Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, E. A.-
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema “A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado”. O estágio supervisionado proporciona para o aluno do curso de pedagogia, a partir do que é observado em sala de aula e das práticas desenvolvidas durante esta etapa por meio da intervenção um leque de conhecimentos teórico-práticos, importante para a formação acadêmica e profissional. Considerando a importância do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem buscou-se discutir a temática em epígrafe traçando como objetivo geral refletir como a ludicidade é trabalhada no desenvolvimento da aprendizagem das crianças da educação infantil. E como objetivos específicos, discutir a temática a partir das produções que abordam o tema; compreender a importância da ludicidade como prática pedagógica na educação infantil; explanar sobre o lúdico na sala de aula a partir das vivências do estágio supervisionado na educação infantil e, por fim, identificar as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. Quanto aos meios utilizados para a realização do trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa e de caráter descritivo, tomando-se por como base uma revisão literária e informações a partir do relatório do estágio supervisionado na educação infantil realizado na creche. Tendo como aportes teóricos Severino (2007), Moyles (2002), Kishimoto (2011), Galvão (1995) e outros, bem como algumas leis como a LDB (1996), CF (1988) e a CLT (2008). Os resultados obtidos nesse trabalho se configuram com um maior aprendizado a partir das leituras teóricas de uma revisão do relatório de estágio que proporcionou compreender melhor a relação que se estabelece entre a educação infantil e as atividades lúdicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.pt_BR
dc.contributor.advisor1ILatteshttp://lattes.cnpq.br/6839150263503872-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.description.abstractThe present work has the theme "Playfulness as a pedagogical practice in early childhood education and learning development techniques: an immersion from the supervised internship". The supervised internship provides the student of the pedagogy course, based on what is observed in the classroom and the practices developed during this stage through intervention, a range of theoretical and practical knowledge, important for academic and professional training. Considering the importance of playfulness in the development of learning, we sought to discuss the theme above, with the general objective of reflecting how playfulness is worked on in the development of children's learning in early childhood education. And as specific objectives, discuss the theme from the productions that address the theme; understand the importance of playfulness as a pedagogical practice in early childhood education; explaining the playfulness in the classroom from the experiences of the supervised internship in early childhood education and, finally, identifying the pedagogical practices used in the classroom. As for the means used to carry out the work, we opted for a qualitative and descriptive approach, based on a literary review and information based on the report of the supervised internship in early childhood education carried out at the daycare center. With theoretical contributions Severino (2007), Moyles (2002), Kishimoto (2011), Galvão (1995) and others, as well as some laws such as LDB (1996), CF (1988) and CLT (2008). The results obtained in this work are configured with a greater learning from the theoretical readings of a review of the internship report that provided a better understanding of the relationship established between early childhood education and recreational activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22043-
dc.date.accessioned2021-11-19T12:40:54Z-
dc.date.available2021-11-19-
dc.date.available2021-11-19T12:40:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectplayfulnesspt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subjectKidspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Ana Paula de Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlayfulness as a pedagogical practice in early childhood education and learning development techniques: an immersion from the supervised internship.pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Ana Paula de Andrade. A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA DE ANDRADE DINIZ. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfAna Paula de Andrade Diniz. Monografia Pedagogia.2021.527.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.