Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22041
Title: Desafios e perspectivas do/a professor/a na educação de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social.
Other Titles: Challenges and perspectives of the teacher in the education of children and adolescents in a context of social vulnerability.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Cristina da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA , Ane Cristiane Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Desafio docente;Perspectiva docente;Prática docente;Ensino fundamental;Ensino fundamental;Vulnerabilidade social;Educação;Problemas sociais;Teaching challenge;Teaching perspective;Teaching practice;Elementary School;Social vulnerability;Education;Social problems
Issue Date: 13-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Cristina da Silva. Desafios e perspectivas do/a professoro/a na educação de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. 2021. 82f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho surgiu em conversas cotidianas, durante a experiência do Programa Residência Pedagógica (RP), no período de 20182020, em que se observou os anseios, receios e as dificuldades vivenciadas pelas professoras que trabalham numa escola situada num bairro em Cajazeiras - PB, em contexto de vulnerabilidade social. Como objetivo principal, buscamos compreender o que é ser professora numa escola da zona sul na cidade de Cajazeiras/PB. E específicos: Verificar os desafios e as perspectivas encontradas pelas professoras que trabalham em escola situada em contexto de vulnerabilidade social da cidade de Cajazeiras – PB; Identificar os possíveis fatores externos à escola que influenciam no desenvolvimento integral dos/as educandos/as; Analisar de que maneira a formação docente interfere no processo de desenvolvimento integral dos/as educandos/as em escola situada na zona sul da cidade de Cajazeiras – PB. A pesquisa consistiu na participação de quatro professores/as de uma escola da rede municipal de Cajazeiras/PB, localizada na zona sul. Para a coleta de dados utilizamos dos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Teste de Associação Livre de Palavras e entrevista semiestruturada. Os dados da análise revelaram que ser professora em escola na zona sul de CajazeirasPB é, principalmente, um desafio, visto a influência dos fatores externos ao cotidiano escolar, tais como a violência doméstica, trabalho infantil, adultização infantil, drogas, abandono familiar e migração escolar, em que esses elementos ocasionam dificuldades na concretização do processo de ensino aprendizagem e, consequentemente, no exercício da docência, todavia, mantenham a perspectiva de melhoria nas condições educativas/trabalhistas para os/as alunos/as e para si mesmas.
Abstract: This work emerged in everyday conversations, during the experience of the Pedagogical Residency Program (RP), in the period 20182020, in which the anxieties, fears and difficulties experienced by teachers who work in a school located in a neighborhood in Cajazeiras - PB, in context of social vulnerability. As a main objective, we seek to understand what it is to be a teacher in a school in the south of the city of Cajazeiras/PB. And specific: Check the challenges and perspectives found by teachers who work in a school located in a context of social vulnerability in the city of Cajazeiras - PB; Identify possible factors external to the school that influence the integral development of students; Analyze how does teacher education interfere in the process of integral development of students in a school located in the south of the city of Cajazeiras – PB. The research consisted of the participation of four teachers from a municipal school in Cajazeiras/PB, located in the south. For data collection we used the following instruments: sociodemographic questionnaire, Free Word Association Test and semi-structured interview. The analysis data revealed that being a teacher in a school in the south of CajazeirasPB is mainly a challenge, given the influence of factors external to daily school life, such as domestic violence, child labor, child adultization, drugs, family abandonment and migration school, in which these elements cause difficulties in the implementation of the teaching-learning process and, consequently, in the exercise of teaching, however, maintain the perspective of improvement in educational/working conditions for students and for themselves.
Keywords: Desafio docente
Perspectiva docente
Prática docente
Ensino fundamental
Ensino fundamental
Vulnerabilidade social
Educação
Problemas sociais
Teaching challenge
Teaching perspective
Teaching practice
Elementary School
Social vulnerability
Education
Social problems
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22041
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTINA DA SILVA GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfCristina da Silva Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2021.1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.