Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21999
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, A. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0256624322502195pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.referee2FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.contributor.referee2IDFARIAS, T. J. V.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2021.tccartigo.brito-
dc.description.resumoEste trabalho vincula-se ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Áreas das Ciências Humanas e Sociais) no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente tendo em vista os últimos acontecimentos da nossa realidade em relação a pandemia da COVID19, debater sobre a Educação Ambiental e o novo coronavírus na escola tornou-se de grande relevância. Desta forma, a nossa pesquisa teve por objetivo identificar e descrever as atividades realizadas no âmbito da educação ambiental e sua relação com a COVID19 realizada na Escola Ecológica Alice de Jorge da Silva no município de Caraúbas – PB através do ensino remoto, como também, produzir e apresentar um recurso didático que dialogue com a Educação ambiental e a COVID19 no contexto do ensino remoto. Nesta pesquisa utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa, o referido foi desenvolvido por diferentes etapas: a primeira a parte introdutória, a segunda consistiu em identificar o objeto a ser pesquisado, a terceira realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentar os objetivos a serem desenvolvidos, a quarta pautada para coleta de informações e a elaboração do resultado da pesquisa e, por último, a realização da proposta de atividade remota. Verificamos que na escola pesquisada as temáticas de Educação Ambiental e sua relação com a Covid19 estão sendo trabalhadas pelos professores, através do ensino remoto e que, a produção do recurso didático realizada no decorrer da pesquisa pode ser uma possibilidade de compreensão de forma lúdica sobre o Meio ambiente e a Covid19 no espaço rural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleEducação ambiental e Covid 19 no âmbito das práticas pedagógicas da Escola Ecológica Alice Jorge da Silva no ensino remoto.pt_BR
dc.date.issued2021-09-23-
dc.description.abstractThis work is linked to the Licentiate Course in Rural Education (Areas of Human and Social Sciences) at the Center for Sustainable Development of the SemiArid of the Federal University of Campina Grande. Currently, considering the latest events in our reality in relation to the COVID19 pandemic, discussing Environmental Education and the new coronavirus in schools has become of great relevance. Thus, our research aimed to identify and describe the activities carried out in the field of environmental education and its relationship with COVID19 held at the Alice Ecological School of Jorge da Silva in Caraúbas PB through remote learning, as well as , produce and present a didactic resource that dialogues with Environmental Education and COVID19 in the context of remote education. In this research, the assumptions of qualitative research were used, the aforementioned was developed in different stages: the first the introductory part, the second consisted of identifying the object to be researched, the third a bibliographic research was carried out to substantiate the objectives to be developed, the fourth guided by the collection of information and the elaboration of the research result and, finally, the realization of the remote activity proposal. We found that in the school studied, the themes of Environmental Education and its relationship with Covid19 are being worked on by teachers, through remote teaching, and that the production of the didactic resource carried out during the research can be a possibility of understanding in a playful way. on the environment and Covid19 in rural areas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21999-
dc.date.accessioned2021-11-17T17:32:54Z-
dc.date.available2021-11-17-
dc.date.available2021-11-17T17:32:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectCovid 19 e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas e ensino remotopt_BR
dc.subjectEscola Ecológica Municipal Alice Jorge da Silva – Caraúbas - PBpt_BR
dc.subjectRecurso didático jogopt_BR
dc.subjectEspaço ruralpt_BR
dc.subjectHistória da Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectCorona Vírus no meio ruralpt_BR
dc.subjectCaraúbas – PB – Escola Ecológicapt_BR
dc.subjectJogo - recurso didáticopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectCovid 19 and teachingpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical practices and remote teachingpt_BR
dc.subjectAlice Jorge Municipal Ecological School Silva – Caraúbas - PBpt_BR
dc.subjectGame teaching resourcept_BR
dc.subjectRural spacept_BR
dc.subjectHistory of Environmental Educationpt_BR
dc.subjectCorona Virus in rural areaspt_BR
dc.subjectCaraúbas – PB – Ecological Schoolpt_BR
dc.subjectGame - educational resourcept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Anuska Virginio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and Covid 19 within the scope of pedagogical practices of the Alice Jorge Ecological School da Silva in remote education.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Anuska Virginio de. Educação ambiental e Covid 19 no âmbito das práticas pedagógicas da Escola Ecológica Alice Jorge da Silva no ensino remoto. 2021. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21999pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANUSKA VIRGINIO DE BRITO - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO 2021.pdfAnuska Virginio de Brito - TCC Educação do Campo 2021.1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.