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Title: Plano de negócio: abertura de uma distribuidora de camarões no Sertão Paraibano.
Other Titles: Business plan: opening of a shrimp distributor in Sertão Paraibano.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, André Vitor da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: LIMA JUNIOR, Josean da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Robson Fernandes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Elton César dos Santos.
Keywords: Plano de negócio;Carcinicultura;Empreendedorismo;Viabilidade econômica;Análise de mercado.;Business plan;Shrimp farming;Entrepreneurship;Economic viability;Market analysis.
Issue Date: 21-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, André Vitor da Silva. Plano de negócio: abertura de uma distribuidora de camarões no Sertão Paraibano. 2021. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21974
???metadata.dc.description.resumo???: O plano de negócio é uma importante ferramenta utilizada para restringir possíveis erros ainda na fase de planejamento, e para verificar se o negócio é viável. É uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma empresa, pois permite ao empreendedor uma visão mais ampla do seu empreendimento. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral elaborar um plano de negócios para a abertura de uma Distribuidora de Camarão na cidade de Santa Luzia do Sabugi-PB. Durante o desenvolvimento do estudo foi utilizado o método de pesquisa descritiva como abordagem e qualitativa, além de pesquisa documental e pesquisa de mercado para levantamento de dados e informações econômico-financeiras e mercadológicas. A pesquisa de mercado objetivou identificar possíveis concorrentes e consumidores. Projeções financeiras foram elaboradas para identificar se o empreendimento é viável, desenvolvendo para tanto, demonstrações financeiras para 1 ano e 3 meses de funcionamento, além da análise de indicadores pertinentes que possibilitem visualizar a futura e possível situação da empresa. Os resultados das análises demonstram a viabilidade do negócio bem como o crescimento acentuado do consumo desse produto no País. Portanto, apresentam-se oportunidades positivas para o desenvolvimento do negócio. Por fim, consideras-e que o presente estudo atingiu todos os objetivos esperados e a abertura da distribuidora se mostra viável e lucrativa, e o empreendedor obterá o retorno do investimento em um período de, aproximadamente, 15 meses.
Abstract: The business plan is an important tool used to limit possible errors in the planning phase, and to check whether the business is viable. It is a fundamental tool for the success of a company, as it allows the entrepreneur to have a broader view of their business. Thus, this study aims to develop a business plan for the opening of a Shrimp Distributor in the city of Santa Luzia do Sabugi. During the development of the study, the descriptive research method was used with a qualitative approach, in addition to documentary research and market research for data collection and economicfinancial and marketing information. A market research aimed to identify competing types and consumers. Financial projections were prepared to identify whether the project is viable, developing financial accounts for 1 year and 3 months of operation, in addition to the analysis of relevant indicators that allow for the visualization of the future and possible situation of the company. The results of the analyzes demonstrate the viability of the business as well as the sharp growth in consumption of this product in the country, presenting positive opportunities for the development of the business. Finally, it is considered that the present study has achieved all the expected objectives and the opening of the distributor proves to be viable and profitable, and the entrepreneur will obtain a return on investment in a period of approximately 15 months.
Keywords: Plano de negócio
Carcinicultura
Empreendedorismo
Viabilidade econômica
Análise de mercado.
Business plan
Shrimp farming
Entrepreneurship
Economic viability
Market analysis.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21974
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