Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22114
Title: Quando o desenho ganha vida: o Combo Studio e a criação da primeira digital influencer animada da história (2015/2021).
Other Titles: When design comes to life: Combo Studio and the creation of the first animated digital influencer in history (2015/2021).
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Emillayne Evely dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CEBALLOS, Rodrigo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMILO, Janaina Valeria Pinto.
Keywords: Animação digital brasileira;Animação digital - história;Indústria do entretenimento;Combo Studio;Any Malu;Influenciadora digital;Desenho digital;Animação cinematográfica;Animação;Brazilian digital animation;Digital animation - history;Entertainment industry;Studio Combo;Digital influencer;Design;Cinematic animation;Animation;Animação audiovisual brasileira;Estúdio de animação;Animação cinematográfica
Issue Date: 13-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Emillayne Evely dos. Quando o desenho ganha vida: o Combo Studio e a criação da primeira digital influencer animada da história (2015/2021). 2021. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia foi desenvolvida com o intuito de investigar o domínio da animação audiovisual brasileira. Especificamente, no tocante ao estúdio de animação chamado Combo Studio e sua obra criativa “Any Malu”. O objetivo é analisar o percurso evolutivo da animação cinematográfica desde as técnicas de desenho no papel ao desenvolvimento da primeira influenciadora digital pelo Combo Studio. Primeiramente, levanta-se um panorama histórico geral da animação cinematográfica até a sua chegada no cinema brasileiro, atentando-se ao progresso técnico e estético bem como à criação de órgãos de apoio e fomento para o ramo. Em seguida, elabora-se uma discussão em torno das possibilidades e desafios do mercado de animação brasileiro, e é traçada a trajetória de formação do Combo Studio. Por fim, discute-se a relação entre os artistas e a tecnologia digital, e analisa-se duas propostas de programas animados ligados à famosa personagem do Combo Studio: Any Malu Show e O (Sur)real Mundo de Any Malu. As fontes utilizadas nesta pesquisa consistem em dados coletados de entrevistas concedidas e disponibilizadas em canais do YouTube, websites e em declarações expostas nas respectivas páginas das redes sociais do estúdio, o que estabelece, concomitantemente, o recorte temporal (2015-2021). O trabalho visa contribuir para a ampliação do debate acerca da produção nacional de animação. Especialmente, na área da historiografia, tendo em vista a escassez de pesquisas sobre o tema.
Abstract: This monograph was developed with the intent of investigating the domain of Brazilian audiovisual animation. Specifically, regarding the animation studio called Combo Studio and its creative design “Any Malu”. The objective is to analyze the evolutionary path of cinematographic animation from the techniques of drawing on paper to the development of the first digital influencer by Combo Studio. Firstly, a general historical overview of cinematographic animation until its arrival in Brazilian cinema is raised, paying attention to technical and aesthetic progress, as well as to the creation of support and development agencies for the field. Then, a discussion about the possibilities and challenges of the Brazilian animation market is elaborated, and the trajectory of formation of Combo Studio is traced. Finally, the relationship between artists and digital technology is discussed, and two proposals for animated programs linked to the famous Combo Studio character are analyzed: Any Malu Show e O (Sur)real Mundo de Any Malu. The sources used in this research consist of data collected from interviews granted and made available on YouTube channels, websites and statements exposed on the respective pages of the studio's social networks, which simultaneously establishes the time frame (2015-2021). This paper aims to contribute to the expansion of the debate about national animation production. Especially in the field of historiography, given the scarcity of research on the subject.
Keywords: Animação digital brasileira
Animação digital - história
Indústria do entretenimento
Combo Studio
Any Malu
Influenciadora digital
Desenho digital
Animação cinematográfica
Animação
Brazilian digital animation
Digital animation - history
Entertainment industry
Studio Combo
Digital influencer
Design
Cinematic animation
Animation
Animação audiovisual brasileira
Estúdio de animação
Animação cinematográfica
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22114
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMILLAYNE EVELY DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2021.pdfEmillayne Evely dos Santos. TCC. Licenciatura em História. 2021.46.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.