Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22046
Title: Uma análise sobre o cyberbullying no ambiente escolar.
Other Titles: An analysis of cyberbullying in the school environment.
???metadata.dc.creator???: PARNAÍBA FILHO, Francisco Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
Keywords: Cyberbullying;Bullying;Escola;Teses e dissertações;BDTD;Nordeste;Redes sociais;Violência escolar;School;Theses and dissertations;North East;Social networks;school violence
Issue Date: 24-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PARNAÍBA FILHO, Francisco Ferreira. Uma análise sobre cyberbullying no ambiente escolar. 2021. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda a temática sobre o Cyberbullying no ambiente escolar. Assim, como o Bullying, o Cyberbullying vem sendo manifestado de forma recorrente no contexto escolar e na vida dos alunos que são vítimas de comportamentos agressivos e intencionais de forma repetidas. Para compreender o papel da escola frente a esse novo fenômeno e as novas tecnologias que se proliferam em todos os lugares entre eles no ambiente escolar e suas consequências. O objetivo do trabalho foi analisar a prática do cyberbullying em redes sociais e como está sendo pesquisado nos programas de pós­graduação em Educação da região nordeste do Brasil. Para fundamentação desta pesquisa busca por meio de referências bibliográficas e pesquisa documental analisa o conceito e as causas, quem são as vítimas e agressores. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a abordagem qualitativa, como técnica de coletada de dados se optou por uma pesquisa documental. Assim, foram coletados dados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, foram selecionados os três trabalhos com a temática: Cyberbullying, produzidos em universidades da região nordeste. O Cyberbullying se tornou um problema social e que está arraigado no ambiente escolar e prejudica não só os agressores, mas, todos que estão envolvidos provocando consequências para toda vida. à responsabilidade pelo enfrentamento do Cyberbullying, os trabalhos deram ênfase à atuação da escola e da família. As ações de enfrentamento e as propostas tiveram caráter informativo, educativo.
Abstract: This work will address the issue of Cyberbullying in the school environment. Thus, like Bullying, Cyberbullying has been manifested on a recurring basis in the school context and in the lives of students who are victims of repeated aggressive and intentional behaviors. To understand the role of the school in the face of this new phenomenon and the new technologies that proliferate everywhere among them in the school environment and its consequences. The objective of the work was to analyze the practice of cyberbullying in social networks and how it is being researched in postgraduate programs in Education in the northeastern region of Brazil. To support this research, he searched through bibliographic references and documentary research to analyze the concept and the causes, who are the victims and aggressors. The research has a qualitative and documentary character. The research was developed following the qualitative approach, as a data collection technique, a documental research was chosen. Thus, data were collected in the Digital Library of Theses and Dissertations, the three works with the theme were selected: Cyberbullying, produced in universities in the northeast region. Cyberbullying has become a social problem that is ingrained in the school environment and harms not only aggressors, but everyone involved, causing consequences for life. to the responsibility for facing Cyberbullying, the works emphasized the performance of the school and the family. The coping actions and the proposals were informative, educational.
Keywords: Cyberbullying
Bullying
Escola
Teses e dissertações
BDTD
Nordeste
Redes sociais
Violência escolar
School
Theses and dissertations
North East
Social networks
school violence
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22046
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO FERREIRA PARNAÍBA FILHO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfFrancisco Ferreira Parnaíba Filho. Monografia Pedagogia. CFP 2021.403.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.