Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21999
Title: Educação ambiental e Covid 19 no âmbito das práticas pedagógicas da Escola Ecológica Alice Jorge da Silva no ensino remoto.
Other Titles: Environmental education and Covid 19 within the scope of pedagogical practices of the Alice Jorge Ecological School da Silva in remote education.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Anuska Virginio de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
Keywords: Educação Ambiental;Covid 19 e ensino;Ensino remoto;Práticas pedagógicas e ensino remoto;Escola Ecológica Municipal Alice Jorge da Silva – Caraúbas - PB;Recurso didático jogo;Espaço rural;História da Educação Ambiental;Corona Vírus no meio rural;Caraúbas – PB – Escola Ecológica;Jogo - recurso didático;Environmental education;Covid 19 and teaching;Remote teaching;Pedagogical practices and remote teaching;Alice Jorge Municipal Ecological School Silva – Caraúbas - PB;Game teaching resource;Rural space;History of Environmental Education;Corona Virus in rural areas;Caraúbas – PB – Ecological School;Game - educational resource
Issue Date: 23-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Anuska Virginio de. Educação ambiental e Covid 19 no âmbito das práticas pedagógicas da Escola Ecológica Alice Jorge da Silva no ensino remoto. 2021. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21999
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho vincula-se ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Áreas das Ciências Humanas e Sociais) no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente tendo em vista os últimos acontecimentos da nossa realidade em relação a pandemia da COVID19, debater sobre a Educação Ambiental e o novo coronavírus na escola tornou-se de grande relevância. Desta forma, a nossa pesquisa teve por objetivo identificar e descrever as atividades realizadas no âmbito da educação ambiental e sua relação com a COVID19 realizada na Escola Ecológica Alice de Jorge da Silva no município de Caraúbas – PB através do ensino remoto, como também, produzir e apresentar um recurso didático que dialogue com a Educação ambiental e a COVID19 no contexto do ensino remoto. Nesta pesquisa utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa, o referido foi desenvolvido por diferentes etapas: a primeira a parte introdutória, a segunda consistiu em identificar o objeto a ser pesquisado, a terceira realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentar os objetivos a serem desenvolvidos, a quarta pautada para coleta de informações e a elaboração do resultado da pesquisa e, por último, a realização da proposta de atividade remota. Verificamos que na escola pesquisada as temáticas de Educação Ambiental e sua relação com a Covid19 estão sendo trabalhadas pelos professores, através do ensino remoto e que, a produção do recurso didático realizada no decorrer da pesquisa pode ser uma possibilidade de compreensão de forma lúdica sobre o Meio ambiente e a Covid19 no espaço rural.
Abstract: This work is linked to the Licentiate Course in Rural Education (Areas of Human and Social Sciences) at the Center for Sustainable Development of the SemiArid of the Federal University of Campina Grande. Currently, considering the latest events in our reality in relation to the COVID19 pandemic, discussing Environmental Education and the new coronavirus in schools has become of great relevance. Thus, our research aimed to identify and describe the activities carried out in the field of environmental education and its relationship with COVID19 held at the Alice Ecological School of Jorge da Silva in Caraúbas PB through remote learning, as well as , produce and present a didactic resource that dialogues with Environmental Education and COVID19 in the context of remote education. In this research, the assumptions of qualitative research were used, the aforementioned was developed in different stages: the first the introductory part, the second consisted of identifying the object to be researched, the third a bibliographic research was carried out to substantiate the objectives to be developed, the fourth guided by the collection of information and the elaboration of the research result and, finally, the realization of the remote activity proposal. We found that in the school studied, the themes of Environmental Education and its relationship with Covid19 are being worked on by teachers, through remote teaching, and that the production of the didactic resource carried out during the research can be a possibility of understanding in a playful way. on the environment and Covid19 in rural areas.
Keywords: Educação Ambiental
Covid 19 e ensino
Ensino remoto
Práticas pedagógicas e ensino remoto
Escola Ecológica Municipal Alice Jorge da Silva – Caraúbas - PB
Recurso didático jogo
Espaço rural
História da Educação Ambiental
Corona Vírus no meio rural
Caraúbas – PB – Escola Ecológica
Jogo - recurso didático
Environmental education
Covid 19 and teaching
Remote teaching
Pedagogical practices and remote teaching
Alice Jorge Municipal Ecological School Silva – Caraúbas - PB
Game teaching resource
Rural space
History of Environmental Education
Corona Virus in rural areas
Caraúbas – PB – Ecological School
Game - educational resource
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21999
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANUSKA VIRGINIO DE BRITO - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO 2021.pdfAnuska Virginio de Brito - TCC Educação do Campo 2021.1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.