasporas, queer, among others that at the turn of postmodernity begin to question how minorities are being represented, reviewing or even rejecting various concepts and perspectives when they reproduce the difference . The process of subjectivation and the forms of interpellations experienced in the scientific fields and in the field of research enter into this discussion in order to problematize the scientific field or even the possible formatting of the subjects of the research, as the thesis proposes to account for the effects of the spectacle , analyzing both social and scientific contexts, both searched symmetrically (LATOUR, 1994). Thus, from the effects of this object (Agreste) it is possible to verify enunciations that evidence certain rational regimes, as well as to perceive erudition as cultural, symbolic, social and economic capitals, and for this reason, the piece is used as the guiding thread , and from its effects we will look at the map-territory relationship that permeates and produces subjectivity. The work seeks to bring mental, theoretical and abstract maps, forms, subjective and habitus (FOUCAULT, 1995; BOURDIEU, 2007) to verify if in the lived or in the territory, these imagistic and discursive representations reach some social dimension, that is, in the social theatricality of everyday life we discover the social odors, the cursed part and for this we rely on the anthropology of the lived that investigates the elements that underlie appearances, forms, maps to see what makes up the territory (MAFFESOLI, 1998). We also reappropriate ourselves from the perspective of the affected person who uses participation as a form of knowledge (FAVRET-SAADA, 2009), both in the social and academic context, in which these experiences as a spectator and researcher are used to emit the paradoxes, whose effects of the spectacle have emerged as a means to analyze how gender, generation, race, income / class, sexuality are taken in the theoretical field and the field of research, so that we will intersect these social markers of difference from data collected in the latter field. This experiential course, starting from and in contact with the piece, goes into analysis to discuss the production of subjectivities and to reflect how science and the researcher are essential parts that generate regimes of rationalities (FOUCAULT, 2003) that also refer the majority of the public interviewed, that is, reproduce discourses / maps that do not always reach the territory, but we go to him to understand the paradoxes of this sociality, that is, to verify which are the elements that form the social and elucidate us questions on the subject of thesis. In this way we try to perceive not only what should be - this represented by the speeches, forms, appearances, maps, theories - to see how they are in the lived, that is, what are the practices and actions, in this relation one can verify the contradictions in which the difference has been made. This work also uses a communication that intends to make of the thesis an agent of cultural mediation, that is to say that between a transmitter that elaborates and a receiver that reelaborates, from the reading they recognize the same or different, but that they are part (singular) of the same process: the society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2194-
dc.date.accessioned2018-11-16T11:25:24Z-
dc.date.available2018-11-16-
dc.date.available2018-11-16T11:25:24Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectMarcadores Sociais da Diferençapt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectInterpelaçãopt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectSocial Markers of Differencept_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectInterpellationpt_BR
dc.subjectHeteronormativitypt_BR
dc.subjectMarqueurs Sociaux de Différencept_BR
dc.subjectIntersectionnalitépt_BR
dc.subjectLa Subjectivitépt_BR
dc.subjectLe Questionnementpt_BR
dc.subjectL'hétéronormativitépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENEZES, Sophia Padilha.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationMENEZES, S. P. Quando o território desconstrói o mapa: um encontro entre ciências sociais, arte e comunicação. 2018. 284 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2194pt_BR
dc.description.resumeL'objet d'étude de ce travail est le spectacle Agreste et ses effets. Ces chiens le thème central du travail: la différence a été traitée dans la société contemporaine, il couvre non seulement le domaine de la recherche, ainsi que académiques, car les sciences sociales se trouvent interpellés par la différence d'études, notamment en se réfère aux études féministes, postcoloniales, decolonias, la race et l'origine ethnique, diasporas, queer, entre autres que postmodernité le tour commencent à remettre en question la façon dont les minorités sont représentées par l'examen ou même de refuser plusieurs concepts et perspectives quand ils reproduisent la différence . Le processus subjectif et les moyens Interpellations vivaient dans les cultures scientifiques et dans le champ de recherche entrent dans cette discussion à la question du domaine scientifique, ou même la formation possible des sujets de recherche, de sorte que la thèse est proposée pour expliquer les effets de l'exposition l'analyse à la fois le contexte social et scientifique, à la fois étudiés de façon symétrique (LATOUR, 1994). Ainsi, les effets de cet objet (Agreste) vous pouvez vérifier les énoncés qui suggèrent des régimes rationnels, ainsi que réaliser la bourse en tant que capitale culturelle, symbolique, social et économique, et par conséquent, la partie est utilisée comme point commun, et de ses effets, nous examinerons la carte des relations du territoire qui imprègne et produit la subjectivité. Le travail vise à apporter les cartes mentales, théoriques et abstracionais, formes, subjectivités et habitus (FOUCAULT, 1995; BOURDIEU, 2007) pour voir si la durée ou le territoire de l'imagerie et des représentations discursives atteindre une dimension sociale, à savoir la théâtralité au jour le jour sociale, nous découvrons les odeurs sociales, la partie sanglante et nous soutenons l'anthropologie de la vie qui étudie les éléments qui sous-tendent les apparences, les formes, cartes pour voir ce qui fait le territoire (MAFFESOLI 1998 ). De plus en reapropriamos la perspective d'être affecté qui utilise la participation comme une forme de connaissance (FAVRET-SAADA, 2009), à la fois le contexte social et académique dans lequel ces expériences en tant que spectateur et chercheur sont utilisés pour délivrer les paradoxes, qui montrent les effets émergé comme un moyen d'analyser la façon dont le sexe, la production, la race, le revenu / classe, la sexualité sont prises dans le domaine théorique et dans le champ de recherche, de sorte que interseccionaremos ces marqueurs sociaux de différence à partir des données recueillies dans le domaine de l'étude. Ce voyage l'expérience, de et en contact avec la partie, est en cours d'examen pour discuter de la production de subjectivité et de refléter la façon dont la science et la recherche sont des éléments essentiels qui génèrent des systèmes de Foucault (justifications, 2003), qui endossent également la majorité du public interrogé, à savoir reproduire des discours / cartes ne parviennent pas toujours sur le territoire, mais que celui de comprendre les paradoxes qui socialité, qui est, pour vérifier quels sont les éléments qui composent le social et clarifient des questions sur le sujet de la thèse. Ainsi, nous cherchons à comprendre non seulement ce qui « devrait être » - ce représenté par des discours, des formes, des apparences, des cartes, des théories - pour voir comment ils vivent, ou les pratiques et les actions sont. Dans cette relation, on peut vérifier les contradictions dans lesquelles la différence est faite. Ce travail utilise également une communication qui vise à rendre la thèse d'un agent de médiation culturelle, ce qui signifie entre un travail d'émetteur et un récepteur qui retravaille, de la lecture reconnaissent identiques ou différents, mais font partie de (naturelle) de même processus: la société que nous construisons.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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SOPHIA PADILHA MENEZES - TESE PPGCS CH 2018.pdfSophia Padilha Menezes - Tese PPGCS CH 20183.36 MBAdobe PDFView/Open


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