Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22167
Title: Ambientes digitais e ensino de gramática: uma seqüência didática com WEBGINCANA.
Other Titles: Digital environments and grammar teaching: a didactic sequence with WEBGINCANA.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Alcilene Rodrigues da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Ensino de gramática;Educação básica;Tecnologia na educação;Webgincana de gramática;Sequência didática;grammar teaching;basic education;technology in education;Grammar Web Gymkhana;Following teaching
Issue Date: 4-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Alcilene Rodrigues da. Ambientes digitais e ensino de gramática: uma seqüência didática com WEBGINCANA. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O auxílio das tecnologias na educação é de grande valia para que possamos tornar as aulas de língua portuguesa mais atraentes e interativas para nossos discentes, principalmente no que diz respeito aos estudos gramaticais que é o nosso foco. Pensando nisso, esta pesquisa apresenta como objetivo propor um trabalho com a gramática da língua portuguesa por meio de uma webgincana em sala de aula da Educação Básica. Para atingi-lo, discorremos sobre o estudo da gramática da língua portuguesa na Educação Básica em diálogo com os documentos norteadores do ensino; discutimos sobre o uso das tecnologias aplicadas à educação; e elaboramos uma Sequência Didática com o trabalho da gramática da língua portuguesa por meio de uma webgincana aplicável à Educação Básica. Para isso, nos baseamos nos estudos sobre língua, linguagem e gramática de Travaglia (2009) e Antunes (2007); sobre a prática das tecnologias da informação e comunicação e seu uso na educação básica, para Braga (2013), Silva (2003), Mercado (1999) e Fardo (2013). E para apoiar a elaboração da Sequência Didática, nos baseamos nas orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O caminho metodológico percorrido foi o da pesquisa bibliográfica, qualitativa e aplicada. Como resultado, temos uma proposta de Sequência Didática que orienta o trabalho com a análise linguística na educação básica.
Abstract: The help of technologies in education is of great value for us to make Portuguese language classes more attractive and interactive for our students, especially with regard to grammatical studies, which is our focus. With this in mind, this research aims to propose a work with the grammar of the Portuguese language through a web gymkhana in the Basic Education classroom. To achieve it, we discuss the study of the grammar of the Portuguese language in Basic Education in dialogue with the documents that guide teaching; we discussed the use of technologies applied to education; and we elaborated a Didactic Sequence with the work of the grammar of the Portuguese language through a web gymkhana applicable to Basic Education. For this, we base ourselves on studies on language, language and grammar by Travaglia (2009) and Antunes (2007); on the practice of information and communication technologies and their use in basic education, for Braga (2013), Silva (2003), Mercado (1999) and Fardo (2013). And to support the elaboration of the Didactic Sequence, we based ourselves on the guidelines of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The methodological path taken was that of bibliographical, qualitative and applied research. As a result, we have a proposal for a Didactic Sequence that guides the work with linguistic analysis in basic education.
Keywords: Ensino de gramática
Educação básica
Tecnologia na educação
Webgincana de gramática
Sequência didática
grammar teaching
basic education
technology in education
Grammar Web Gymkhana
Following teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22167
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALCILENE RODRIGUES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2021.pdfAlcilene Rodrigues da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021.434.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.