Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22048
Title: Contribuições das relações entre família e escola para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Other Titles: Contributions of the relationships between family and school to the teaching and learning processes in early childhood education.
???metadata.dc.creator???: CORDEIRO, Geilma dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEZARIO, Danilo de Sousa.
Keywords: Educação infantil;Escola;Família;Aprendizagem;Criança;Educação;Relação família-escola;Child education;School;Family;Learning;Kid;Education;Family-school relationship
Issue Date: 14-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CORDEIRO, Geilma dos Santos. Contribuições das relações entre família e escola para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2021. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O convívio familiar na infância permite que a criança se familiarize com a sociedade em que vive e adquira inúmeras aprendizagens antes mesmo de adentrar na escola de Educação Infantil, sendo esta a primeira instituição colaborativa para a formação integral do sujeito e sua personalidade. A escola surge como segunda instituição formativa que promove aprendizagem e socializa a criança. O presente estudo abordou o tema da relação família e escola, tendo como objetivo geral analisar as contribuições da Relação entre Família e Escola para os processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil em uma escola da cidade de SousaPB. Por isso, a relação entre a família e a escola deve pautarse na parceria, amizade e reciprocidade, ambas se complementando em prol da formação integral da criança. Para tanto, foram utilizadas fontes bibliográficas de alguns estudiosos como: Ariès (2006), Heywood (2004), Siqueira (2017), Andrade (2010), Miranda (1985) e Silva e Kaulfuss (2017), leis e documentos que embasam as discussões acerca do tema abordado. Neste sentido, o caminho metodológico adotado foi o da pesquisa de natureza qualitativa e de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo dois sujeitos: uma professora da sala regular e uma mãe da escola. Os resultados obtidos mostraram que a escola, em conjunto com os professores, busca atuar concomitantemente com a família para o bom desenvolvimento da criança em sua integralidade, contudo, ainda existem alguns impecilios que impossibilitam a ampla participação da família no contexto educacional da criança. A adoção de metodologias interativas que facilitem a aprendizagem e viabilizem o desenvolvimento dos alunos durante o ensino remoto favorecem as relações entre os pais, os docentes e a escola, além de fortalecer a relação entre os mesmos e as possibilidades de formação das crianças.
Abstract: Family life in childhood allows the child to become familiar with the society in which they live and acquire countless learnings even before entering the Kindergarten School, which is the first collaborative institution for the integral formation of the subject and his/her personality. The school emerges as the second educational institution that promotes learning and socializes children. This study addressed the theme of the relationship between family and school, with the general objective of analyzing the contributions of the Relationship between Family and School for the Teaching and Learning processes in Early Childhood Education in a school in the city of SousaPB. Therefore, the relationship between the family and the school must be based on partnership, friendship and reciprocity, both of which complement each other in favor of the child's integral education. For this purpose, bibliographical sources of some scholars were used, such as: Ariès (2006), Heywood (2004), Siqueira (2017), Andrade (2010), Miranda (1985) and Silva and Kaulfuss (2017), laws and documents that support the discussions on the topic addressed. In this sense, the methodological path adopted was that of qualitative and field research. Data collection took place through semi-structured interviews, involving two subjects: a teacher from the regular classroom and a mother from the school. The results obtained showed that the school, together with the teachers, seeks to act concurrently with the family for the good development of the child in its entirety, however, there are still some obstacles that prevent the broad participation of the family in the child's educational context. The adoption of interactive methodologies that facilitate learning and facilitate the development of students during remote education favors the relationships between parents, teachers and the school, in addition to strengthening the relationship between them and the possibilities of training the children.
Keywords: Educação infantil
Escola
Família
Aprendizagem
Criança
Educação
Relação família-escola
Child education
School
Family
Learning
Kid
Education
Family-school relationship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22048
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEILMA DOS SANTOS CORDEIRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfGeilma dos Santos Cordeiro. Monografia Pedagogia. CFP 2021. 550.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.