Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21975
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, R. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287022422481758pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Luiz Antônio Coelho da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, L. A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781635627109670pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Jacquelline Vieira Santos de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.silva2-
dc.description.resumoCampanhas e governos de sucesso passaram a usar no decorrer dos anos boas estratégias de marketing político eleitoral, onde o uso dessas ferramentas foi capaz de fazer políticos alcançarem melhores resultados. Este estudo tem como objetivo geral, analisar como os vereadores eleitos em 2020, no município de Sumé – Paraíba, utilizam o marketing político para divulgar as ações de seu mandato. E como objetivos específicos, têmse: diferenciar o marketing político do eleitoral, debatendo os conceitos e a forma de aplicabilidade no dia a dia dos mandatos e eleições dos vereadores de SuméPB; demonstrar quais são as ferramentas de marketing eleitoral utilizadas pelos parlamentares Sumeenses nas eleições municipais; enfatizar quais são os mecanismos oficiais que o Poder Legislativo do município de SuméPB dispõe para divulgar suas ações; sugerir melhorias na utilização do marketing político e eleitoral dos vereadores do município de SuméPB. Este trabalho de forma metodológica, tratase de um estudo descritivo e de natureza bibliográfica, analisando de forma teórica os principais autores que debatem sobre a temática, sendo considerada ainda como uma pesquisa qualitativa e pode ser classificada como estudo de caso, tendo sido aplicados questionários e realizada entrevistas com os vereadores do município de Sumé, eleitos no ano de 2020. Na presente pesquisa, verificouse que, mesmo entendendo a importância do marketing político e eleitoral em suas carreiras políticas, nas eleições de 2020, a maioria dos nossos entrevistados (08), não tiveram equipes de marketing ou planejamento, o que precisa se ajustar, principalmente nos próximos anos essas ações de marketing serão ainda mais necessárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAnálise sobre a utilização dos instrumentos de marketing político e eleitoral pelos vereadores do município de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2021-10-20-
dc.description.abstractSuccessful campaigns and governments started to use good electoral political marketing strategies over the years, where the use of these tools was able to make politicians achieve better results. This study aims to analyze how councilors elected in 2020, in the municipality of Sumé – Paraíba, use political marketing to publicize the actions of their mandate. And as specific objectives, there are: to differentiate the political marketing from the electoral one, debating the concepts and the form of applicability in the daily life of the mandates and elections of the councilors of SuméPB; demonstrate which are the electoral marketing tools used by Sumese parliamentarians in municipal elections; emphasize which are the official mechanisms that the Legislative Power of the municipality of SuméPB has to publicize its actions; suggest improvements in the use of political and electoral marketing for councilors in the municipality of SuméPB. This work, in a methodological way, is a descriptive and bibliographical study, theoretically analyzing the main authors who debate on the subject, being considered as a qualitative and quantitative research, and can be classified as a case study, Questionnaires were applied and interviews were conducted with councilors in the municipality of Sumé, elected in 2020. In this research, it was found that, even understanding the importance of political and electoral marketing in their political careers, in the 2020 elections, most of our respondents (08) did not have marketing or planning teams, which needs to be adjusted, especially in the next few years, these marketing actions will be even more necessary.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21975-
dc.date.accessioned2021-11-12T18:26:55Z-
dc.date.available2021-11-12-
dc.date.available2021-11-12T18:26:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMarketing políticopt_BR
dc.subjectMarketing eleitoralpt_BR
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectMídias sociais e campanha eleitoralpt_BR
dc.subjectVereadores – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectRedes sociais e eleiçõespt_BR
dc.subjectPolitical marketingpt_BR
dc.subjectElectoral marketingpt_BR
dc.subjectElection campaignpt_BR
dc.subjectSocial media and election campaignpt_BR
dc.subjectCouncilors - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectsocial networks and electionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Rodolfo Cassimiro da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the use of political and electoral marketing instruments by councilors in the municipality of Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Rodolfo Cassimiro da. Análise sobre a utilização dos instrumentos de marketing político e eleitoral pelos vereadores do município de Sumé-PB. 2021. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21975pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODOLFO CASSIMIRO DA SILVA - TCC GESTÃO PÚBLICA 2021.pdfRodolfo Cassimiro da Silva - TCC Gestão Pública 2021.688.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.