Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/3021482192977577pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesGUIDOTTI, Viviane.pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a temática sobre o Cyberbullying no ambiente escolar. Assim, como o Bullying, o Cyberbullying vem sendo manifestado de forma recorrente no contexto escolar e na vida dos alunos que são vítimas de comportamentos agressivos e intencionais de forma repetidas. Para compreender o papel da escola frente a esse novo fenômeno e as novas tecnologias que se proliferam em todos os lugares entre eles no ambiente escolar e suas consequências. O objetivo do trabalho foi analisar a prática do cyberbullying em redes sociais e como está sendo pesquisado nos programas de pós­graduação em Educação da região nordeste do Brasil. Para fundamentação desta pesquisa busca por meio de referências bibliográficas e pesquisa documental analisa o conceito e as causas, quem são as vítimas e agressores. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a abordagem qualitativa, como técnica de coletada de dados se optou por uma pesquisa documental. Assim, foram coletados dados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, foram selecionados os três trabalhos com a temática: Cyberbullying, produzidos em universidades da região nordeste. O Cyberbullying se tornou um problema social e que está arraigado no ambiente escolar e prejudica não só os agressores, mas, todos que estão envolvidos provocando consequências para toda vida. à responsabilidade pelo enfrentamento do Cyberbullying, os trabalhos deram ênfase à atuação da escola e da família. As ações de enfrentamento e as propostas tiveram caráter informativo, educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleUma análise sobre o cyberbullying no ambiente escolar.pt_BR
dc.date.issued2021-05-24-
dc.description.abstractThis work will address the issue of Cyberbullying in the school environment. Thus, like Bullying, Cyberbullying has been manifested on a recurring basis in the school context and in the lives of students who are victims of repeated aggressive and intentional behaviors. To understand the role of the school in the face of this new phenomenon and the new technologies that proliferate everywhere among them in the school environment and its consequences. The objective of the work was to analyze the practice of cyberbullying in social networks and how it is being researched in postgraduate programs in Education in the northeastern region of Brazil. To support this research, he searched through bibliographic references and documentary research to analyze the concept and the causes, who are the victims and aggressors. The research has a qualitative and documentary character. The research was developed following the qualitative approach, as a data collection technique, a documental research was chosen. Thus, data were collected in the Digital Library of Theses and Dissertations, the three works with the theme were selected: Cyberbullying, produced in universities in the northeast region. Cyberbullying has become a social problem that is ingrained in the school environment and harms not only aggressors, but everyone involved, causing consequences for life. to the responsibility for facing Cyberbullying, the works emphasized the performance of the school and the family. The coping actions and the proposals were informative, educational.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22046-
dc.date.accessioned2021-11-19T13:04:37Z-
dc.date.available2021-11-19-
dc.date.available2021-11-19T13:04:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCyberbullyingpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTeses e dissertaçõespt_BR
dc.subjectBDTDpt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTheses and dissertationspt_BR
dc.subjectNorth Eastpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectschool violencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPARNAÍBA FILHO, Francisco Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of cyberbullying in the school environment.pt_BR
dc.identifier.citationPARNAÍBA FILHO, Francisco Ferreira. Uma análise sobre cyberbullying no ambiente escolar. 2021. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO FERREIRA PARNAÍBA FILHO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfFrancisco Ferreira Parnaíba Filho. Monografia Pedagogia. CFP 2021.403.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.