Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22044
Title: A importância do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores de pedagogia-CFP-UFCG: vivências e perspectivas.
Other Titles: The importance of the Pedagogical Residency Program for the training of teachers of pedagogy-CFP-UFCG: experiences and perspectives.
???metadata.dc.creator???: BRAGA, Francisca Nayane Dias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Projeto Residência Pedagógica;Formação inicial de professores;Formação de professores;Formação docente;Experiências;Prática docente;Pedagogical Residence Project;Initial teacher training;Teacher training;Experiences;Teaching practice
Issue Date: 12-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRAGA, Francisca Nayane Dias. A importância do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores de pedagogia-CFP-UFCG: vivências e perspectivas. 2021. 77f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo surge pela necessidade de analisar os impactos do Programa Residência Pedagógico na formação inicial de professores/as que atuaram junto ao programa. A motivação surgiu a partir das vivências enquanto aluna residente das observações realizadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma Escola do Município de Cajazeiras, que está situada em um bairro vulnerável pouco assistido, com índices de violência e desigualdade socioeconômica. E em paralelo a essa realidade tem se um quadro de insucesso escolar, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, apresentando consideráveis dificuldades de leitura e escrita, assim como a falta de interesse e permanência na instituição. Tem como objetivo geral, evidenciar a importância do Programa Residência Pedagógica na Formação de professores do Curso de Pedagogia CFPUFCG. Logo os objetivos específicos são: Analisar as dificuldades e conquistas da carreira docente através de experiências práticas vivenciadas no PRP pelos acadêmicos da licenciatura em Pedagogia; Entender a contribuição da imersão dos acadêmicos de Pedagogia através do PRP para a prática docente, Promover uma reflexão sobre a própria prática, a partir das experiências vivenciadas nas ações desenvolvidas no PRP. Os métodos da pesquisa se constituíram através da observação das salas de aulas e entrevistas com as professoras das turmas.Os resultados através da coleta de dados foram satisfatórios, percebeu se a interação os alunos assim como participação se elevaram, além disso, o PRP auxiliou na formação dos residentes, construindo o futuro profissional, podendo compreender as diversas realidades e particularidades, o programa possibilitou conhecimentos, desenvolvimento e valorização.
Abstract: This study arises from the need to analyze the impacts of the Pedagogical Residency Program on the initial training of teachers who worked with the program. The motivation arose from the experiences as a resident student of the observations made in the Pedagogical Residency Program (PRP) in a school in the city of Cajazeiras, which is located in a vulnerable neighborhood with little assistance, with rates of violence and socioeconomic inequality. And in parallel to this reality, there is a picture of school failure, with students in the final years of elementary school, presenting considerable difficulties in reading and writing, as well as a lack of interest and permanence in the institution. Its general objective is to highlight the importance of the Pedagogical Residency Program in the training of teachers in the CFPUFCG Pedagogy Course. Therefore, the specific objectives are: To analyze the difficulties and achievements of the teaching career through practical experiences lived in the PRP by undergraduate students in Pedagogy; Understand the contribution of the immersion of Pedagogy students through PRP to teaching practice, Promote a reflection on the practice itself, based on the experiences lived in the actions developed in the PRP. The research methods were constituted through the observation of the classrooms and interviews with the teachers of the classes. The results through the data collection were satisfactory, it was noticed if the interaction of the students as well as the participation increased, in addition, the PRP helped in the training of residents, building the professional future, being able to understand the different realities and particularities, the program enabled knowledge, development and appreciation.
Keywords: Projeto Residência Pedagógica
Formação inicial de professores
Formação de professores
Formação docente
Experiências
Prática docente
Pedagogical Residence Project
Initial teacher training
Teacher training
Experiences
Teaching practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22044
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA NAYANE DIAS BRAGA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfFrancisca Nayane Dias Braga. Monografia Pedagogia. CFP 2021.508.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.