Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2199
Title: Comunidade e sociedade informacional: o fenômeno comunitário contemporâneo a partir da comunidade midiática Canção Nova.
Other Titles: Community and information society: the contemporary community phenomenon from the Canção nova media community.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Ronaldo José de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Magnólia Gibson Cabral da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARIZ, Cecília Loreto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Bartolomeu Tito Figueirôa de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ANDRADE, Elizabeth Christina de.
???metadata.dc.contributor.referee4???: GUERRA, Lemuel Dourado.
Keywords: Comunidade Canção Nova;Sociedade Informacional;Comunidade Midiática de Vida no Espírito;Mídia e Religião;Católicos Carismáticos;Movimento Carismático Católico;Renovação Carismática;Televisão e Comunidade Religiosa;Meio Televisivo e Religião;Relações Comunitárias Midiáticas;Ideologia Religiosa;Comunidade e Sociedade;Sociedade e Tecnologia;Midiatização da Sociedade;Religiosidade na Mídia;TV Canção Nova;Media and Religion;Charismatic Catholics;TV Media and Religion;Catholic Charismatic Movement;Communauté de Médias Vivant dans l'Esprit;Mouvement Charismatique Catholique;Télévision et Communauté Religieuse;Religiosité dans les Médias
Issue Date: 9-Dec-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Ronaldo José de. Comunidade e sociedade informacional: o fenômeno comunitário contemporâneo a partir da comunidade midiática Canção Nova. 2010. 283f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2199
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo trata da emergência de um novo tipo de comunidade, a "comunidade midiática de vida no Espírito", sustentada em vínculos de pertença construídos e mantidos midiaticamente. As "comunidades de vida no Espírito" são associações de católicos carismáticos que, normalmente sob a liderança de um fundador ou fundadora, buscam viver a comunhão de bens cujo modelo é a comunidade cristã primitiva. Tomamos como referencial empírico para análise do fenômeno a Comunidade Canção Nova, pois embora territorialmente situada, expande-se. sobretudo por meio da televisão, agregando pessoas que passam a compartilhar de sua ideologia religiosa e desenvolvem "relações comunitárias midiáticas". Conquanto defendam fontes autônomas de conhecimento quase sempre baseadas na tradição, estas comunidades adaptam-se facilmente às demandas da contemporaneidade, não raras vezes lançando mão dos avanços tecnológicos em seu favor e inserindo-se criativamente no contexto cultural da sociedade informacional. A pesquisa mostrou que a Comunidade Midiática Canção Nova restringe apenas parcialmente a autonomia dos indivíduos, criando as condições para que se estabeleça uma relação de equilíbrio entre comunidade e individualidade. Sugerimos que neste novo contexto gerado pelas tecnologias da informação e pela midiatização da sociedade, as comunidades tendem a estar em permanente confronto positivo, obrigando-se umas às outras a refletirem frequentemente cada qual sobre a plausibilidade de seu sistema particular de valores. No seu conjunto, procura-se demonstrar que a reflexividade moderna não destruiu as relações do tipo "comunitárias", e que o fenômeno comunitário contemporâneo é "moderno" na acepção sociológica do termo. Sustentamos ainda que a emergência de comunas culturais não é apenas um novo modo de manter fontes autônomas de conhecimento em oposição ao globalismo homogeneizante, mas também uma tentativa de preservação da conquista da autonomia individual como valor inquestionável da modernidade.
Abstract: The present stud}' highlights the need for a new type of community - "the media community of life in the Holy Spirit" - sustained in communion bonds built and maintained in the media. The "community of life in the Holy Spirit" accounts for associations of charismatic catholic people that, usually under a founder's leadership, aim to achieve joint property whose model is that of primitive Christian community. We took up Comunidade Canção Nova as an empirical reference to analyze the phenomenon that, although territorially situated, has mostly expanded through television network by gathering people who start sharing its religious ideology as well as develop "media community relations." Despite defending autonomous source of knowledge almost always based on tradition, these communities have often adapted to contemporary demands searching for technological advances to their own benefit, creatively engaging in the cultural context of the informational society. The survey showed that the Comunidade Midiática Canção Nova just partially restricts individuals' autonomy providing conditions to establish a balance relation between community and individuality. We assume that communities, in the this new context generated by information technologies and media society, tend to be in permanent positive dispute having one another reflect on the plausibility of their particular system of values. As a whole, our purpose is to demonstrate that modern views have not affected "community" relations, and that the contemporary community phenomenon is sociologically modern. We also ensure that emergence in cultural communes is not only a new way of preserving autonomous source of knowledge contrary to homogenizing globalism, but also an attempt to preserve individual autonomy achievement with real modernity value.
???metadata.dc.description.resume???: Il s'agit dans cette étude , de l'apparition d'un nouveau type de communauté, la "communauté de vie dans l'Esprit", appuyée par des liens d'appartenance construits et maintenues par les médias. Ces "communautés de vie dans l'Esprit" constituent des associations de catholiques de grâce qui, normalement, sous l'orientation d'un fondateur ou fondatrice, cherchent à vivre en communion chrétienne primitive. Nous avons, comme référentiel empirique pour l'analyse du phénomène la Communauté "Canção Nova", malgré le fait d'appartenir à un endroit dans le territoire, elle se répand surtout par la télévision, en assemblant des personnes qui passent à partager la même idéologie religieuse et dévellopent des "relations communautaires médiatiques. Bien qu'elles défendent des sources autonomes de connaissance fondées presque toujours sur la tradition, ces communautés s'adaptent facilement aux demandes de la contemporainété, s'emparant des fois, des progrès technologiques à son profit et avec la créativité dans le contexte culturelle de la société informationnelle. La recherche a fait voir ce que la Communauté Médiatique Canção Nova se restreint à seulement partiellement l'autonomie des individus, créant les conditions à l'établissement d'une relation d'équilibre entre communauté et individualité. Nous suggérons que, dans ce nouveau contexte géré par les technologies de l'information et par la médiatisation de la société les communautés ont la tendance d'être en confront permanent positif les menant, fréquemment, à réfléchir, chacune sur la plausibilité de leur système particulier de valeurs. Dans l'ensemble, on essaye de démontrer que la réfléxivité moderne n'a pas détruit les relations du type« communautaires » et que le phénomène cmmunautaire contemporain est « moderne » dans le sens sociologique du mot. On assure , encore que, l'apparition de communauté culturelle n'est qu'un nouveau moyen et maintem'r des sources autonomes de connaissance en opposition à la globalisation homogène, mais, aussi, une façon de préservation de la conquête de l'autonomie individuelle avec une valeur incontestable de la modernité.
Keywords: Comunidade Canção Nova
Sociedade Informacional
Comunidade Midiática de Vida no Espírito
Mídia e Religião
Católicos Carismáticos
Movimento Carismático Católico
Renovação Carismática
Televisão e Comunidade Religiosa
Meio Televisivo e Religião
Relações Comunitárias Midiáticas
Ideologia Religiosa
Comunidade e Sociedade
Sociedade e Tecnologia
Midiatização da Sociedade
Religiosidade na Mídia
TV Canção Nova
Media and Religion
Charismatic Catholics
TV Media and Religion
Catholic Charismatic Movement
Communauté de Médias Vivant dans l'Esprit
Mouvement Charismatique Catholique
Télévision et Communauté Religieuse
Religiosité dans les Médias
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2199
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RONALDO JOSÉ DE SOUSA - TESE PPGCS CH 2010.pdfRonaldo José de Sousa - Tese PPGCS CH 2010.45.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.