Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCASTRO, C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5424686423089092pt_BR
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz.-
dc.contributor.advisor1IDALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7585947992338412pt_BR
dc.contributor.referee1VILLELA, Wilza Vieira.-
dc.contributor.referee2MENEZES, Marilda Aparecida de.-
dc.description.resumoA investigação desenvolvida ao longo deste trabalho trata de apresentar uma análise sobre as concepções do masculino e do feminino, a partir das histórias de vida das mães, pais, professoras, professores, meninos e meninas, entrevistados nos sítios Salgadinho e Curralinho - PB. As informações colhidas e analisadas têm a importante função de verificar o papel da mulher e do homem na sociedade. Aqui pensamos em observar mais diretamente a educação familiar e escolar, para detectarmos sua contribuição na constituição dos sujeitos masculinos e femininos na sociedade. Abordaremos, de múltiplas formas, o gênero e a sexualidade para verificar como as relações no ambiente familiar e escolar se configuram como continuadoras ou desmistificadoras das desigualdades de gênero, a partir das subjetivações que meninos e meninas apreendem nessas relações. A análise mostra a cumplicidade de homens e mulheres em reforçar estereótipos e padrões de masculinidade e feminilidade existentes na sociedade. De fato, o modo de tratar meninos e meninas apresenta descontinuidades e continuidades nos modelos e valores calcadas no que é próprio do homem e da mulher.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleFazendo gênero: reprodução/desconstrução das relações de gênero na educação familiar e escolar (estudo de caso nos sítios Salgadinho e Curralinho).pt_BR
dc.date.issued1999-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2209-
dc.date.accessioned2018-11-17T13:52:12Z-
dc.date.available2018-11-17-
dc.date.available2018-11-17T13:52:12Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRelações de Gêneropt_BR
dc.subjectConcepções de Masculino e Femininopt_BR
dc.subjectMasculino e Femininopt_BR
dc.subjectSítio Salgadinho - PBpt_BR
dc.subjectSítio Curralinho - PBpt_BR
dc.subjectPapel da Mulher na Sociedadept_BR
dc.subjectPapel do Homem na Sociedadept_BR
dc.subjectSexualidade e Gêneropt_BR
dc.subjectGênero e Sexualidadespt_BR
dc.subjectEstereótipos de Masculinidadept_BR
dc.subjectEstereótipos de Feminilidadept_BR
dc.subjectRelations de Genrept_BR
dc.subjectConceptions du Masculin et du Fémininpt_BR
dc.subjectRôle des Femmes dans la Sociétépt_BR
dc.subjectRôle de l'Homme dans la Sociétépt_BR
dc.subjectStéréotypes de Masculinitépt_BR
dc.subjectStéréotypes de la Féminitépt_BR
dc.subjectStereotypes of Femininitypt_BR
dc.subjectStereotypes of Masculinitypt_BR
dc.subjectConceptions of Masculine and Femininept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCASTRO, Célia de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMaking gender: reproduction / deconstruction of gender relations in family and school education (Case study in the Salgadinho and Curralinho sites).pt_BR
dc.title.alternativeMaking gender: reproduction / déconstruction des relations de genre dans l'éducation familiale et scolaire (étude de cas sur les sites de Salgadinho et Curralinho).pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCASTRO, Célia de. Fazendo gênero: reprodução/desconstrução das relações de gênero na educação familiar e escolar (estudo de caso nos sítios Salgadinho e Curralinho). 1999. 176f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1999.pt_BR
dc.description.resumeLa recherche fait au long de ce travail a pour but de présenter une analyse des conceptions du masculin et du féminin, à partir dtiistoires de vie de mères, pères, instituteurs et institutrices, garçons et filies, interrogés dans les hameaux de Salgadinho et Curralinho, en Paraíba. Les informations recueillies et analysées ont Timportante fonction de vérifier le role de la femme et de lliomme dans la societé. Nous avons voulu ici observer plus directement l'education familiale et scolaire pour détecter leur contribution à la constitution des sujets masculins et féminins dans la societé. Nour aborderons, de diverses manières, le genre et la sexualité pour vérifier comment les relations dans lámbiance familiale et scolaire perpétuent ou au contraire démystifient les inégalités de genres, à partir de 1'appréhention subjetive que les garçons et les filies acquièrent dans ces relations. L'analyse montre la complicité des hommes et des femmes à renforcer les stéréotypes et patrons de maculinité et feminité existants dans la societé. De fait, la manièrede traiter garçons et filies presente, au niveau des modeles et valeurs, des discontinuités et continuités qui marquent profondément ce qui est le propre de lTiomme et de la femme.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÉLIA DE CASTRO - DISSERTAÇÃO PPGCS 1999..pdfCélia de Castro - Dissertação PPGCS 1999.13.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.