Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2209
Title: Fazendo gênero: reprodução/desconstrução das relações de gênero na educação familiar e escolar (estudo de caso nos sítios Salgadinho e Curralinho).
Other Titles: Making gender: reproduction / deconstruction of gender relations in family and school education (Case study in the Salgadinho and Curralinho sites).
Making gender: reproduction / déconstruction des relations de genre dans l'éducation familiale et scolaire (étude de cas sur les sites de Salgadinho et Curralinho).
???metadata.dc.creator???: CASTRO, Célia de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VILLELA, Wilza Vieira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MENEZES, Marilda Aparecida de.
Keywords: Relações de Gênero;Concepções de Masculino e Feminino;Masculino e Feminino;Sítio Salgadinho - PB;Sítio Curralinho - PB;Papel da Mulher na Sociedade;Papel do Homem na Sociedade;Sexualidade e Gênero;Gênero e Sexualidades;Estereótipos de Masculinidade;Estereótipos de Feminilidade;Relations de Genre;Conceptions du Masculin et du Féminin;Rôle des Femmes dans la Société;Rôle de l'Homme dans la Société;Stéréotypes de Masculinité;Stéréotypes de la Féminité;Stereotypes of Femininity;Stereotypes of Masculinity;Conceptions of Masculine and Feminine
Issue Date: Mar-1999
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CASTRO, Célia de. Fazendo gênero: reprodução/desconstrução das relações de gênero na educação familiar e escolar (estudo de caso nos sítios Salgadinho e Curralinho). 1999. 176f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2209
???metadata.dc.description.resumo???: A investigação desenvolvida ao longo deste trabalho trata de apresentar uma análise sobre as concepções do masculino e do feminino, a partir das histórias de vida das mães, pais, professoras, professores, meninos e meninas, entrevistados nos sítios Salgadinho e Curralinho - PB. As informações colhidas e analisadas têm a importante função de verificar o papel da mulher e do homem na sociedade. Aqui pensamos em observar mais diretamente a educação familiar e escolar, para detectarmos sua contribuição na constituição dos sujeitos masculinos e femininos na sociedade. Abordaremos, de múltiplas formas, o gênero e a sexualidade para verificar como as relações no ambiente familiar e escolar se configuram como continuadoras ou desmistificadoras das desigualdades de gênero, a partir das subjetivações que meninos e meninas apreendem nessas relações. A análise mostra a cumplicidade de homens e mulheres em reforçar estereótipos e padrões de masculinidade e feminilidade existentes na sociedade. De fato, o modo de tratar meninos e meninas apresenta descontinuidades e continuidades nos modelos e valores calcadas no que é próprio do homem e da mulher.
???metadata.dc.description.resume???: La recherche fait au long de ce travail a pour but de présenter une analyse des conceptions du masculin et du féminin, à partir dtiistoires de vie de mères, pères, instituteurs et institutrices, garçons et filies, interrogés dans les hameaux de Salgadinho et Curralinho, en Paraíba. Les informations recueillies et analysées ont Timportante fonction de vérifier le role de la femme et de lliomme dans la societé. Nous avons voulu ici observer plus directement l'education familiale et scolaire pour détecter leur contribution à la constitution des sujets masculins et féminins dans la societé. Nour aborderons, de diverses manières, le genre et la sexualité pour vérifier comment les relations dans lámbiance familiale et scolaire perpétuent ou au contraire démystifient les inégalités de genres, à partir de 1'appréhention subjetive que les garçons et les filies acquièrent dans ces relations. L'analyse montre la complicité des hommes et des femmes à renforcer les stéréotypes et patrons de maculinité et feminité existants dans la societé. De fait, la manièrede traiter garçons et filies presente, au niveau des modeles et valeurs, des discontinuités et continuités qui marquent profondément ce qui est le propre de lTiomme et de la femme.
Keywords: Relações de Gênero
Concepções de Masculino e Feminino
Masculino e Feminino
Sítio Salgadinho - PB
Sítio Curralinho - PB
Papel da Mulher na Sociedade
Papel do Homem na Sociedade
Sexualidade e Gênero
Gênero e Sexualidades
Estereótipos de Masculinidade
Estereótipos de Feminilidade
Relations de Genre
Conceptions du Masculin et du Féminin
Rôle des Femmes dans la Société
Rôle de l'Homme dans la Société
Stéréotypes de Masculinité
Stéréotypes de la Féminité
Stereotypes of Femininity
Stereotypes of Masculinity
Conceptions of Masculine and Feminine
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2209
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÉLIA DE CASTRO - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 1999.pdfCélia de Castro - Dissertação PPGCS CH 1999.14.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.