Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22086
Title: A avaliação no processo de aprendizagem nos aos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Marizópolis-PB.
Other Titles: The assessment in the learning process in the initial years of elementary school in a municipal school in Marizópolis-PB.
???metadata.dc.creator???: MARQUES, Francilene Rodrigues da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
Keywords: Avaliação;Aprendizagem;Ensino fundamental;Anos iniciais;Práticas educativas;Avaliação da aprendizagem;Avaliação educacional;Evaluation;Learning;Elementary School;early years;educational practices;learning assessment;educational assessment
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARQUES, Francilene Rodrigues da Silva. A avaliação no processo de aprendizagem nos aos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Marizópolis-PB. 2021. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como tema Avaliação da aprendizagem, surgiu durante os estudos da disciplina Avaliação educacional realizada no 5° período do curso de pedagogia ministrado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no ano 2018. Diante da importância que imerge em torno deste estudo, surgiu o seguinte problema de pesquisa: Como as práticas avaliativas interfere de forma direta na aprendizagem do aluno do ensino fundamental ? O objetivo geral foi: Investigar quais as implicações da avaliação nos primeiros anos do ensino fundamental para o processo de aprendizagem dos educandos(as). E os objetivos específicos foi: Analisar as percepções de professores(as) acerca das suas práticas avaliativas e implicações no aprendizado do(a) educandos(a). Identificar as perspectivas da avaliação dos(as) professores investigado no contexto histórico e educacional; Refletir sobre os tipos e processos avaliativos aplicados pelo(as) professores(as) investigados; A fundamentação teórica terá como base os seguintes autores(as): Belloni (2000); Hoffmann (1993,1995,2009 e 2001); Luckesi (1997 e 2018); Saul (1995) e Vasconcellos (2003). A construção da pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa ( LÜDKE; ANDRÉ, 1986), teve como instrumentos de coleta de dados: a análise de projeto Político pedagógico (PPP), que nos proporcionou pesquisar mais a fundo os critérios avaliativos adotados pela instituição de ensino, além do PPP, utilizamos a aplicação de um questionário com oito questões abertas que possibilitou conhecer e analisar, pontos específicos de cada um dos colaboradores da pesquisa sobre objetivo de estudo. A análise de conteúdo fora realizada seguindo os princípios de categorização, fundamentados em Bardin (2016). A partir da análise dos questionários, podemos compreender que a obtenção do sucesso nos resultados dessa pesquisa, se tornaram valiosos,não apenas para os professores pesquisados, mas para todos os envolvidos no processo educacional dessa escola, de maneira que os objetivos que foram alcançados apontaram alternativas para que ambos refletissem sobre as práticas ofertadas em sala de aula.
Abstract: The theme of this research is Learning Assessment, which emerged during studies of the Educational Assessment discipline carried out in the 5th period of the pedagogy course taught at the Federal University of Campina Grande (UFCG) in 2018. Given the importance that surrounds this study, the following research problem arose: How do evaluation practices directly interfere in the learning of elementary school students? The general objective was: To investigate the implications of assessment in the first years of elementary school for the students' learning process. And the specific objectives were: To analyze the perceptions of teachers about their assessment practices and implications for student learning. Identify the perspectives of the evaluation of teachers investigated in the historical and educational context; Reflect on the types and evaluation processes applied by the investigated teachers; The theoretical foundation will be based on the following authors: Belloni (2000); Hoffmann (1993, 1995, 2009, and 2001); Luckesi (1997 and 2018); Saul (1995) and Vasconcellos (2003). The construction of the research took place through a qualitative approach ( LÜDKE; ANDRÉ, 1986), had as data collection instruments: the Pedagogical Policy Project Analysis (PPP), which allowed us to further research the evaluative criteria adopted by the educational institution, in addition to the PPP, we used a questionnaire with eight open questions that allowed us to know and analyze specific points of each of the research collaborators about the study objective. Content analysis was carried out following the categorization principles, based on Bardin (2016). From the analysis of the questionnaires, we can understand that the achievement of success in the results of this research, became valuable, not only for the teachers surveyed, but for everyone involved in the educational process of this school, so that the goals that were achieved indicated alternatives for both to reflect on the practices offered in the classroom.
Keywords: Avaliação
Aprendizagem
Ensino fundamental
Anos iniciais
Práticas educativas
Avaliação da aprendizagem
Avaliação educacional
Evaluation
Learning
Elementary School
early years
educational practices
learning assessment
educational assessment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22086
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCILENE RODRIGUES DA SILVA MARQUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfFrancilene Rodrigues da Silva Marques. Monografia Pedagogia. CFP 2021.21.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.