Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22130
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, P. H. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1NEY, Osmando Formiga.-
dc.contributor.advisor1IDNEY, O. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7789096130899675pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho desenvolve uma análise acerca dos impactos da pandemia de covid-19 na garantia do direito humano à educação de crianças e adolescentes, tendo por finalidade a proteção dos interesses do público em idade escolar obrigatória, objetivando a redução dos impactos causados pela suspensão das aulas presenciais. No cenário brasileiro, é constante a dificuldade de garantir o acesso à educação, principalmente para a população hipossuficiente, que historicamente por diversos fatores sociais foram impedidos de frequentar o ensino básico. Em um cenário de crise sanitária e econômica essa situação se agravou, gerando inclusive novos impactos nos campos pedagógico e social, afetando diretamente o acesso à educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica. Tendo em vista tal problemática, o presente estudo enseja dar visibilidade a esta situação educacional, especialmente para esses grupos marginalizados, chamando a atenção do judiciário e da administração pública. O estudo pretendido neste trabalho possui como método de abordagem o hipotético-dedutivo, em que inicia-se com um problema, passando pela formulação de uma hipótese e desenvolve-se por meio do raciocínio dedutivo. Para o procedimento, usou-se o método histórico, pois a pesquisa fora construída sob uma perspectiva histórica, acompanhando a evolução do objeto pesquisado. O procedimento técnico empregado é bibliográfico, fazendo-se o uso de documentos, artigos científicos, livros e websites. O trabalho compreende três capítulos, dos quais o primeiro analisa os aspectos históricos do direito humano à educação e sua evolução nas legislações brasileiras. O segundo capítulo disserta sobre o direito à educação especificamente para crianças e adolescentes, assim como suas características. O terceiro capítulo retrata os impactos decorrentes da crise sanitária e socioeconômica decorrente da pandemia de covid-19, dividindo estes em impactos diretos e impactos indiretos. Assim, em análise as pesquisas e um estudo aprofundado sobre a situação educacional de crianças e adolescentes no contexto da pandemia de covid-19, conclui-se que existe uma ineficácia na garantia do direito à educação para o grupo em idade escolar obrigatória , sendo necessário, portanto, a atenção do legislador e da administração pública a fim de dar proteção para este grupo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
dc.titleOs impactos da pandemia de Covid-19 no direito humano à educação de crianças e adolescentes.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThis paper develops an analysis of the impacts of the covid-19 pandemic on guaranteeing the human right to education of children and adolescents, with the purpose of protecting the interests of the public of compulsory school age, aiming to reduce the impacts caused by the suspension of classroom lessons. In the Brazilian scenario, there is a constant difficulty in ensuring access to education, especially for the low-sufficient population, who historically have been prevented from attending basic education due to various social factors. In a scenario of sanitary and economic crisis, this situation has worsened, even generating new impacts in the pedagogical and social fields, directly affecting the access to education of children and adolescents in a situation of economic vulnerability. In view of this problem, this study aims to give visibility to this educational situation, especially for these marginalized groups, drawing the attention of the judiciary and public administration. The study intended in this work has as a method of approach the hypothetical-deductive approach, in which it starts with a problem, going through the formulation of a hypothesis and is developed through deductive reasoning. For the procedure, the historical method was used, as the research was constructed under a historical perspective, following the evolution of the researched object. The technical procedure used is bibliographic, making use of documents, scientific articles, books and websites. The work comprises three chapters, the first of which analyzes the historical aspects of the human right to education and its evolution in Brazilian legislation. The second chapter discusses the right to education specifically for children and adolescents, as well as its characteristics. The third chapter portrays the impacts resulting from the sanitary and socioeconomic crisis resulting from the covid-19 pandemic, dividing these into direct impacts and indirect impacts. Thus, analyzing the researches and an in-depth study on the educational situation of children and adolescents in the context of the covid-19 pandemic, it is concluded that there is an ineffectiveness in guaranteeing the right to education for the group of compulsory school age, being necessary , therefore, the attention of the legislator and the public administration in order to give protection to this group.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22130-
dc.date.accessioned2021-11-25T11:51:55Z-
dc.date.available2021-11-25-
dc.date.available2021-11-25T11:51:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDireito a educaçãopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectImpactos da pandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectCrise sanitária e socioeconômicapt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectImpacts of COVID19 pandemicpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectHealth crisis and socioeconomic statuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Paulo Henrique Oliveira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe impacts of the Covid-19 pandemic on the human right to education of children and adolescents.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Paulo Henrique Oliveira de. Os impactos da pandemia de covid-19 no direito humano à educação de crianças e adolescentes. 2021. 55fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB - Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO HENRIQUE OLIVEIRA DE LIMA.pdfPaulo Henrique Oliveira de Lima - TCC Direito 2021374.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.