Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21964
Title: Os círculos de diálogos como recurso didático para o ensino da disciplina de sociologia.
Other Titles: Dialog circles as a didactic resource for teaching the discipline of sociology.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Cláudia Naiza da Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULA, Maria Assunção Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: KUHLMANN, Paulo Roberto Loyolla.
Keywords: Círculos de diálogos;Ensino da sociologia;Reflexividade;Agir comunicativo;Dialog circles;Teaching of sociology;Reflexivity;Act communicative;Enseñanza de la sociología;Reflexividad;Actuar comunicativo;Cercles de dialogue;Enseignement de la sociologie;Réflexivité;Agir de manière communicative
Issue Date: 30-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, C. N. da C. Os círculos de diálogos como recurso didático para o ensino da disciplina de sociologia. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Este projeto de intervenção pedagógica foi executado durante todos os sujeitos envolvidos na comunidade escolar, e, principalmente, para os alunos da rede pública. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o ensino da Sociologia no ensino médio, tendo como foco uma educação para a vida a partir dos conteúdos curriculares da Sociologia, apresentando como recurso pedagógico as práticas de Círculos de Diálogos, visando a promover nos alunos sua capacidade crítica, dialógica e reflexiva. Para formular esta proposta de intervenção, sentimos a necessidade de apoiar-nos em diversas construções teóricas que, de alguma forma, demarcam pistas analíticas que orientaram nossa pesquisa. Autores como Paulo Freire, Jürgen Habermas, Axel Honneth, e Anthony Giddens foram essenciais. Sobre a metodologia, pontuamos que este projeto de intervenção pedagógica aconteceu por meio do ensino remoto, com alunos do componente da Sociologia, do 2º Ano do ensino médio, matriculados na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Ascensão Cunha (FAC), escola pública, vinculada à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, situada no Bairro dos Bancários, no município de João Pessoa. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa e de caráter exploratório, tendo como procedimentos metodológicos as pesquisas bibliográfica, documental e de pesquisa-ação. A intervenção pedagógica se dividiu em três fases: fase exploratória e de planejamento; fase de execução; e fase de análise do trabalho. A fase exploratória aconteceu no mês de abril de 2021, quando, de início, dialogamos com os professores, conhecemos os alunos e os temas trabalhados no componente da Sociologia. Na fase de execução, realizamos 10 (dez) aulas com o tema Cidadania, Política e Estado. Os encontros ocorreram por meio de aulas remotas, através do aplicativo Google Meet, com utilização do livro didático e adaptação do tema às práticas de Círculos de Diálogos, tudo isso fazendo uso de ferramentas tecnológicas de comunicação e didática remota, com metodologias ativas e habilidades cooperativas no ambiente virtual. Na fase da análise, foi possível perceber que os Círculos de Diálogos serviram para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, além de criar conexões entre os participantes, favorecendo o reconhecimento mútuo, o pertencimento e o protagonismo, estimulando a capacidade de reflexão a respeito da vida e de sua realidade.
Abstract: This pedagogical intervention project was carried out during the pandemic period, using remote learning as an emergency model. The proposal was challenging not only for the execution of the project itself, but also for all subjects involved in the school community, and especially for students in the public network. Thus, the objective of this work is to reflect on the teaching of Sociology in high school, focusing on an education for life based on the curricular contents of Sociology, presenting as a pedagogical resource the practices of Dialog Circles, aiming to promote in students its critical, dialogic and reflective capacity. In order to formulate this intervention proposal, we felt the need to rely on several theoretical constructions that, in some way, demarcate analytical clues that guided our research. Authors such as Paulo Freire, Jürgen Habermas, Axel Honneth, and Anthony Giddens were essential. Regarding the methodology, we point out that this pedagogical intervention project took place through remote teaching, with students from the Sociology component, from the 2nd year of high school, enrolled at the Francisca Ascensão Cunha State Integral Citizen School of Elementary and High School (FAC), public school, linked to the State Department of Education and Science and Technology of Paraíba, located in Bairro dos Bancários, in the municipality of João Pessoa. This research was qualitative and exploratory in nature, having as methodological procedures the bibliographical, documental and action research. The pedagogical intervention was divided into three phases: exploratory and planning phase; execution phase; and work analysis phase.The exploratory phase took place in April 2021, when, at first, we dialogued with the professors, got to know the students and the themes worked on in the Sociology component. In the execution phase, we held 10 (ten) classes with the theme Citizenship, Politics and State. The meetings took place through remote classes, through the Google Meet application, using the textbook and adapting the theme to the practices of Circles of Dialogue, all this making use of technological tools of remote communication and didactics, with active methodologies and cooperative skills in the virtual environment. In the analysis phase, it was possible to see that the Dialog Circles served to facilitate the teaching-learning process, in addition to creating connections between the participants, favoring mutual recognition, belonging and protagonism, stimulating the capacity for reflection on the life and its reality.
Keywords: Círculos de diálogos
Ensino da sociologia
Reflexividade
Agir comunicativo
Dialog circles
Teaching of sociology
Reflexivity
Act communicative
Enseñanza de la sociología
Reflexividad
Actuar comunicativo
Cercles de dialogue
Enseignement de la sociologie
Réflexivité
Agir de manière communicative
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21964
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIA NAIZA DA COSTA FERREIRA – DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2021.pdfCláudia Naiza da Costa Ferreira - Dissertação (PROFSOCIO) CH 20211.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.