Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22047
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/8204212821462886pt_BR
dc.creator.LattesSILVA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/7748176565683643pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesCORRÊA, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jordânia Quirino de Souza e.-
dc.contributor.referee2JÚNIOR, Geraldo Venceslau de Lima.-
dc.description.resumoA contação de histórias é uma prática relevante para a aquisição da leitura e de conhecimentos diversos, utilizando-se para isso, da ludicidade. Essa pesquisa buscou analisar , na literatura cientifica, as propostas que versam sobre limitações e possibilidades de trabalhos com a cotação de histórias, na modalidade bilíngue, em classes com surdos e ouvintes matriculados em turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Para isso, utilizamos como aporte teórico autores que tratam da educação inclusiva e Literatura Surda, dentre outros. Assim, a pesquisa configura-se como qualitativa de caráter exploratório, caracterizada como uma revisão sistemática da literatura. A análise foi feita por meio do estudo das três dissertações que versam sobre a temática escolhida, a contação de histórias, e que se enquadraram no critério de pesquisa. Posteriormente, foram elaborada as seções Educação Infantil, Ensino Fundamental. Em cada um desses pontos foram analisados: 1) delineamentos sobre as histórias, a contação e os contadores; 2) o ambiente para as contações de histórias; 3) as estratégias utilizadas na contação e trabalho com o texto. Após caracterizados os textos, discutimos sobre: Aproximações e diferenciações sobre o processo de contação de histórias nas dissertações apresentadas; Materiais didáticos utilizados para a contação; Participação de outros educadores na contação: professor do AEE e o TIL; contribuição da contação de histórias para a participação e aprendizado dos estudantes surdos; Ensino de Libras e Língua Portuguesa. Por meio dos resultados obtidos nesta pesquisa, constatamos que a contação de históia proporciona o desenvolvimento da compreensão leitora, bem, como a aquisição em Libras, de alunos surdos e dos demais estudantes que são ouvintes. Contudo, para isso, é necessários, que o docente tenha conhecimentos que favoreçam a seleção do texto, os recursos humanos e materiais necessários, selecione adequadamente o espaço da contação e busque parcerias para a mediação da contação de histórias (como o Tratudor Intérprete da Libras, professores surdos e/ou o docente do Atendimento Educacional Especializado). Entendemos ainda, que as atividades elencadas precisam ser planejadas de maneira inclusiva, de modo a favorecer o aprendizado de todos os estudantes, inserindo a Libras e a Língua Portuguesa na contação e nas atividades mediadas pelos textos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.title A contação de histórias na perspectiva bilíngue para aquisição de leitura em libras pelo surdo: análises de dissertações no contexto brasileiro.pt_BR
dc.date.issued2021-05-13-
dc.description.abstractStorytelling is a relevant practice for the acquisition of reading and diverse knowledge, using playfulness for this. This research sought to analyze, in the scientific literature, the proposals that deal with limitations and possibilities of work with storytelling, in bilingual modality, in classes with deaf and listeners enrolled in Kindergarten and Elementary School classes. For this, we used as a theoretical contribution authors who deal with inclusive education and Deaf Literature, among others. Thus, the research is configured as qualitative with an exploratory character, characterized as a systematic review of the literature. The analysis was done through the study of the three dissertations that deal with the chosen theme, storytelling, and that fit the search criteria. Subsequently, the sections Child Education, Elementary Education were elaborated. In each of these points, the following were analyzed: 1) outlines about the stories, the story and the accountants; 2) the environment for storytelling; 3) the strategies used in counting and working with the text. After characterizing the texts, we discussed about: Approximations and differentiations about the storytelling process in the presented dissertations; Teaching materials used for counting; Participation of other educators in the counting: AEE and TIL teacher; Contribution of storytelling to the participation and learning of deaf students; Teaching Libras and Portuguese Language. Through the results obtained in this research, we found that storytelling provides the development of reading comprehension, as well as the acquisition in Libras, of deaf students and other students who are listeners. However, for this, it is necessary for the teacher to have knowledge that favors the selection of the text, the necessary human and material resources, properly select the space for the story and seek partnerships for mediation of storytelling (such as the Libras Interpreter Translator, deaf teachers and / or the teacher of Specialized Educational Services). We also understand that the listed activities need to be planned in an inclusive way, in order to favor the learning of all students, inserting Libras and the Portuguese language in the counting and in the activities mediated by the texts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22047-
dc.date.accessioned2021-11-19T13:29:00Z-
dc.date.available2021-11-19-
dc.date.available2021-11-19T13:29:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subject Leiturapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subject Educação inclusivapt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectdeafpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectpoundspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDeaf Literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Iara Bezerra da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStorytelling in a bilingual perspective for the acquisition of reading in pounds by the deaf: analysis of dissertations in the Brazilian context.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Iara Bezerra da. A contação de Histórias na perspectiva bilíngue para aquisição de leitura em libras pelo surdo: análise de dissertação no contexto brasileiro. 2021. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IARA BEZERRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfIara Bezerra da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2021.451.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.