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Title: Retratos da fé: uma análise da experiência de evangélicos pentecostais no curso superior de história.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Robson Gerliandro da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES JUNIOR, Ronaldo Laurentino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, Luís Henrique.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Vanderlan.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SANTOS, João Marcos Leitão.
???metadata.dc.contributor.referee4???: GONÇALVES, Antônio Giovanni Boaes.
Keywords: Pentecostalismo;Universidade;Disposição;Contexto;Retrato Sociológico;Pentecostalism;University;Disposition;Context;Sociological Portrait;Pentecôtisme;Université;Contexte;Portrait Sociologique
Issue Date: 27-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, R. G. da. Retratos da fé: uma análise da experiência de evangélicos pentecostais no curso superior de história. 2018. 228 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2195
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho analisa a experiência de evangélicos pentecostais que, após o ingresso na universidade, lidam com o desafio de conciliar a experiência religiosa do templo com a vida e o conhecimento da academia. Nas duas últimas décadas, o Brasil tem vivido um processo rápido de massificação do acesso aos cursos superiores, que tem feito com que o público universitário se torne cada vez mais diversificado e que algumas classes de pessoas, antes impossibilitadas de ingressar no curso superior, realizem o sonho da universidade. Dentre essas classes que foram beneficiadas pela popularização do ensino superior, se encontram muitos adeptos do pentecostalismo, que, comparando os dados do IBGE, nos anos 2000 e 2010, foi o grupo religioso que mais cresceu na universidade, apesar de ainda ser um grupo composto, majoritariamente, por pessoas de classes baixas. Uma vez que o pentecostalismo é caracterizado pela ênfase no ascetismo, no misticismo e no proselitismo e que, em alguns de seus membros, são geradas disposições ligadas a estas características pentecostais, na presente pesquisa analisamos como o patrimônio disposicional dos pentecostais é afetado pelo seu ingresso no curso superior de história, visto que a universidade, em geral, tem sido marcada, no decorrer dos séculos, por um processo contínuo de secularização, que culminou em sua completa emancipação da religião no século XIX. Portanto, o objetivo é analisar a experiência de pessoas cuja consciência não foi tão afetada pela secularização, mas vivem em um espaço altamente secularizado, ou seja, muitos universitários evangélicos, que nos fins de semana participam dos cultos em suas igrejas e são exortados por seus líderes a viver uma constante experiência de fé, mas no decorrer da semana, na universidade, escutam de seus professores um discurso científico, que, algumas vezes, é oposto à proposta religiosa. Utilizando as contribuições teórico-metodológicas da sociologia à escala individual (sobretudo o modelo de “homem plural”, desenvolvido por Bernard Lahire), focalizamos o eventual conflito de disposições incorporadas na socialização religiosa do templo com as possíveis disposições geradas no contexto acadêmico, e como os estudantes pentecostais as relacionam (transferindo-as ou dicotomizando-as) em sua experiência social nos dois contextos. Quanto ao nível de análise individual, o procedimento metodológico utilizado consistiu na realização de entrevistas de cunho biográfico, as quais foram trabalhadas e analisadas sob procedimentos analíticos que culminaram na elaboração de seis “retratos sociológicos”, cujo foco esteve no momento de “ruptura biográfica” que marca o ingresso do fiel na universidade.
Abstract: The present work analyzes the experience of Pentecostal evangelicals who, after entering university, deal with the challenge of reconciling the religious experience of the temple with the life and knowledge of the academy. In the last two decades, Brazil has been experiencing a rapid process of massification of access to higher education, which has made the university public increasingly more diversified, and that some classes of people, previously unable to enter higher education, realize the dream of the university. Among those classes that were benefited by the popularization of higher education, there are many adherents of Pentecostalism, which, comparing IBGE data, in the years 2000 and 2010, was the religious group that grew most at university, although it is still a composite group, mostly by people of lower classes. Since Pentecostalism is characterized by the emphasis on asceticism, mysticism and proselytism, and that some of its members generate dispositions related to these Pentecostal characteristics, in the present research we analyze how the dispositional patrimony of the Pentecostals is affected by their entrance in the higher course of history, since the university, in general, has been marked over the centuries by a continuous process of secularization, culminating in its complete emancipation from religion in the nineteenth century. Therefore, the aim is to analyze the experience of people whose consciences have not been so affected by secularization but who live in a highly secularized space, that is, many evangelical university students, who participate in church services at weekends and are exhorted by their leaders to live a constant experience of faith, but during the week, at the university, they listen of their teachers a scientific discourse that, sometimes, is opposed to religious proposal. Using the theoretical-methodological contributions of sociology to the individual scale (especially the "plural man" model, developed by Bernard Lahire), we focused on the eventual conflict of dispositions incorporated in the religious socialization of the temple with the possible dispositions generated in the academic context, and as Pentecostal students relate them (transferring or dichotomizing them) in their social experience in the two contexts. Regarding the level of individual analysis, the methodological procedure used consisted of biographical interviews, which were worked and analyzed under analytical procedures that culminated in the elaboration of six "sociological portraits", whose focus was in the moment of "biographical rupture" that marks the entrance of the believer in the university.
???metadata.dc.description.resume???: Le présent travail de recherche analyse l'expérience des évangéliques pentecôtistes qui, après leur entrée à l'université, affrontent le défi de réconcilier l'expérience religieuse du temple avec la vie et la connaissance de l'académie. Au cours des deux dernières décennies, le Brésil a connu un processus rapide de massification de l'accès à l'enseignement supérieur, ce qui a rendu le public universitaire de plus en plus diversifié et certaines catégories de personnes, auparavant incapables d'entrer dans l'enseignement supérieur, le rêve de l'université. Parmi ces classes sociales qui ont bénéficié de la généralisation de l'enseignement supérieur, sont nombreux les membres des églises pentecôtistes qui, selon la comparaison des données du l’IBGE, en 2000 et 2010, c'est le groupe religieux qui a le plus progressé dans l'université, bien que toujours un groupe composite, principalement par des gens de classes populaires. Étant donné que le pentecôtisme se caractérise par l'accent sur l'ascétisme, le mysticisme et le prosélytisme et que, dans certains de ses membres, des dispositions sont produits liés à ces caractéristiques pentecôtistes. Dans cette étude, nous analysons comment le patrimoine dispositionnelle de pentecôtistes est affectée par votre billet dans la partie supérieure de l'histoire, comme l'université en général a été caractérisée, au cours des siècles, par un processus continu de sécularisation, qui a abouti à son émancipation complète de la religion au XIXe siècle, par conséquent, l'objectif est d'analyser l'expérience les personnes dont la conscience n'a pas été aussi touchés par la sécularisation, mais vivent dans un espace très sécularisée, qui est, beaucoup l'université évangélique, qui le week-end participer aux services dans leurs églises et sont invités par leurs dirigeants religieux à vivre une expérience constante de la foi, mais pendant la semaine, à l'université, ils écoutent leurs professeurs un discours scientifique Je reçois qui est parfois opposé à la proposition religieuse. En utilisant les apports théoriques et méthodologiques de la sociologie au niveau individuel (en particulier le modèle développé par Bernard Lahire « homme pluriel »), nous concentrons sur le conflit potentiel des dispositions incorporées sur la socialisation religieuse du temple avec les dispositions possibles générées dans le contexte académique, et comme les étudiants pentecôtistes les relient (les transfèrent ou les dichotomisent) dans leur expérience personnelle et sociale dans les deux contextes. En ce qui concerne le niveau d'analyse individuelle, la procédure méthodologique a consisté de la nature biographique des entretiens qui ont été élaborées et analysé des procédures analytiques ont abouti à la préparation de six « portrait sociologique » dont l'objectif était le temps de « rupture biographique » cela marque l'entrée des fidèles à l'université.
Keywords: Pentecostalismo
Universidade
Disposição
Contexto
Retrato Sociológico
Pentecostalism
University
Disposition
Context
Sociological Portrait
Pentecôtisme
Université
Contexte
Portrait Sociologique
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2195
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